segunda-feira, 8 de junho de 2009

LEGISLATIVO DE PORTO ALEGRE -E NOTÍCIA: Comando Ambiental da BM recebe reconhecimento

Nas comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, a Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu, nesta sexta-feira (5/6), o Diploma de Honra ao Mérito ao Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM). A homenagem foi proposta pelo vereador Beto Moesch (PP) e contou com a presença de diversos militares e autoridades ambientais, entre eles o subcomandante da Brigada Militar (BM), coronel Lauro Binsfeld, que estiveram presentes ao Plenário Otávio Rocha para a solenidade.

Moesch ressaltou a importância de mostrar que a proteção ao meio ambiente não é apenas para deixá-lo intacto, mas torná-lo economicamente sustentável. "Não podemos pensar apenas em fiscalização e punição", disse. "Temos que ter também a educação ambiental e diversos outros instrumentos para que tenhamos o verdadeiro desenvolvimento sustentável." O vereador lembrou que a sociedade tem que educar crianças, "mas também os adultos, porque eles também têm que aprender a proteger o meio ambiente".

Sobre o Comando Ambiental, Moesch destacou que muitas instituições poderiam ser homenageadas, "mas outros movimentos que preservam o ambiente também devem se sentir homenageados, pois sempre estão ao lado da CABM em diversas ações". O vereador informou que há no Estado uma atribuição expressa em forma de Lei que determina à Brigada Militar atuação como polícia ostensiva e de apoio aos órgãos ambientais e entidades ecológicas. "Meio ambiente não é assunto só de órgãos ambientais, mas de toda a sociedade. Por isso, a Câmara de vereadores é importante para a preservação de morros, arroios e parques, sempre em conjunto com o CABM", alertou.

O comandante do CABM, tenente-coronel Eduardo Passos Mereb, agradeceu a homenagem e disse que o órgão se aperfeiçoou tecnicamente em cursos e universidades, "mas não para exibir diplomas, e sim para servir à comunidade. Quem é homenageado hoje não é o Comando Ambiental, mas os homens e mulheres que fizeram a atividade de proteção ambiental. Não só a polícia, mas organizações não-governamentais e pessoas como o vereador Beto Moesch", agradeceu.

Segundo Mereb, houve avanços na questão ambiental porque "não brigamos por posições, mas sim por resultados". Contou que o CABM tem diversas parcerias com órgãos administrativos e educacionais, como a Pucrs, e destacou que a BM buscará a melhora dos serviços no que diz respeito à polícia de proteção ambiental no Rio Grande do Sul.

A Sessão Solene foi presidida pelo vereador Carlos Todeschini (PT) e contou também com a participação dos vereadores João Pancinha (PMDB), Dr. Raul (PMDB), Valter Nagelstein (PMDB), João Carlos Nedel (PP) e Toni Proença (PPS).

Palestra

Antes da Sessão Solene, o comandante do CABM fez uma palestra sobre as atividades relacionadas ao órgão junto à sociedade gaúcha e sua abrangência. Segundo o tenente coronel Mereb, toda a atividade desenvolvida na Capital tem influência muito grande no meio ambiente. "Por isso a BM criou este comando. Temos que pensar nas gerações futuras. Para os descendentes que não vamos conhecer", esclareceu. Moreb afirmou que a Brigada preparou a corporação "para uma efetiva proteção ao ambiente do nosso Estado.

O subcomandante da Brigada Militar, coronel Lauro Binsfeld, elogiou a Câmara por se preocupar com as questões ambientais. "Temos que trabalhar para proporcionar condições melhores para as próximas gerações", disse ele ao colocar a BM à disposição para os cuidados ambientais que a cidade necessite.

Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM)
Entre as atividades do Batalhão de Polícia Ambiental da Brigada Militar do Rio Grande do Sul está a fiscalização florestal, da fauna, da mineração, da poluição do solo, do ar e das águas, do transporte e do armazenamento de produtos perigosos, dos licenciamentos ambientais, bem como a fiscalização e a proteção das unidades de conservação e a educação ambiental.O órgão atua em conjunto com entidades governamentais das unidades federadas e com ONGs, que, muitas vezes, só conseguem realizar trabalhos em parceria com o Comando e seus batalhões. As companhias do CABM possuem representantes em conselhos, comitês e juntas que se relacionam com a questão do meio ambiente, tais como o Conselho Estadual do Meio Ambiente, o Projeto Pró-Mata Atlântica e os Comitês das Bacias Hidrográficas.
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)

Leia mais sobre este e outros temas... http://www2.camarapoa.rs.gov.br
----------------------------------------------------------
CÂMARA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
ASSESSORIA DE IMPRENSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada