sábado, 1 de agosto de 2009

CÂMARA DE UBERLÂNDIA É NOTÍCIA GAB. DO VEREADOR WILLIAM ALVORADA:Neste final de semana, o vereador William Alvorada estará nos seguintes locais:

Agenda do vereador William Alvorada

Neste final de semana, o vereador William Alvorada estará nos seguintes locais:

Dia 1º/08 – Sábado

No período da manhã comparecerá à Agencia Central dos Correios, localizado à Av. Getúlio Vargas, 299 Centro, para o lançamento do selo em comemoração aos 90 anos do ex-governador Rondon Pacheco, como um dos representantes da Câmara Municipal.

Leia mais...

CÂMARA DE FLORIANÓPOLIS GAB. DO VEREADOR MÁRCIO DE SOUZA: Educação, Cultura, Obras no sul da Ilha



Plano Municipal de Educação em discussão

Em três audiências públicas, a partir de agosto, a Câmara de Vereadores pretende dar celeridade na apreciação e aprovação do Plano Municipal de Educação, que tramita desde o ano passado. O compromisso foi assumido pelo presidente em exercício da Câmara, vereador Márcio de Souza, ao receber o secretário Municipal da Educação, professor Rodolfo Pinto da Luz, que fez um apelo para que o projeto do Executivo seja apreciado e tenha uma decisão, o mais rápido possível.


Leia mais...

CÂMARA DE BOTUCATU É NOTÍCIA: Oswaldo pede afixação de placas informativas no Hospital Municipal e unidades básicas de saúde

O vereador Oswaldo Nogueira (DEM) protocolou projeto de lei em que propõe a afixação, no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de placas indicativas de atendimento com a inscrição “Este hospital é 100% SUS. O Funcionamento ocorre pelo financiamento do seu imposto”.

Leia mais...

CÂMARA DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ É NOTÍCIA: Presidente do Legislativo recebe honraria



O Presidente da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, Moacir Schmidt, recebeu o Diploma de Amigo da Polícia Civil. A honraria é um reconhecimento para personalidades que se destacam no incentivo ao desenvolvimento da instituição. A homenagem foi conferida na manhã desta quinta-feira, dia 30 de Julho, durante a entrega de 12 viaturas para a Polícia Civil, na delegacia regional de Balneário Camboriú com a presença de autoridades civis e militares, dos Vereadores de Balneário e região e do Vice-Governador Leonel Pavan.

Fernando Carnevalli
Assessoria de Imprensa da Câmara

30/07/2009, 15h58

CÂMARA DE BLUMENAU GAB. DO VEREADOR NAPOLEÃO BERNARDES: NAPOLEÃO: DESTAQUE PARA A UNIMED


No pronunciamento desta quinta-feira, o vereador Napoleão Bernardes destacou o reconhecimento da Unimed pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para Napoleão, a cooperativa é exemplo de boas práticas que orgulham os blumenauenses: "A Unimed gera um valor importante para a cidade por praticar o valor do cooperativismo. Além disso, traz em seu cerne valores importantes, como a responsabilidade comunitária e social". O parlamentar acrescentou que a Unimed também é reconhecida nos anuários de recursos humanos como um dos melhores lugares para se trabalhar no país.

Leia mais...

GOVERNO DE SERGIPE - SEED É NOTÍCIA: Gincana educacional e ecológica movimenta o Sergipe de Todos


Gincana educacional e ecológica movimenta o Sergipe de Todos
A SEED, em parceria com o Instituto OI Futuro e as Secretarias de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e de Comunicação (Secom), promoveu a Gincana Sócio-Ambiental, Educacional e Técnico-Informacional, durante o Sergipe de Todos. Participaram das disputas a Escola Estadual Nossa Senhora Santana, o Colégio Estadual Leandro Maciel e as Escolas Municipais João Machado Rollemberg, João Camilo Lima e Antônio Rosa.

Leia mais...

CÂMARA DOS DEPUTADOS É NOTÍCIA: Agenda da semana, A previsão de cobertura jornalística só estará disponível na Agenda do Dia

A previsão de cobertura jornalística só estará disponível na Agenda do Dia.


Terça-feira (4)

14h30
Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural
Audiência pública para esclarecimentos sobre os projetos de assentamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário/Incra sobre conflitos agrários no País e, especialmente, no Pará.
Foram convidados o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel; e o presidente do Incra, Rolf Hackbard.
Plenário 6

Leia mais...

sexta-feira, 31 de julho de 2009

CÂMARA DE AMERICANA É NOTÍCIA: Odair Dias participa de reunião da Comissão Metropolitana de Viracopos


O vereador Odair Dias (PV) participou nesta quinta-feira (30) da segunda reunião da Comissão Metropolitana de Viracopos, na Câmara Municipal de Valinhos. Odair foi convidado pelo presidente da comissão, vereador Bruno Ganem (PV-Indaiatuba), para ser o representante de Americana no grupo que conta com outros dezoito vereadores das cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), além da cidade de Salto. Também participou do encontro o deputado estadual Camilo Gava (PV), da cidade de Assis.


Leia mais...

CÂMARA DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ É NOTÍCIA: Câmara abre licitação para aquisição de móveis


A Comissão Permanente de Licitação da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú realiza no dia 10 de Agosto às 14h00, na sede do Legislativo, a reunião de recebimento e abertura das documentações e propostas para aquisição de móveis para as dependências da Câmara Municipal de Vereadores. A aquisição dos móveis visa o melhor atendimento ao público, uma vez que toda a mobília ainda é do antigo prédio da Câmara, na Rua 2000 e não atende a estrutura da nova sede.

Leia mais...

CÂMARA DE ARARAS ÉNOTÍCIA: Gripe A: Câmara adota medidas preventivas




Araras, 31 de julho de 2009

Ref: 192/09

O aumento dos casos de gripe A H1N1 no estado e no país levou a Câmara Municipal de Araras a adotar medidas preventivas. As ações envolvem hábitos dos funcionários e das pessoas que frequentam a Casa em busca do contato com algum vereador ou outros serviços.


Leia mais...

CÂMARA DE BRUSQUE É NOTÍCIA: Câmara irá realizar sessão solene para concessão de Títulos de Cidadãos Honorários

Como parte da programação alusiva às comemorações dos 149 anos do Município, a Câmara Municipal de Brusque, realiza no dia 06 de agosto, quinta-feira, uma Sessão Solene para a concessão de Títulos de Cidadãos Honorários.

Leia mais...

CÂMARA DE BOTUCATU É NOTÍCIA: ORDEM DO DIA SESSÃO ORDINÁRIA DE 03 DE AGOSTO DE 2009 - AS 20:00HORAS

01) PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 035/2009 – de iniciativa do Prefeito Municipal – que dispõe sobre a isenção do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis por Ato Oneroso "inter vivos" (ITBI) e Imposto sobre a Prestação de Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).
(Isentar do ITBI e do ISSQN os beneficiários e as empresas responsáveis pela construção dos empreendimentos vinculados ao programa Minha Casa Minha Vida)

Discussão e Votação Únicas
Quorum: Maioria Absoluta

Leia mais...

CÂMARA DE UBERLÂNDIA GAB. DO VEREADOR WILLIAM ALVORADA: atividades do Vereador William Alvorada

Agenda do Vereador William Alvorada

O vereador William Alvorada, nesta quarta feira, dia 29/07 participou do evento da assinatura por parte do Prefeito Odelmo Leão, da doação de uma área para a Polícia Federal, que será utilizado para ampliar a atual sede, abrigando outros setores, atividades diversas e estacionamento.

Leia mais...

CÂMARA DE BLUMENAU É NOTÍCIA: NAPOLEÃO DEFENDE A "MARCA" BLUMENAU


Na tarde desta terça-feira, o vereador pelo vereador NAPOLEÃO BERNARDES (PSDB) defendeu a marca de Blumenau e da história de empreendedores e trabalhadores blumenauenses. Napoleão apontou os vencedores da 15ª edição da premiação Top of Mind e se mostrou inconformado com os resultados que apontam as cidades que se destacaram em diversos setores.

Leia mais...

CÂMARA DE JOINVILE É NOTÍCIA: Odir Nunes continua questionando as ações do Executivo Municipal

Executando umas das funções do parlamentar legislativo, o vereador Odir Nunes (DEM), protocolizou mais oito pedidos de informação durante a semana. O pedido de informação para a administração pública direta e indireta, questiona a total de horas-extras e valores realizados pelo órgão, no período de 02/01/09 a 01/07/09, total de horas por órgãos nos últimos 06 meses e valores, total de horas por mês de cada órgão e valores, e quais os nomes dos servidores, total de horas mês por servidor, nome do órgão em que é lotado e valor recebido mês a mês, também neste período.
Os demais pedidos abordaram indagações sobre a construção da pinguela do Marcelino, levantamento sobre as ações dos grupos de mulheres rurais, abrigo da polícia militar localizado ao lado do shopping Muller, andamento da pesquisa sobre o combate aos maruins.

Oricelma Dutka

Jornalista
Assessora de Imprensa

Contatos: (47)8426 4779

oricelma@gmail.com

quinta-feira, 30 de julho de 2009

CÂMARA DE JUIZ DE FORA GAB. DO VEREADOR JOSÉ LAERTE: Sancionada lei antifumo em Juiz de Fora

Dentro de 60 dias entra em vigor em Juiz de Fora a nova lei antifumo de autoria do vereador José Laerte (PSDB). A Lei 11.813 (texto em anexo) foi sancionada pelo prefeito Custódio Matos na última quarta-feira, 29 de julho. A cidade passa, agora, a ser uma das pioneiras em Minas Gerais a banir o cigarro em ambientes de uso coletivo.

Leia mais...

GOVERNO DE SERGIPE É NOTÍCIA: Governo inicia prevenção da Gripe A nas escolas públicas




O secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, juntamente com o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, se reunirá, na sexta-feira, 31, às 9h, no Centro Profissionalizante José Figueiredo Barreto, com diretores de aproximadamente 170 escolas de Aracaju e Grande Aracaju, para debater sobre a prevenção ao vírus da Gripe A (H1N1). Estará presente também uma equipe de técnicos da Saúde, que dará instruções sobre os cuidados para evitar a proliferação da doença nas escolas da rede estadual de ensino.

Leia mais...

CÂMARA DE FLORIANÓPOLIS É NOTÍCIA: Senadora Ideli Salvatti faz visita ao presidente da Câmara,


O presidente em exercício da Câmara de Vereadores, Márcio de Souza (PT), recebeu na manhã de hoje (30/07), visita da senadora Ideli Salvatti. Além destacar as boas relações do Legislativo florianopolitano com o Senado, Ideli elogiou e parabenizou a as várias ações empreendidas por seus vereadores e dirigentes, como as que se referem às propostas de emenda à Constituição (PEC) 47, que altera os valores dos repasses para as câmara e que aumenta o numero de veradores.

Durante o encontro, Ideli e Márcio receberam os professores Sérgio Uda e Márcia Fuentes, do Instituto Federal de Santa Catarina, que apresentaram a idéia de se criar no Estado um centro federal de referência de estudos meteorológicos, voltado para fenômenos extremos. Ideli prometeu que fará gestões no Senado para que projeto no gênero seja viabilizado.

Remo: Martinelli comemora 94 anos com almoço neste sábado

O Clube Náutico Francisco Martinelli comemora seus 94 anos de atividades com um almoço para autoridades, imprensa e convidados, neste sábado, a partir das 11 horas, no Parque Náutico Walter Lange, sediado entre as pontes Hercilio Luz e Colombo Salles. Durante o evento será prestada uma homenagem ao ex-diretor Saulo Soares, falecido recentemente. Também serão batizados os barcos “Saulo Soares” e “Dário Elias Berger”. Na área do complexo náutico estarão expostos, neste sábado, os nove barcos construídos no clube durante a gestão do atual presidente, Evandro Freitas de Melo, que está no segundo mandato.


Colaboração voluntária de Raul Sartori

Fone 9911-1819

CÂMARA DE FLORIANÓPOLIS GAB. DO VEREADOR MÁRCIO DE SOUZA: Iniciação científica para alunos cotistas, Revitalização do Parque Náutico Walter Lange


Movimento negro

A Coordenadoria de Iniciação Científica recebeu bolsas do CNPQ parar atender alunos de Ações Afirmativas. Se você é um desses alunos e deseja concorrer, envie um e-mail para nelichoc@yahoo.com.br, enviando os seguintes dados: nome completo, CPF, RG, nome completo de seu orientador, nome e número do BANPESQ do projeto ao qual está vinculado.

As informações devem ser enviadas até o dia 29/07, quando será feita uma seleção dos alunos e posterior contato para implementação das bolsas.

Esporte

O presidente em exercício da Câmara de Vereadores de Florianópolis, vereador Márcio de Souza, recebeu uma delegação de representantes da Federação Catarinense de Remo, para tratar da revitalização e legalização do Parque Náutico Walter Lange, no aterro da Baía Sul, embaixo das Pontes Colombo Salles e Pedro Ivo, onde estão instaladas a sede de duas agremiações de Remo da Capital e a da Federação Catarinense.

Os atletas e dirigentes reclamaram que, principalmente à noite, no local, é praticado o ato de prostituição e de uso de drogas. “Florianópolis tem uma história com o Remo. Temos Clubes importantes como o Aldo Luz, o Martinelli e o Riachuelo, os quais, em épocas passadas, eram motivo de orgulho e de vitórias para a nossa Capital”, disse Márcio de Souza. No encontro, também estava o atleta Anderson Nocetti, conhecido como Macarrão, que participou das últimas Olimpíadas em Pequim, na China.

Márcio de Souza se comprometeu com os representantes da Federação Catarinense de Remo em fazer contato com o Patrimônio da União, para verificar a situação da posse da área e fazer o pedido de uma provável transferência da mesma para a Prefeitura. O segundo compromisso, assumido pelo vereador, foi entrar em contato com o Ministro dos Esportes, Orlando Silva, para reivindicar o apoio necessário para o desenvolvimento da modalidade do Remo em Santa Catarina, com incentivos federais. “Acredito que, com a revitalização daquela área e o maior incremento em torno desse esporte, poderemos criar um atrativo a mais para os nossos jovens”, completou Márcio de Souza.

CÂMARA FEDERAL É NOTÍCIA: Prazo de filiação partidária pode ser reduzido para seis meses


Tramita na Câmara o Projeto de Lei 5238/09, do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que reduz para seis meses antes do pleito o prazo de filiação partidária e de obtenção do domicílio eleitoral. A proposta altera a Lei das Eleições (9.504/97).

Leia mais...

SÃO PAULO É NOTÍCIA: Secretaria de Saúde confirma mais quatro mortes por gripe suína em São Paulo

A Secretaria de Saúde de São Paulo confirmou na última sexta-feira, dia 24, a morte de mais quatro pessoas em decorrência da influenza A (H1N1) - gripe suína. Com isso, o número de mortos no estado subiu para 16. Segundo a secretaria, duas mortes ocorreram na capital e duas na região de Campinas, no interior paulista.

Leia mais...

BOTUCATU É NOTÍCIA: Ciclo de Audiências Públicas para discutir PPA e LDO terminou nesta quarta-feira


Na tarde desta quarta-feira, dia 29, foi realizada na Câmara Municipal, a segunda audiência pública para debater questões relativas aos projetos que tratam do Plano Plurianual para o quadriênio 2010/2013 e das Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2010.

Leia mais...

quarta-feira, 29 de julho de 2009

CÂMARA DO RIO DE JANEIRO É NOTÍCIA: Vereadora participa de audiência pública promovida pelo CREA...

A presidente da Comissão Especial do Plano Diretor na Câmara Municipal, vereadora Aspásia Camargo (PV), participou nesta quarta-feira, 22 de julho, de uma audiência pública sobre o Plano Diretor na sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro.

FLORIANÓPOLIS É NOTÍCIA: Nasce em Florianópolis campanha nacional para Redução do número de deputados Federais


O presidente em exercício da Câmara de Vereadores de Florianópolis, Márcio de Souza (PT), lança nesta sexta-feira (31/07), às 10 horas, no Senadinho, no centro da Capital catarinense, a primeira campanha no país destinada ao recolhimento de assinaturas de apoio à proposta de emenda à Constituição (PEC) 208/2008 do falecido deputado Clodovil Hernandes, para reduzir o número de deputados federal dos atuais 513 para 250. A PEC, que atualmente se encontra em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, conseguiu a assinatura de 279 parlamentares (o mínimo para ser admitida é de 172) quando foi apresentada, no primeiro semestre do ano passado.

Leia mais...

SERGIPE É NOTÍCIA: SEED comemora centenário de Arthur Bispo do Rosário


A Secretaria de Estado da Educação, através do Departamento de Educação (DED), inicia na próxima segunda-feira, 3, o Projeto Ações Arte-Educativas, tendo como foco a vida e obra do artista sergipano Arthur Bispo do Rosário, em celebração ao centenário do seu nascimento. Serão desenvolvidas diversas palestras sobre o artista e apresentações do espetáculo "Senhor dos Labirintos", do Grupo Imbuaça, que percorrerá 10 escolas da rede estadual.

Leia mais...

CÂMARA DOS DEPUTADOS É NOTÍCIAS: Validade de eleição pode ser vinculada ao número de eleitores



Beltrão: só há garantia de representativi- dade política em
uma democracia quando a maioria dos eleitores vota.
A Câmara analisa o Projeto de Lei 5180/09, do deputado Joaquim Beltrão (PMDB-AL), que condiciona a validade de uma eleição ao comparecimento às urnas de pelo menos metade dos eleitores registrados.

Segundo a proposta, a Justiça Eleitoral deverá providenciar novas eleições em um prazo de 20 a 40 dias, caso um pleito seja anulado por falta de eleitores. O projeto acrescenta a medida à Lei das Eleições (9.504/97).

Leia mais...

LEGISLATIVO DE ARARAS É NOTÍCIA: Saema presta esclarecimentos sobre obras do aterro


Araras, 29 de julho de 2009

Ref: 190/09

Os vereadores que integram a Comissão Temporária de Assunto Relevante, com foco nas obras do aterro sanitário do município, reuniram-se na manhã desta quarta-feira (29) para ouvirem da diretoria do Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município) explicações sobre as obras que estão sendo realizadas no local.

Leia mais...

VEREADOR JOSÉ GABRIEL, SOLICITA CONTINUIDADE NO DE VIOLÃO DA SANTA LUZIA


Alunos da Oficina de Violão da Santa Luzia pedem continuidade das aulas. A vontade foi manifestada ao vereador José Gabriel Cintra Gonçalves, que visitou as aulas. A Oficina foi desenvolvida, no período de 13 à 17 de julho pela secretaria de Cultura, fazendo parte da programação do Festival de Inverno. “O interesse foi demonstrado por cerca de 30 participantes, entre crianças e jovens. Quantidade suficiente para que seja instituído um curso de violão no bairro”, alegou José Gabriel ao encaminhar indicação a Prefeitura solicitando a implantação da medida.Como argumento, o vereador também considera que o estudo da música ajuda a criança ampliar o raciocínio abstrato. “Essencial para o aprendizado da matemática e das ciências e valioso aliado no desenvolvimento de cidadãos independes e criativos em suas relações sociais”, concluiu. 27/07/09Imprensa - Câmara.

LEGISLATIVO DE JOINVILE É NOTÍCIA: Cei Cachinhos de Ouro reivindica término da reforma


Representantes da direção e da Associação de Pais e Professores (APPs) do Centro de Educação Infantil Cachinhos de Ouro, localizado em Pirabeiraba, participaram da Reunião Conjunta entre as Comissões de Finanças, Legislação, Educação e Urbanismo, que ocorreu na terça feira, dia 28 de julho, na Câmara de Vereadores. Na ocasião onde mais seis Ceis e escolas que já foram interditadas pela Vigilância Sanitária também participaram, os diretores e membros das Apps puderam expor os problemas como com rachaduras, paredes caindo, infiltrações, fiação elétrica exposta, causas das interdições.



Leia mais...

LEGISLATIVO DE BOTUCATU É NOTÍCIA: PRIMEIRA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR PPA E LDO ACONTECE


Foi realizada na tarde desta terça-feira, dia 28, na Câmara Municipal, a primeira audiência pública para debater questões relativas aos projetos que tratam do Plano Plurianual para o quadriênio 2010/2013 e das Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2010.

Leia mais...

LEGISLATIVO DE ARACAJU É NOTÍCIA: Indicação de Rosangela gera melhoria para usuário de transporte


Aí atrás do ponto era um buraco que não tinha fim. Muita gente já caiu”. Com essa frase, José Robson Pereira de Souza, 45, morador do conjunto Orlando Dantas, resume a antiga imagem do último ponto de ônibus localizando na avenida Heráclito Rollemberg, já próximo à ponte que liga ao conjunto Augusto Franco. Durante mais de 10 anos, os usuários de transporte público reclamaram melhorias, mas elas nunca chegavam. A situação mudou quando eles procuraram a vereadora Rosangela (PT), que, esse ano, solicitou uma reforma do espaço público por meio de uma indicação à Câmara dos Vereadores de Aracaju.

Leia mais...

LEGISLATIVO DE ARARAS É NOTÍCIA: TG e Câmara Jovem entregam alimentos arrecadados


Araras, 29 de julho de 2009

Ref: 189/09
A força da solidariedade do povo ararense ficou demonstrada no pátio da Câmara de Araras na tarde desta terça-feira (27). Atiradores do Tiro de Guerra da cidade e os estudantes que integram a Câmara Jovem dispuseram, de forma organizada, os 3,7 mil quilos de alimentos arrecadados na Semana Solidária.

Foi necessário um caminhão para trazer toda a arrecadação que durante os últimos dias foi colocada na sede do Tiro de Guerra, local onde a população também pode levar sua doação.

Leia mais...

terça-feira, 28 de julho de 2009

LEGISLATIVO DE FLORIANÓPOLIS, GAB. DO VEREADOR MARCÍO DE SOUZA: Centro de Saúde João Felix, Criação de porcos em local inadequado, Doação de sangue


Centro de Saúde João Felix

O vereador Márcio de Souza apresentou projeto de lei que denomina “João Felix Sobrinho” o novo Centro de Saúde da Barra da Lagoa.

João Felix, como era conhecido na comunidade da Barra, foi um empresário do ramo de turismo, sendo, ainda, delegado ativo do orçamento participativo da comunidade. Lutou, também, pela criação do Posto Policial e da Secretaria Municipal do Leste da Ilha, pela instalação do cartório de registro civil, bem como pela fundação do Conselho de Segurança da Barra, sendo que, na ocasião de seu falecimento, ocupava o cargo de presidente.


Criação de porcos em local inadequado

O vereador Márcio de Souza recebeu denúncias de que um morador do Rio Vermelho estava criando gatos, cães, porcos e ovelhas no mesmo espaço, em área urbana e residencial, e fez uma indicação para a Secretaria de Saúde apurar o caso.

Prontamente, a Secretaria de Saúde foi até o local e emitiu um Auto de Intimação, para que o proprietário removesse os animais. Também, prontamente, o proprietário cumpriu o Auto e informou à Secretaria de sua ação, agradecendo a atenção e educação das fiscais.


Doação de sangue

O vereador Márcio de Souza apresentou projeto de lei que institui a Quinzena Municipal de Doação de Sangue, a ser realizada nas duas primeiras semanas do mês de junho.

Os órgãos competentes do poder público irão conscientizar os munícipes para doarem sangue, numa campanha através de folhetos, palestras e outras atividades.


Semana de prevenção às doenças renais

O vereador Márcio de Souza apresentou projeto de lei que inclui, no Calendário de Eventos da cidade, a Semana de Prevenção às Doenças Renais e suas consequências, a ser realizada na segunda semana do mês de março.

A Semana deverá ter palestras e campanhas informativas sobre as formas de prevenção aos problemas renais que atingem a população.

LEGISLATIVO DE CANELA É NOTÍCIA: Vereadores preocupados com o Hospital A situação do Hospital de Caridade de Canela também foi discutida na sessão...


A situação do Hospital de Caridade de Canela também foi discutida na sessão ordinária do último dia 27. A ação da Prefeitura, de intervenção na instituição de saúde, dividiu opiniões no plenário Cyro Soares Sander.

Fernando Valle acredita que esta ação deveu-se ao receio do Executivo de mandar mais recursos para o Hospital do que está no contrato entre a Prefeitura e a entidade, já que a administração, em anos anteriores, repassava valores superiores ao que prevê o contrato para o HCC. Por outro lado, o vereador afirma que o hospital necessita destes recursos para manter-se e realizar um bom trabalho e que o Executivo iria auxiliar muito mais “comprando o terreno do Hospital para construir o seu posto de saúde, ao invés de solicitar uma cedência, desta forma, de fato entraria dinheiro para pagar as dívidas do HCC”.

A presidente da Câmara de Canela, vereadora Noeli Stopassola Soares, acompanhou o processo de intervenção do hospital e esteve presente no anúncio oficial à imprensa. Segundo ela, é preocupante a situação em que se encontra o HCC, salientando que “o Legislativo Municipal está ao lado do hospital pra tudo que for legal e possível e exercerá sua função fiscalizadora para que tudo se proceda dentro da legalidade”.

Leia mais...

LEGISLATIVO DE JOINVILE É NOTÍCIA: Vereador Odir Nunes incentiva o turismo da região, Prefeitura de Joinville é conveniada a quatro bancos


Recentemente uma equipe de jornalistas da maior agência chinesa de notícias, a Xinhua (Nova China, em mandarim), realizaram um tour de cinco dias nas principais cidades turísticas da microregião de Joinville (Itapoá, Joinville e São Francisco do Sul). A equipe contou com a ajuda do vereador Odir Nunes para a conclusão do roteiro (hospedagem, alimentação e transporte).

Segundo a assessoria da equipe 41 milhões de Chineses saem do país todos os anos, no entanto o Brasil não está no roteiro, pois o governo não tem investido na divulgação do turismo do país.

Prefeitura de Joinville é conveniada a quatro bancos

Em resposta ao Pedido de Informação 215/09, de autoria do vereador Odir Nunes (DEM), onde o parlamentar solicita saber em quais bancos a Prefeitura, fundações, autarquias, empresas públicas e demais órgãos ligados ao poder municipal tem conta corrente e quais os saldos bancários até o dia 31 de maio, o Executivo retornou apenas o dados relativo a Prefeitura. Odir irá aguardar o retorno das demais instituições ligadas ao Executivo por 15 dias, caso não obtenha resposta fará nova solicitação.

Conforme relatório a PMJ tem contas em quatro bancos (Banco do Brasil - BB, Banco do Estado de Santa Catarina – BESC, Caixa Econômica Federal e Coopercred), atualmente. Na caixa a prefeitura tem o maior número de contas, são 24 contas que somadas apresentam um saldo de R$ 8.759.015,47, em segundo fica o BB com 20 contas que somam a quantia de R$ 23.819.138,94, no Besc são 10 contas e um total de R$ 878.908,10, Coopercred a PMJ tem 10 contas e um saldo de R$ 6.508.003,56. As contas são destinadas para arrecadação de impostos e recebimento de convênios, pagamentos de salários entre outras despesas.

Oricelma Dutka

Jornalista
Assessora de Imprensa

Contatos: (47)8426 4779

LEGISLATIVO DE BOTUCATU É NOTÍCIA: PRIMEIRA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR PPA E LDO ACONTECE NA CÂMARA MUNICIPAL

Foi realizada na tarde desta terça-feira, dia 28, na Câmara Municipal, a primeira audiência pública para debater questões relativas aos projetos que tratam do Plano Plurianual para o quadriênio 2010/2013 e das Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2010.
A reunião está foi realizada atendendo o disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal, artigo. 48 e, nesta terça-feira, foram apresentadas os planos do PPA e LDO para as áreas de Administração ( João Cícero Buchignani ), Fazenda ( Hermínio N. Rodrigues da Silva ), Negócios Jurídicos ( Antônio Henrique Nicolosi ), Descentralização e Participação ( João Carlos Figueiroa ), Comunicação, Planejamento ( Mário Pilan ), Obras ( Edson Bertani ), Habitação ( Vicente Ferraudo ), Meio Ambiente ( Mário Sérgio Rodrigues ), Cultura ( Osni Ribeiro ) e Segurança ( Adjair de Campos )
Todos explicaram as funções de suas pastas sendo que, alguns elucidaram alguns projetos a serem realizados com orçamento previsto no PPA e LDO.
Por exemplo, o Secretário Municipal de Habitação, Vicente Ferraudo, anunciou planos de construção de casas populares e a integração do município em convênios e programas como “Minha Casa, Minha Vida” e “Cidade Legal”. João Carlos Figueiroa, anunciou a integração de sua pasta com a Assessoria de Imprensa que, hoje, atua junto ao gabinete do Prefeito. Mário Sérgio Rodrigues, do Meio Ambiente, também falou sobre captar recursos para expandir a coleta seletiva em Botucatu, além da intenção de implantar mais dois parques municipais e praças públicas na cidade.
Osni Ribeiro, Secretário Municipal de Cultura, informou sobre o projeto de implantação de um arquivo histórico no município e o Fundo Municipal de Cultura para desenvolvimento de projetos na cidade e o Secretário de Segurança, Adjair de Campos, falou ainda sobre o policiamento no centro comercial de Botucatu e dos distritos de Vitoriana e Rubião Jr, um centro de formação para os guardas municipais, ampliação do almoxarifado, aumento do efetivo da GCM e a inscrição no PRONASCI.
Nesta quarta-feira, dia 29, será a vez das áreas de Desenvolvimento Econômico [Turismo, Agricultura, Comércio, Indústria, Ciência e Tecnologia]; Saúde, Educação, Assistência Social, Esporte e Lazer, fazerem suas explanações sobre o planos orçamentários para os referidos setores.
As audiências são abertas à participação da comunidade. A Câmara Municipal de Botucatu fica na Praça Com. Emílio Peduti, 112, centro da cidade. Mais informações através dos telefones: 3882-0636 ou 0800-556685.

PPA, LDO e LOA

Plano Plurianual [PPA] - lei que prevê a arrecadação e os gastos em programas e ações para um período de quatro anos.
Lei de Diretrizes Orçamentárias [LDO] - estabelece as $3>s e prioridades para o exercício financeiro, orienta a elaboração do orçamento e faz alterações na legislação tributária.
Lei Orçamentária Anual [LOA] - estima receitas e fixa despesas para um ano, de acordo com as prioridades contidas no PPA e LDO, detalhando quanto será gasto em cada ação e programa.


Leia mais...

ARACAJU É NOTÍCIA: Audiência Pública na OAB discute situação no CENAM

Amanhã, dia 29, acontece Audiência Pública, das 14 às 18h, no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para discutir a realidade no CENAM - “A CONCEPÇÃO SOCIOEDUCATIVA E O PAPEL DA SOCIEDADE E DO ESTADO NESSE PROCESSO”. As fugas, rebeliões, os motivos, as responsabilidades, necessidades, realidade nacional, política de atendimento nas unidades de cumprimento de medidas socioeducativas, providências e encaminhamentos. O Conselho Regional de Serviço Social estará presente.

A audiência contará com a participação de representantes de entidades nacionais, tais como: JUSTIÇA GLOBAL; UNICEF; ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS CENTROS DE DEFESA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – ANCED; FÓRUM NACIONAL DCA, entre outros.

Mais detalhes podem ser obtidos com a assistente social da LBV, Lídia Anjos (9951-9945), Membro do Fórum DCA-SE e Conselheira Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Leia mais...

LEGISLATIVO DE ARARAS É NOTÍCIA: Resultado da 26ª Sessão Ordinária de 2009, Resultado da 4ª Sessão Extraordinária de 2009

realizada em 27/07/09

I. EXPEDIENTE

1. Aprovação automática da Ata da 25ª Sessão Ordinária.

O conteúdo pode ser conferido no endereço eletrônico www.camara-araras.sp.gov.br.

2. Projetos de Lei - Executivo Municipal:

(Proc. 229/09) - Institui o Programa de Auxílio-Creche às crianças não atendidas na Rede Pública Municipal de Ensino (creches) do município de Araras e dá outras providências. LEITURA

Programa através do qual a Prefeitura poderá pagar para crianças, com idade de até três anos, que não têm vaga na rede pública frequentem escolas infantis particulares. O Pró-Creche deverá custar R$ 54 mil ao mês aos cofres municipais. Até 200 crianças poderão ser imediatamente beneficiadas com vagas em pelo menos cinco escolas. A medida ainda responde ao TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, firmado com o Ministério Público, no compromisso de eliminar o déficit de vagas em escolas municipais. O município poderá destinar até 1,5% do orçamento anual da Secretaria de Educação para cumprir o programa. Para este ano o valor estipulado é de R$ 270/mês.

Araras, 28 de julho de 2009

Ref: 188/09

Resultado da 4ª Sessão Extraordinária de 2009

realizada em 27/07/09

I. ORDEM DO DIA

1. Projetos de Lei – Executivo Municipal

(Proc. 229/09) - Institui o Programa de Auxílio-Creche às crianças não atendidas na Rede Pública Municipal de Ensino (creches) do município de Araras e dá outras providências. APROVADO

Programa através do qual a Prefeitura poderá pagar para crianças, com idade de até três anos, que não têm vaga na rede pública frequentem escolas infantis particulares. O Pró-Creche deverá custar R$ 54 mil ao mês aos cofres municipais. Até 200 crianças poderão ser imediatamente beneficiadas com vagas em pelo menos cinco escolas. A medida ainda responde ao TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, firmado com o Ministério Público, no compromisso de eliminar o déficit de vagas em escolas municipais. O município poderá destinar até 1,5% do orçamento anual da Secretaria de Educação para cumprir o programa. Para este ano o valor estipulado é de R$ 270/mês. O benefício será dado às crianças que aguardam vaga em lista de espera na rede pública municipal; mantém residência no município de Araras; cujos pais estão desempregados; apresentam carteira de vacinação atualizada. O projeto foi aprovado por unanimidade e recebeu duas emendas, também aprovadas. A primeira, de autoria do vereador Eduardo de Moraes, especifica que os pais desempregados deverão comprovar à Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social que estão desprovidos de recursos para cuidar de seus filhos de zero a três anos. A segunda emenda, de autoria do vereador Léo Gurnhak e assinada pelo vereador Marcelo Fachini, aumenta para até 3% o limite de recursos destinado ao programa.

Leia mais...


Rafael Faria

Assessor de Imprensa CMA
(19) 9749-7121

CÂMARA DOS DEPUTADOS É NOTÍCIA: Projeto fixa prazo para novos prefeitos concluírem convênios


Tramita na Câmara o Projeto de Lei Complementar 473/09, do deputado Manoel Júnior (PSB-PB), que fixa o prazo mínimo de 90 dias para os prefeitos eleitos concluírem os convênios que não foram realizados a tempo por seu antecessor.

De acordo com o autor, após as eleições, muitos prefeitos se deparam com a impossibilidade de dar prosseguimento a obras e serviços de interesse da população, em virtude de seus antecessores haverem negligenciado a prorrogação de convênios por meio dos quais os recursos seriam repassados aos municípios. Com a medida, afirma, evita-se que a população seja prejudicada pela interrupção de serviços e atividades de seu interesse.

Conforme o projeto, os ex-prefeitos que tenham agido com negligência em relação aos convênios terão as sanções previstas nos casos de improbidade administrativa, como suspensão dos direitos políticos.

Tramitação
A proposta será examinada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário.

Leia mais...

CAMPINAS É NOTÍCIA: Prefeitura adia volta às aulas da rede municipal de ensino de Campinas

A Prefeitura de Campinas adiou o início das aulas da rede municipal de Campinas do dia 27 de julho para o dia 3 de agosto. A medida, adotada na sexta-feira, dia 24, foi tomada a partir da recomendação da Secretaria Municipal de Saúde e ratificada pela Secretaria Estadual de Saúde.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, a decisão visa evitar a expansão da epidemia no município e reduzir as chances de surtos na rede escolar entre alunos e profissionais da Educação.

“Durante esta semana vamos aguardar a evolução da epidemia na cidade e observar um pouco mais o comportamento da doença. Vamos aproveitar este período para, junto aos diretores, professores demais servidores da educação e pais, orientar sobre como lidar com os alunos com suspeita de gripe e sobre a necessidade de evitar que a criança doente vá às aulas com o objetivo de reduzir a chance de contágio dos demais colegas e professores”, afirmou Kerr Saraiva.


Leia mais...







segunda-feira, 27 de julho de 2009

LEGISLATIVO DE FLORIANÓPOLIS TAMBÉM É CULTURA: Quarta edição do Palco Iguatemi tem apoio da Câmara de Vereadores




O jornalista Moacir Pereira é o convidado da próxima edição do Palco Iguatemi, nesta quarta-feira (29/07), a partir das 19 horas, evento do Shopping Iguatemi Florianópolis com a Saraiva Megastore. Moacir vai participar de um bate-papo, aberto ao público, sobre seu mais recente lançamento literário, “Dakir Polidoro: A Hora do Despertador”. O evento tem apoio da Associação Catarinense de Imprensa e da Câmara de Vereadores que, através da TV Câmara, o gravará e o exibirá em sua programação.

Nesta edição, o Palco Iguatemi contará com a participação dos convidados especiais Roberto Alves e Dakir Polidoro Júnior. Roberto foi contemporâneo de Polidoro na Rádio Guarujá. Já Polidoro Júnior, filho do radialista, seguiu os passos do pai e hoje também é profissional na imprensa estadual. Os dois, junto com Moacir, vão contar um pouco sobre a convivência com Dakir Polidoro, que era tão popular que chegou a se eleger vereador por três mandatos e assumir a Prefeitura de Florianópolis.

Tendo o cenário político dos anos 50, 60 e 70 como pano de fundo, a obra tem ainda textos originais escritos pelos jornalistas Aldírio Simões, já falecido, e Raul Caldas Filho, além de depoimentos da família e de amigos. O prefácio é assinado pelo desembargador Norberto Ungaretti, com quem Dakir Polidoro atuou na Câmara de Vereadores.

Este é o quarto convidado do Palco Iguatemi em 2009. Desde março, participaram do evento a cantora Paula Lima, o jornalista Zeca Camargo e o velejador Vilfredo Schürmann. No ano passado, vieram também o jornalista Fernando Morais, o músico Nei Lisboa, o escritor Ziraldo e a banda Dazaranha.

Câmara de Vereadores de Florianópolis
Diretoria de Comunicação Social

LEGISLATIVO DE SÃO PAULO É NOTÍCIA: CPI do IPTU retoma os trabalhos no dia 3 de agosto


A CPI do IPTU na Câmara Municipal retoma os seus trabalhos no próximo dia 3 de agosto, segunda-feira. Abaixo, a relação completa dos convocados, intimados e convidados a prestarem esclarecimentos para a Comissão.

15ª RO - CPI-IPTU - 3/8/09 - 13hs – segunda-feira - Plenário

CONVIDADOS

1, EMBRAESP – EMPR. BRAS. DE ESTUDOS DE PATRIM.
Sr. Luiz Paulo Pompéia
Membro do Conselho Municipal de Valores Imobiliários

2. REINALDO BUENO SANTIM
Assessor de Modernização e Tecnologia da Informação
Secretaria das Finanças

CONVOCADOS

3. ELINA PAULA CURES KOUR
Auditora Fiscal – SP Market
DICIM – Secretaria das Finanças

4. EDUARDO BARCELLOS
Ex-Diretor da Divisão do Cadastro de Imóveis
Secretaria de Finanças

16ª RO - CPI-IPTU - 10/8/09 - 13hs – segunda-feira - Plenário

CONVOCADO

1. ALEXANDRE ANIZ
Ex-Subprefeito do Ipiranga

INTIMADOS

2. SHOPPING CENTER VILLA LOBOS
Representantes Legais

3. SUPERMERCADOS BERGAMINI
Odílio Quirino Bergamini e José Ângelo Bergamini
Representantes Legais

17ª RO - CPI-IPTU - 17/8/09 - 13hs – segunda-feira – Plenário

INTIMADOS

1. SHOPPING CENTER ANÁLIA FRANCO
Superintendente – Sra. Beatriz Alves

SHOPPING CENTER MORUMBI
Gerente da Controladoria – Sr. João Fernandes

LEGISLATIVO DE BOTUCATU É NOTÍCIA: AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

Apenas para lembrar que, atendendo o disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal (art. 48), o Vereador REINALDO MENDONÇA MOREIRA, Presidente da Câmara Municipal de Botucatu, com a anuência dos demais membros da Mesa Diretora, CONVOCA AUDIÊNCIAS PÚBLICAS para debater publicamente a respeito dos projetos que tratam do Plano Plurianual para o quadriênio 2010/2013 e das Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2010.

As audiências serão abertas à participação da comunidade, e contarão com a participação dos Vereadores e dos responsáveis pelas diversas áreas da Prefeitura.

- Dia 28/07, terça-feira, às 14 horas, na sede da Câmara:
Responsáveis pelas áreas: Administração, Fazenda, Jurídica, Descentralização, Comunicação, Planejamento, Obras, Habitação, Meio Ambiente, Cultura e Segurança.

- Dia 29/7, quarta-feira, às 14 horas, na sede da Câmara:
Responsáveis pelas áreas: Desenvolvimento Econômico (Turismo, Agricultura, Comércio, Indústria, Ciência e Tecnologia); Saúde, Educação, Assistência Social, Esporte e Lazer.


Grata

Érika Martins

LEGISLATIVO DE ARARAS É NOTÍCIA: Vereador discute repasse de verba com entidades, Semana Solidária arrecada 3,7 toneladas de alimentos




O vereador Léo Gurnhak (PT) se reuniu na última sexta feira (24) com representantes de entidades assistenciais do município para discutir repasse de verba. Assunto sempre oportuno para cada uma delas que vivem em constante campanha para manutenção de seus trabalhos.

O encontro foi solicitado pela diretoria do FEA – Fórum das Entidades de Araras, que pediu o apoio do vereador para buscar as verbas cortadas no final do ano de 2008, pela administração anterior. Dinheiro que era utilizado para manter os trabalhos desenvolvidos por todas as entidades.

“O encontro serviu para verificar a situação e como cada entidade está fazendo para se manter. É importante a organização para buscar junto ao poder público todas as pendências para efetivação dos convênios e a volta das verbas municipais,” relatou o vereador Léo.

Participaram da reunião representantes de 16 entidades da cidade de Araras que sofrem com a falta de dinheiro para manter as atividades. “Sei da importância de cada uma das entidades. Organizaremos para que junto ao Executivo possamos oficializar os convênios e normalizar a situação”, finalizou o vereador.

Todas as entidades envolvidas encaminharão ao vereador, na próxima semana, seus balancetes mensais, que servirão de base para a busca das verbas necessárias.

Semana Solidária arrecada 3,7 toneladas de alimentos

As entidades participantes da 1ª Semana Solidária irão receber, na tarde desta terça-feira (28), os alimentos arrecadados a partir das doações feitas pela população de Araras.

Segundo a estudante Noelle Brandino, presidente da Câmara Jovem, foram recolhidas mais de 3,7 toneladas de produtos. “Superou nossas expectativas. A meta era chegarmos a uma tonelada. Isso mostra a solidariedade do povo ararense. Nós agradecemos por isso e as entidades também”, declarou.

A distribuição para cada uma das participantes acontecerá no pátio da Câmara Municipal, às 15 horas. Além da Câmara Jovem, a Semana Solidária contou com a organização do Tiro de Guerra de Araras e representantes as entidades: Escola da Vida, Amcra – Amigos da Criança de Araras, Associação Madalena de Canossa, Centro Social Romana Ometto, Asilo São Judas Tadeu e Avida - Associação para Valorização e Inclusão das Pessoas com Deficiência de Araras.

O trabalho foi dividido em duas etapas: de segunda à sexta-feira, entre os dias 20 e 24 de julho, a coleta de alimentos foi de porta em porta, pelos bairros da cidade. No período da manhã coube aos atiradores do Tiro de Guerra recolher os alimentos. À tarde a tarefa ficou com os 11 vereadores jovens e seus suplentes.

No sábado (25), a campanha foi encerrada no Supermercado Wall-Mart com 12 horas solidárias. Entre as oito da manhã e às oito horas da noite a população que compareceu na loja pode fazer sua doação. Além disso, durante a semana, alimentos ainda puderam ser entregues no Tiro de Guerra.

Rafael Faria

Assessor de Imprensa CMA

(19) 9749-7121

LEGISLATIVO DE ARACAJU É NOTÍCIA: Sociedade Omolàiyé nega sacrifício humano como prática religiosa e exige respeito da Imprensa


A Sociedade de Estudos Étnicos, Políticos, Sociais e Culturais Omolàiyé, por meio de sua diretoria membro Martha Sales Costa, vem exigindo melhor detalhamento, por meio da imprensa sergipana, quanto à notícia da prisão do suspeito de matar a garota Fabiana de Jesus, de 9 anos, o Sr. Wallas Costa Silva, acusado de ser “pai-de-santo” e adepto da “magia negra” e do “candomblé”. Para Martha Sales Costa, a forma como o acontecimento foi noticiado demonstra desconhecimento, além de uma postura negativa e inquisidora, em relação às religiões de matriz africana no Brasil, reforçando estereótipos, que sempre acompanharam essas religiões.

De acordo com Martha Sales, já é tempo de a imprensa conhecer as diferenças entre as religiões citadas nos noticiários como iguais, assim como já é tempo de a imprensa entender que não há sacrifício humano praticado legitimamente em qualquer uma das religiões de matriz africana no país. Martha Sales salienta que o ato de um indivíduo solitário não pode representar os atos de todos os religiosos reunidos sob determinada crença.

Leiam a carta da Sociedade de Estudos Étnicos, Políticos, Sociais e Culturais Omolàiyé à imprensa:

Leia mais...

CÂMARA DOS DEPUTADOS É NOTÍCIA: Comissão de Finanças votou 161 propostas no 1º semestre


A Comissão de Finanças e Tributação votou 161 propostas entre março e julho de 2009. A comissão tem entre suas atribuições a de avaliar os aspectos financeiros e orçamentários dos projetos que tenham impacto na receita ou na despesa pública. Do total de propostas analisadas, 47 foram aprovadas e 114 rejeitadas (87 delas por motivo de inadequação ou incompatibilidade financeira e orçamentária).

Alguns dos projetos aprovados estão relacionados ao direito do consumidor. O Projeto de Lei 1472/07, do Senado, obriga os comerciantes a colocar nas notas fiscais os valores dos tributos incidentes sobre os produtos e serviços. O objetivo é esclarecer os consumidores sobre a participação dos impostos na composição dos preços das mercadorias. Esse projeto está pronto para ser votado pelo Plenário.

Leia mais...

Lixo: em 1 ano, Brasil importa 175,5 mil toneladas,País deixa de reciclar 78% dos resíduos sólidos que produz

Adriana Carranca

O Brasil importou, oficialmente, mais de 223 mil toneladas de lixo desde janeiro de 2008, a um custo de US$ 257,9 milhões. No mesmo período, deixou de ganhar cerca de US$ 12 bilhões ao não reciclar 78% dos resíduos sólidos gerados em solo nacional e desperdiçados no lixo comum por falta de coleta seletiva - o País recicla apenas 22% do seu lixo. A indústria nacional, que reutiliza os reciclados como matéria-prima na fabricação de roupas, carros, embalagens e outros, absorve mais do que o País consegue coletar e reciclar. Daí a necessidade de importação.

A destinação do lixo urbano é uma atribuição constitucional das prefeituras, mas apenas 7% dos 5.564 municípios brasileiros têm coleta seletiva. Com isso, no ano passado, pelo menos 175,5 mil toneladas de resíduos de plástico, papel, madeira, vidro, alumínio, cobre, pilhas, baterias e outros componentes elétricos - e até as cinzas provenientes da incineração de lixos municipais - tiveram de ser importadas. Entre janeiro e junho deste ano, foram importadas outras 47,7 mil toneladas.

Mesmo importando, as 780 empresas de reciclagem brasileiras, hoje, atuam com 30% da capacidade ociosa por falta de matéria-prima, segundo a Plastivida Instituto Socioambiental dos Plásticos. Um exemplo: mais de 40% do PET reciclado é absorvido pela indústria têxtil na fabricação de fios e fibras de poliéster - duas garrafas se transformam em uma blusa. O Brasil teria condições de abastecer essa indústria, não desperdiçasse 50% do PET no lixo comum, por falta de coleta seletiva. A falta do material fez disparar o preço da tonelada no mercado interno, equiparando-se ao valor do importado, entre R$ 700 e R$ 900. Resultado: enquanto sobravam garrafas boiando no poluído Rio Tietê, as recicladoras tiveram de importar 14 mil toneladas de plástico para reciclagem no ano passado, 75% mais do que em 2007.


Leia mais...

domingo, 26 de julho de 2009

LEGISLATIVO DE SÃO PAULO É NOTÍCIA: Plano Diretor Estratégico será debatido em 34 audiências



Veja os locais de todas as audiências pela cidade
As audiências públicas do Plano Diretor Estratégico serão retomadas no dia 3 agosto. Ao todo serão realizadas 34 reuniões em que a população poderá contribuir com críticas e sugestões.

O Projeto de Lei 671/07, de autoria do Executivo, pretende traçar as diretrizes urbanas com a finalidade de ordenar as atividades municipais, assegurando o desenvolvimento das funções sociais. A revisão tem como objetivo a adequação das ações estratégicas nele previstas e o acréscimo de novas áreas passíveis de aplicação do Estatuto da Cidade.


Datas:

3/8: Sindicato dos Engenheiros - Rua Genebra, Nº 25 (19h)

4/8: Sesc Pinheiros (19h)

5/8: Sesc Santana (19h)

8/8: Centro Educacional Unificado (CEU) Vila Curuçá (10h) e CEU Inácio Monteiro (15h)

9/8: CEU Rosa da China (10h) e USP Leste (15h)

10/8: CEU Azul da Cor do Mar (19h)

11/8: Sesi/Senai (19h)

12/8: CEU Quinta do Sol (19h)

13/8: CEU Aricanduva (19h)

14/8: Subprefeitura de Vila Prudente (19h)

15/8: CEU Três Pontes (10h) e CEU Água Azul (15h)

16/8: Subprefeitura de Parelheiros (10h)

17/8: CEU Três Lagos (19h)

18/8: CEU Alvarenga (19h)

19/8: Centro Cultural Jabaquara (19h)

20/8: ESPM da Vila Mariana - Rua Dr. Álvaro Alvim, Nº 123

21/8: CEU Meninos (19h)

22/8: Caminho do Mar (15h)

23/8: Rua Maria Antônia, Nº 294 (10h) e CEU Butantã (15h)

24/8: Rua Capote Valente, Nº 1.121 (19h)

25/8: Rua Constança, Nº 33 (19h)

26/8: Rua Santa Prisca, Nº 122 (19h)

27/8: CEU Jaçanã (19h)

28/8: CEU Paz (19h)

29/8: CEU Vila Atlântica (10h) e Subprefeitura de Santana (15h)

30/8: Subprefeitura de Vila Maria (15h)

Veja a relação completa

Leia mais...

LEGISLATIVO DO RECIFE É NOTÍCIA: Comissão de Meio Ambiente amplia debate com a sociedade


Foram mais de dez reuniões públicas, entre audiências e debates, além de duas ordinárias ao mês produzidas pela Comissão de Meio Ambiente Transporte e Trânsito da Câmara. O trabalho em ritmo acelerado da Comissão busca aproximar cada vez mais a sociedade das questões políticas e legais que envolvem seu âmbito de atuação, o meio ambiente, o transporte e o trânsito na cidade.

Daniel Coelho (PV), presidente da Comissão avaliou que o semestre foi muito positivo com a realização de reuniões extraordinárias para tratar de assuntos como os discutidos nas audiências públicas sobre latas de aço ferroso, central de triagem de lixo do Engenho Uchôa, e sobre a destinação final dos resíduos sólidos do Recife.

Daniel lembrou que também foi feito debate importante durante o grande expediente do plenário sobre o Consórcio Recife Energia, responsável pela central de triagem e pela usina de geração de energia a partir do lixo. “São assuntos que dizem respeito ao dia a dia da população e que precisam ser discutidos antes mesmo de se transformarem em leis, ou terem seus projetos executados”. A Comissão, segundo o presidente, realizou ainda reuniões públicas sobre a legalidade de construções no Sítio Trindade e sobre o trânsito na cidade com a Companhia de Transporte e Trânsito Urbano.

Leia mais...

CÂMARA DOS DEPUTADOS É NOTÍCIA: Câmara vai abrir processos por desvios na cota de passagens

A Câmara vai abrir processo administrativo disciplinar contra os servidores envolvidos na comercialização de passagens da cota parlamentar. O anúncio foi feito ontem em nota oficial divulgada pelo presidente da Câmara, Michel Temer. A medida foi recomendada pela comissão de sindicância, instaurada em abril para apurar denúncia de uso irregular dos créditos de deputados para passagens aéreas.

A sindicância foi aberta após a Câmara ter recebido ofício do presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, informando que passagens aéreas compradas em uma agência de turismo, com uso de cartão de crédito de sua propriedade, teriam sido emitidas pela cota de um deputado.

O relatório da comissão de sindicância, que não foi divulgado, será encaminhado à Corregedoria da Câmara. Cópias do documento também serão encaminhadas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Ministério Público Federal. A Corregedoria investigará o eventual envolvimento de parlamentares nas irregularidades.

Leia mais...

Pesquisa

Pesquisa personalizada