terça-feira, 9 de junho de 2009

LEGISLATIVO DE PORTO ALEGRE É NOTÍCIA: Diálogo pode viabilizar escola técnica na zona norte


Vereadores de Porto Alegre reuniram-se na tarde desta terça-feira (9/6) com o secretário Estadual de Justiça e Desenvolvimento, Fernando Schüler, e com o secretário de Educação Profissional do MEC, Eliezer Pacheco. O encontro, que contou com a participação do deputado Mano Changes (PP), presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, teve por objetivo discutir a possível instalação de uma escola técnica na zona norte da capital. O local escolhido seria o Centro Humanístico Vida, situado numa área de 12 hectares, no bairro Rubem Berta.

O vereador Paulinho Rubem Berta (PPS), morador do bairro, explica que a região possui mais de 300 mil habitantes e que o Centro Vida estaria em uma posição privilegiada geograficamente, cercada de vários outros bairros e vilas da zona norte e de municípios próximos como Alvorada e Cachoeirinha. O vereador acredita que a área, além de abrigar uma escola técnica, poderá manter os serviços que hoje são prestados.

O secretário Schüler observou que o Centro Vida ainda não encontrou sua vocação clara. Disse que é preciso fazer um projeto global e resolver a sua ocupação de forma definitiva. Já Eliezer Pacheco informou que o governo federal vem expandindo a educação profissional e tecnológica em todo país e que estão previstas duas escolas para Porto Alegre: uma no bairro Restinga e outra na zona leste.

Pacheco não descartou a possibilidade de atender à reivindicação da zona norte. Afirmou que os gastos previstos em cada construção são de aproximadamente de R$ 5 milhões entre a obra e os equipamentos. Os vereadores presentes à reunião,q ue teve por local o Centro Vida, destacaram a importância do assunto estar sendo tratado de forma madura, onde o interesse público está superando eventuais divergências políticas.

O presidente da Câmara, Sebastião Melo (PMDB), destacou a necessidade de escolas técnicas tanto na zona sul, como na zona leste ou na zona norte. Citou o exemplo de um shopping center que teve que atrasar as obras por falta de mão-de-obra qualificada. Um grupo de trabalho está formado para dar seqüência aos trabalhos. Também estiveram presentes, os vereadores Aldacir Oliboni (PT), Engenheiro Comassetto (PT), Ervino Besson (PDT), Dr. Raul (PMDB) e Mauro Pinheiro (PT).

Leia mais sobre este e outros temas... http://www2.camarapoa.rs.gov.br/


Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada