terça-feira, 24 de março de 2009

Notícias da Câmara de Porto Alegre:Melo e Adeli entregam relatório de realizações à Transparência Brasil

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Sebastião Melo (PMDB), e o vice, Adeli Sell (PT), estão, desde segunda-feira (23/3), em Representação Externa no Estado de São Paulo, já tendo visitado a Empresa Municipal de Desenvolvimento (EMDEC) e a Câmara Municipal de Campinas e a ONG Transparência Brasil, na capital paulista.

Na manhã desta terça-feira (24/3), os vereadores estiveram com o diretor-executivo da ONG Transparência Brasil, Claudio Abramo, onde falaram sobre o papel dos legislativos. Melo entregou a Abramo documento com um balanço das ações da Casa em 2008 e convidou-o para palestrar no Legislativo porto-alegrense. O diretor-executivo da ONG aceitou o convite e apontou a falta de algumas informações no site da Câmara Municipal de Porto Alegre, que os vereadores se propuseram a corrigir.

Na tarde de hoje, eles participarão do Fórum Internacional de Arquitetura e Construção, na cidade de São Paulo. Os vereadores assistirão à palestra “Arquitetura é uma linguagem”, do arquiteto polonês Daniel Libeskind, idealizador do projeto que substituirá as Torres Gêmeas do World Trade Center. Melo e Adeli deverão visitar ainda as feiras integradas ao Fórum no Transamerica Expo Center. Neste ano, os eventos estimam receber 40 mil visitantes de 65 países.

Experiências

Na EMDEC, Melo e Adeli foram recebidos pelo presidente Gerson Bittencourt, que discorreu sobre a Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp), sistema implantado em 2006, que monitora ruas, escolas e hospitais, facilitando, por exemplo, a circulação de ambulâncias pela cidade. Ao serem informados do roteiro a ser feito pelos veículos, a Central providencia a liberação do trânsito, por meio de uma onda verde. Melo informou que discutirá a experiência da CIMCamp com os vereadores e demais autoridades de Porto Alegre.

Também com o objetivo de trocar experiências, Melo e Adeli estiveram na Câmara Municipal de Campinas, onde conversaram com o presidente Aurélio Cláudio (PDT). Melo informou-o, entre outras coisas, que, em 2008, foi formado grupo de trabalho, com servidores do Executivo e do Legislativo, com o objetivo de revisão, sistematização e compilação das leis municipais. Cláudio classificou a experiência de interessante e revelou que deverá propô-la ao Executivo e ao Legislativo de Campinas. O presidente da Câmara da Capital gaúcha lembrou ainda que, no ano passado, o Legislativo economizou R$ 2 milhões, que foram devolvidos ao Executivo, através de uma série de medidas como redução nos gastos dos gabinetes dos vereadores e das despesas da Câmara com telefonia e combustível.

Taidje Gut (reg. prof. 13614)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada