quarta-feira, 8 de abril de 2009

Câmara Municipal de Araras: Câmara Jovem discute futuras atuações



Assessoria de Imprensa & Cerimonial


Araras, 8 de abril de 2009

Ref: 066/09



A 8ª Legislatura da Câmara Jovem de Araras realizou sua primeira reunião ordinária na tarde desta terça-feira, 7 de abril. Apenas a suplente de secretaria, Dhafne Jessey Tomaz Santos, do Colégio ETCA, não compareceu. Até mesmo os suplentes de vereadores estiveram presentes, acompanhando seus titulares.

A sessão foi curta. Em meia hora, considerando o intervalo regimental, os jovens vereadores cumpriram a pauta. Três vereadores utilizaram o espaço “Palavra Livre”, momento em que eles podem se manifestar sobre qualquer assunto.

Alexandre Gouvêa Junior, do Sesi, falou da situação precária do Centro de Convivência do Idoso. “Ouvi muitos freqüentadores do local reclamando das instalações. Na próxima reunião quero apresentar uma indicação sugerindo à Prefeitura que dê mais atenção para este projeto”.

A presidente Noelle Brandino, da Escola Estadual “Judith Ferrão Legaspe”, usou o momento para falar das várias vezes em que foi questionada sobre o salário dos vereadores jovens. “Muitos ainda não entendem nosso papel e a oportunidade que temos. Eu tenho respondido que é um trabalho voluntário para a nossa cidade e de aprendizagem para todos nós”, disse.

Ela pediu ainda que todos os companheiros exerçam um mandato comprometido com os propósitos da Câmara Jovem. “Façam indicações e apresentem ideias para o melhor desenvolvimento das nossas sessões. E que os suplentes também atuem. Vocês devem ser conselheiros dos vereadores titulares”, completo.

A situação econômica da Prefeitura também foi lembrada. Marcelo Arcerito do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, pediu o entendimento dos colegas quando receberem críticas da população sobre o assunto. “Temos que nos ajudar, mas ouvir as pessoas e mostrar que a dificuldade existe e somente com a união de todos chegaremos à solução”.

A próxima sessão ordinária da Câmara Jovem acontece no dia 5 de maio. Mas antes, em 28 de abril, os vereadores jovens têm um outro compromisso. Eles visitam o prefeito Pedrinho Eliseu, às 16 horas, no Solar “Benedita Nogueira”.

“Estamos ansiosos por este momento. Todas as legislaturas passadas foram recebidas no gabinete. Vai ser nosso primeiro contato com o Poder Executivo. Depois, pretendemos estabelecer contato com as secretarias e, se possível, conhecer o funcionamento de cada uma”, disse Noelle mostrando que a Câmara Jovem deve ser também uma escola de conscientização política para seus integrantes.

Câmara Jovem

O projeto Câmara Jovem foi criado há 8 anos e reúne alunos com idade entre 16 e 18 anos. Na prática, a Câmara Jovem segue os mesmos moldes da Câmara oficial, com vereadores eleitos, sessões ordinárias e possibilidade de elaboração de indicações e moções. Os jovens vereadores só não podem interferir na legislação municipal através de votações, mas podem indicar ao Executivo, e à própria Câmara, a criação de leis que possam vir a beneficiar o município. O mandato é pelo prazo de um ano, com dois recessos que devem coincidir com as férias escolares.

A inspiração veio do Parlamento Jovem Paulista e no caso de Araras as escolas estaduais ou de ensino privado, indicam dois jovens, sendo um titular e um suplente. A forma de escolha dentro da unidade de ensino fica a critério de cada escola e o número de vereadores deve ser sempre igual ao número de Vereadores da Câmara Municipal de Araras.

Rafael Faria

Assessor de Imprensa | CMA

(19) 9749-7121

Foto 007: Integrantes da mesa diretora da 8ª Legislatura da Câmara Jovem de Araras – Rafael Faria | CMA

Foto 011: Alexandre Gouvêa Junior, deve apresentar indicação pedindo melhorias para o Centro de Convivência do Idoso – Rafael Faria | CMA

Foto 012: Noelle Brandino, presidente da Câmara Jovem, cobrou participação ativa dos jovens vereadores – Rafael Faria | CMA

Foto 016: Marcelo Arcerito falou dos problemas econômicos que também afetam a Prefeitura de Araras – Rafael Faria | CMA

2 comentários:

  1. Auspicioso ver a Câmara Jovem de Araras, participativa e atuante, fazendo com que nós gestores que participamos da sua criação, nos sintamos orgulhosos de termos jovens brilhantes, fadados à política consciente e democrática. Abraço a todos e que Deus os abençõe. Maria Amelia - Gestor da EE Profª Judith Ferrão Legaspe"

    ResponderExcluir
  2. Noss meu sonho é ser como vcs sou daqui de Lençois Paulista meu nome é Diego sou da chapa Ação Jovem da escola Rubens Pietraróia inicio-se hoje o projeto CAMARA JOVEM dia 29/07/09 em Lençois Paulista estive na sessão assistindo foi d+ vi tambem a representante dai de araras falo muito bem Parabens.. sempre cobro o formigão a fezer esse progeto com os colegial. Naum é só fundamental que pensam no futuro da cidades mas ainda existe jovens pronto para oq dér e vier e que quér o bem para cidade...Parabens a vcs...E pode me espera estarei ai na sessão dia 7/07 e tambem no Pacto Juvenil estarei tambem ai naum estou na camara jovem mas vo realiza meu sonho mesmo assim mesmo por fora do projeto estarei correndo atras dos meus sonhos e meus objetivos...E sei que vo conquista-lo. Aquarde-me estarei ai dia 07/07 e no pacto juvenil tambem Que DEUS o-abençoe todos vcs e que tudo corra bem ai E lembrese se outras cidades estão fazendo esse projeto é por que este projeto esta dando frutos bons... PARABENS a vcs fica minha saldação a todos vcs jovems da camara e presidentes desse projeto...Tudo De Bom!

    Acredito que realizarei meus sonhos nesse projeto! Serei um Jovem que irei fazer a diferença em Lençois Paulista...Obrigado.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada