quarta-feira, 8 de abril de 2009

Câmara Municipal de Araras: Conselhos aprovam local único para atividades



Assessoria de Imprensa & Cerimonial


Araras, 8 de abril de 2009

Ref: 067/09


Os membros dos conselhos municipais mostraram-se favoráveis ao Projeto de Lei do vereador Léo Gurnhak (PT) para a criação da Casa dos Conselhos. A medida, que deve ser protocolada nos próximos dias, foi tema de uma reunião na manhã desta quarta-feira, 8 de abril, na Câmara de Araras.

Presidentes ou conselheiros participaram da reunião e debateram com o vereador seus anseios e problemas. Também estiveram presentes representantes de entidades e do Poder Executivo. Entre eles, a secretária de Educação, Ana Regina Bortolucci.

Conforme o texto do projeto, a Casa dos Conselhos é um espaço destinado à instalação de órgãos do Poder Executivo Municipal com a finalidade de implementar uma gestão pública ética, transparente, democrática e participativa.

Com a instalação deste espaço será possível conter gastos e dar maior eficácia aos trabalhos. “Hoje eu utilizo toda infraestrutura própria para trabalhar. E tem sido assim com outros membros. Não temos local para reunião, nem mesmo telefone. É tudo uma doação”, disse Marlene Schuks, presidente do Conselho de Alimentação Escolar.

A fala de Marlene foi completada por outros participantes da reunião. Bruna Rafaela Fischer é assistente social na Osaf – Obra Salesiana do Apoio Fraterno, e precisa do contato com vários conselhos. “É uma situação difícil porque, infelizmente, os órgãos não têm um endereço. Perdemos tempo para mobilizar cada um”, completou.

Todas as outras colocações também foram de apoio. Como forma de ajudar o vereador Léo na aprovação da propositura foi decidido que um representante dos presentes deverá ocupar a Tribuna Livre na sessão ordinária de 27 de abril. “Nós queremos mostrar para os outros vereadores que esta não é uma luta isolada, mas uma necessidade de todos os conselhos que só não são mais efetivos por falta de condições do próprio poder público”, emendou Romário Euchário Gouveia Neto, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social.

Ao finalizar a reunião o professor Léo mostrou-se satisfeito e ciente de que está no caminho certo. “Como vereadores temos que atuar conforme os anseios da comunidade e os conselhos, embora muitos não saibam, ou até desconsiderem, têm um papel fundamental na construção da cidadania e na luta pela garantia dos direitos humanos. Eles são órgãos que devem representar o povo junto ao Poder Público”.

Rafael Faria

Assessor de Imprensa | CMA

(19) 9749-7121

Foto 003: Professor Léo quer valorizar o trabalho dos conselhos propondo um local de concentração das atividades – Rafael Faria | CMA

Foto 005: Participantes da reunião apresentaram problemas e necessidades que enfrentam para realizar o trabalho – Rafael Faria | CMA

Foto 012: Célia Melo e Marlene Shuks, integrantes do Conselho de Alimentação Escolar – Rafael Faria | CMA

Foto 007: Bruna Fischer (Osaf) e Silvia Córnia (Conselho Tutelar): opinião comum na falta de estrutura – Rafael Faria | CMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada