terça-feira, 7 de abril de 2009

Crise financeira é discutida no Seminário Nacional de Gestão Pública

Foi realizado, na última sexta-feira (3), o 3º Seminário Nacional de Gestão Pública, que compõe a programação do 89º Encontro de Prefeitos das Cidades Pólo de Minas Gerais. O impacto da crise econômica mundial na administração pública foi um dos assuntos mais importantes durante o evento, promovido pela Associação Brasileira de Municípios. Os prefeitos participantes também puderam conhecer os programas, serviços e assistência técnica prestada pela ABM aos municípios.

“Nesse momento difícil, com a queda da arrecadação, somente unidos e com parcerias é que vamos superar nossas dificuldades, enfrentar os desafios com criatividade, com o comprometimento dos servidores, buscando alternativas para uma administração pública enxuta, diminuindo os custeios para que não seja necessário interromper os investimentos”, destacou o prefeito Paulo César Silva.

A Associação Brasileira de Municípios encaminhará à presidência da República um documento sobre o impacto da crise financeira mundial nas receitas públicas com propostas concretas para ajudar os municípios no enfrentamento das dificuldades provocadas pela queda da arrecadação.

“Uma das propostas mais importantes é a constituição de um grupo de trabalho, com os ministérios da Fazenda e do Planejamento, para a edição de uma Medida Provisória que regulamente os gastos dos municípios com os demais entes federados (Estados e União), já que os municípios brasileiros despendem recursos com despesas que não são de inteira responsabilidade do município, mas que são pagas pelo ente municipal, mesmo pertencendo legalmente aos estados e à União. Esta é uma ação política e institucional extremamente importante para continuarmos melhorando e qualificando a pactuação federativa no Brasil.”, explica o secretário geral da ABM, José Carlos Rassier.

Durante todo o dia, foram debatidas medidas de planejamento público e ações desenvolvidas pela Associação Brasileira de Municípios, em parceria com a Caixa Econômica e com demais parceiros para melhorar os índices de eficiência, eficácia e gestão de resultados na administração pública.

Também participaram da abertura do evento, o chefe de Divisão da Regional de Minas Gerais da Controladoria Geral da União, Márcio Almeida do Amaral e o coordenador do 89º Encontro de Prefeitos das Cidades Pólo do Estado de Minas Gerais, Érick Nilson Souto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada