segunda-feira, 27 de abril de 2009

Câmara Municipal de Araras: Vereadores jovens visitam prefeito nesta 3ª feira


Assessoria de Imprensa & Cerimonial

Araras, 27 de abril de 2009

Ref: 075/09

Vereadores jovens visitam prefeito nesta 3ª feira

Os vereadores que integram a 8ª Legislatura da Câmara Jovem de Araras visitam, nesta terça-feira (28), o prefeito Pedrinho Eliseu (DEM). O encontro está marcado para as 16 horas, no Solar “Benedita Nogueira”, sede da Prefeitura de Araras.

Este vai ser o primeiro contato dos atuais vereadores jovens com o chefe do Poder Executivo. Pedrinho não compareceu na sessão solene de posse e diplomação da atual legislatura, realizada em 27 de março.

Mas esta não é a primeira vez que os vereadores jovens realizam esse tipo de atividade. Em todas as legislaturas passadas o encontro foi possível. A diferença está no novo prefeito. Até então, por sete vezes, foi Luiz Carlos Meneghetti (PPS) quem recebeu os jovens legisladores.

Ansiosa pelo encontro, a presidente Noelle Brandino, da Escola Estadual “Judith Ferrão Legaspe”, vai pedir que este não seja o único contato. “Entendo que a Câmara Jovem pode ajudar na melhoria da cidade. Por isso vamos apresentar, com nossos indicações, ideias de projetos conforme a realidade dos locais em que vivemos”, disse.

Conforme a vereadora, o próximo passo será visitar as secretarias e departamentos da Prefeitura. “A Câmara Jovem nos foi apresentada como escola de cidadania. Por isso, queremos realmente conhecer o funcionamento dessa máquina, chamada Prefeitura, que tem a função de desenvolver a cidade”, conclui Noelle.

O presidente da Câmara, Nelson Dimas Brambilla (PT), avalia positivamente esse encontro. “Sabemos que nem todos os estudantes da cidade têm essa oportunidade. E os nossos vereadores jovens representam então uma significativa parcela da nossa população que tem seus anseios e precisa ser ouvida”, completa.

A próxima sessão ordinária da Câmara Jovem acontece no dia 5 de maio.

O projeto Câmara Jovem foi criado há 8 anos e reúne alunos com idade entre 16 e 18 anos. Na prática, a Câmara Jovem segue os mesmos moldes da Câmara oficial, com vereadores eleitos, sessões ordinárias e possibilidade de elaboração de indicações e moções. Os jovens vereadores só não podem interferir na legislação municipal através de votações, mas podem indicar ao Executivo, e à própria Câmara, a criação de leis que possam vir a beneficiar o município. O mandato é pelo prazo de um ano, com dois recessos que devem coincidir com as férias escolares.

A inspiração veio do Parlamento Jovem Paulista e no caso de Araras as escolas estaduais ou de ensino privado, indicam dois jovens, sendo um titular e um suplente. A forma de escolha dentro da unidade de ensino fica a critério de cada escola e o número de vereadores deve ser sempre igual ao número de Vereadores da Câmara Municipal de Araras.

Rafael Faria

Assessor de Imprensa CMA

(19) 9749-7121

Foto: Integrantes da mesa diretora da 8ª Legislatura da Câmara Jovem durante a 1ª sessão deste mandato – Rafael Faria CMA

Antes de imprimir, lembre-se de seu compromisso
com o Meio Ambiente e do custo que você pode evitar.

LEIA MAIS... www.camara-araras.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada