segunda-feira, 27 de abril de 2009

Furg participa do 4º Congresso Brasileiro de Extensão

A Universidade Federal do Rio Grande (Furg), através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, participa a partir de hoje e até a próxima quinta-feira, 30, em Dourados, Mato Grosso do Sul, do 4º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU). Com a coordenação da pró-reitora, Darlene Pereira, serão apresentados 38 trabalhos de extensão, todos foram realizados na região sul do Estado e aprovados para apresentação no evento.
Os participantes seguem até Dourados de ônibus, oferecido pela instituição, e ficarão alojados gratuitamente no Ginásio Municipal de Esportes, oferecido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, instituição sede do evento.
Entre os trabalhos propostos e aprovados para apresentação estão os cursos de pré-vestibular promovidos por acadêmicos da Furg, sob supervisão de professores, para candidatos em situação financeira frágil; educação popular; prevenção ao uso de drogas; abuso sexual; saúde e educação para a saúde; grupos de leitura; capacitação de educação, entre outros.
O 4º CBEU reforça a política de ampliação da participação de um maior número de universidades, especialmente com a co-participação do Fórum de Extensão das Universidades Comunitárias e o Fórum de Extensão das Instituições de Ensino Superior Particulares, representando o setor privado. O evento terá um caráter social, acadêmico e científico amplo, com interação social com a comunidade e apresentação de trabalhos sob a forma de pôsteres e comunicações orais, cursos e mesas-redondas, além de atividades culturais.

CBEU
A realização do Congresso Brasileiro de Extensão, como um encontro científico congregando nacionalmente todos os que trabalham na área da extensão universitária, cumpre proposta gerada no âmbito do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Essa proposta foi fortalecida com a participação de delegação brasileira no 6º Congreso Iberoamericano de Extensión Universitaria, em Morelia – México, em 2001, a realização do 7º Congreso em São Paulo, sob coordenação do Fórum e organização e execução pela Universidade Federal de São Paulo e o 8º Congresso no Rio de Janeiro sob a coordenação do Fórum e execução da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desta forma, ficou consolidada a realização do Congresso Brasileiro a cada dois anos, alternando assim com o Congresso Iberoamericano. O 1º Congresso Brasileiro de Extensão (CBEU) aconteceu na Universidade Federal da Paraíba em 2002, o 2º CBEU se deu na Universidade Federal de Minas Gerais, e o 3º, na Universidade Federal de Santa Catarina, no ano de 2006.
Encontros nacionais e regionais de pró-reitores, bem como encontros locais, das universidades públicas, particulares e comunitárias, de extensão ou integrados ao ensino de graduação, ocorrem com periodicidade regular, com objetivos predominantemente ligados à definição de políticas para a extensão, apresentação de trabalhos e debates acadêmicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada