quarta-feira, 29 de abril de 2009

Cristovam Buarque participa de Seminário em MS


Escrito por PDT
Ter, 28 de Abril de 2009 10:24

PDT MS

O senador Cristovam Buarque foi a grande atração do 1º Seminário Educacionista de MS, realizado em Glória de Dourados, no último sábado. Buarque reiterou a força e a necessidade da educação para a transformação da sociedade. O senador frisou que a educação é uma linha interminável, sendo um passaporte para o ser humano e um bilhete de loteria premiado: “É uma riqueza diferente, pois quanto mais se dá, mais se tem”, declarou.

Críticas – O senador destacou que por mais humilde que seja o trabalho, é exigido preparação e formação do cidadão, exemplificando com um aparelho celular que sem conhecimento a pessoa não consegue manuseá-lo. Buarque sentenciou: “Nós ainda conseguimos viver sem a educação, mas nem nossos filhos e nem o mundo conseguirão”.

Cristovam Buarque lamentou que culturalmente a educação não seja prioridade no Brasil, sendo encarada como ‘caderneta de poupança’ para muitos. Outro ponto abordado pelo educacionista é a falha política brasileira: “Quando o assunto envolve ricos, as coisas são resolvidas; quando envolve pobres, não são. Se analfabetismo fosse contagioso, já teria sido erradicado, como já foi erradicada a paralisia infantil”.

PROUNI – Outra importante ponderação que Buarque fez foi sobre o Prouni, programa que projetou quando era ministro da Educação: “Era para ser um programa educacional, hoje é um programa social. Precisávamos investir na formação de professores e que os beneficiários tivessem a responsabilidade de cumprirem uma carga horária como alfabetizadores de adultos”, destacou.

Ao finalizar sua palestra, Buarque explicou que o analfabetismo pode ser vencido em quatro anos, durante um mandato de presidente da República e deixou uma mensagem muito forte: “O mundo será construído pelos educadores ou será destruído por todos os outros”.

Organizado pelo Movimento Educacionista, o Seminário contou com a presença do deputado estadual Onevan de Matos, do coordenador do Movimento Educacionista do Estado Eustáquio Alves, prefeito Arceno Athas Júnior, o presidente municipal do PDT Jairo Vasconcelos, prefeitos, vereadores e educacionistas.

Fonte: PDT MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada