segunda-feira, 30 de março de 2009

Da Câmarande Araras SP: Homenagens encerraram Semana do Município 2009


Câmara Municipal de Araras

Assessoria de Imprensa & Cerimonial

Araras, 30 de março de 2009

Ref: 059/09

Homenagens encerraram Semana do Município 2009

Ararenses que ajudaram na construção da história de Araras. A noite de homenagens às 11 personalidades, escolhidas pelos vereadores, encerrou as comemorações da Semana do Município 2009, na Câmara Municipal.

O evento, realizado na noite de sexta-feira, 27 de março, atraiu a atenção de familiares e amigos de cada um dos homenageados. Eles puderam ouvir a história resumida dos escolhidos justificando o motivo da outorga da Medalha Mérito Cívico 24 de Março.

O nome da honraria faz alusão à data de emancipação político-administrativa da cidade, que neste ano completou 138 anos. Ela é destinada aos ararenses que tenham prestado relevantes serviços à comunidade no âmbito em que atuam.

Neste ano, foram homenageados: Pedro Pessotto Filho, Maria Eliza Melare Archangelo, Andrenilza Ulson Canônico Pontes, Alcyr José Matthiesen, Rita de Cássia Camargo Preto Píspico, Francisco Albino Assumpção Castro, Nello José Scarcella, Genny Pires Gonçalves Tiritilli, Isabel Aparecida Pavan Castellar, Virgílio Buzon e Regina Dalva Michielin.

Conforme o Decreto Legislativo, de dezembro de 2007, cada medalha ainda foi acompanhada de um diploma. Apenas a cantora Maria Eliza, a Magui, não esteve presente. Segundo o marido, Edelson Archangelo, que a representou, ela só não estava triste porque se ausentou para cantar.

Durante a entrega das medalhas não faltaram momentos de emoção. O jornalista Pedro Pessotto Filho disse que foi muito bom retornar à Casa que um dia ele presidiu e ser homenageado, mesmo não se achando merecedor.

Isabel Castellar, idealizadora da Amcra – entidade que trabalha com familiares e portadores do vírus HIV, ofereceu a honraria também às pessoas que dividem o trabalho com ela.

O ex-vereador Virgilio Buzon, também conhecido como Tuíco, usou a mesma simplicidade empregada nos tempos como legislador para agradecer. Disse que sua vida foi dedicada a ajudar os menos favorecidos.

A médica, e atual secretária de saúde, Rita de Cássia Píspico, ofereceu a medalha ao pai, já falecido, que nem chegou vê-la exercendo a profissão. Enquanto Genny Tiritilli também dividiu o prêmio com os companheiros de profissão. “Professores que lutam pela qualidade no ensino e por condições dignas de trabalho para os educadores”, disse.

Andrenilza Canônico Pontes e Nello José Scarcella enfatizaram a acolhida que sempre tiveram de Araras para a realização de seus projetos pessoais e Francisco Castro assumiu um compromisso de se dedicar ainda mais pela comunidade.

O historiador Alcyr Matthiesen, ao discursar, disse que uma das grandes realizações é ser homenageado por alguns de seus ex-alunos e citou vários vereadores presentes.

A última a receber a Medalha Mérito Cívico 24 de Março foi a professora Regina Dalva Michielin. Ela foi aplaudida de pé por todos os presentes e esbanjava no sorriso total gratidão.

Homenageados

Pedro Pessotto Filho: Comerciante aposentado, com formação técnica em contabilidade e bacharel em direito, além de jornalista. Foi correspondente do Jornal “O Estado de São Paulo” e do “Jornal da Tarde”. Atuou ainda em vários meios de imprensa da cidade de Araras. Foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Araras entre os anos de 1969-1970, além de dirigir, coordenar ou presidir várias instituições locais. Além disso, foi coordenador da Câmara Jovem, desde os preparativos para sua criação.

Indicação: Breno Zanoni Cortella.

Maria Eliza Melare Archangelo, a Magui: Bióloga, empresária, cantora, produtora e professora. Além disso ela é autora e agenciadora de projetos culturais para inclusão na Lei Rouanet. Em 2003 teve um projeto aprovado pelo Ministério da Cultura para realização de shows pelo Brasil, sendo o primeiro aprovado na cidade. No ano passado a beneficiada foi a Orquestra Pé de Moleque. Leciona há quase 20 anos e atualmente coordena um projeto em aplicação na Zona Leste sobre Qualidade de Vida.

Indicação: Carlos Jacovetti.

Andrenilza Ulson Canônico Pontes: Uma mulher que muitas vezes deixou seus próprios filhos para ajudar crianças carentes de nossa cidade, abdicando de seus momentos em família para socorrer o próximo. É tesoureira da Associação das Damas de Caridade de São Vicente de Paulo, há mais de 40 anos, onde tem trabalhado incessantemente, com carinho especial pela creche e pelas casas que a associação mantém, cuja verba de aluguel também é revertida em projetos sociais.

Indicação: Derci Agemir Tófolo.

Alcyr José Matthiesen: Magistério, ciências biológicas, desenho, cinema, artes plásticas e a história do município de Araras sempre fizeram parte da vida deste homenageado. Possui uma força de vontade imensa em busca do conhecimento. Em 2000 chegou a defender uma tese de mestrado em Farmacologia, na Unicamp. É apaixonado por cinema, chegou até rodar um filme em 16 mm sobre os bandeirantes. Também colaborou com diversos jornais de Araras e é autor de vários livros, mantendo vivos acontecimentos importantes da formação do município.

Indicação: Eduardo de Moraes.

Rita de Cássia Camargo Preto Píspico: Graduada em medicina pela Faculdade de Medicina de Pouso Alegre, essa ararense tem uma trajetória de 20 anos dedicados à carreira médica. É especialista em Ginecologia e Obstetrícia, com pós-graduação em Promoção de Saúde. Médica do Corpo Clínico da Santa Casa de Misericórdia de Araras e cooperada da Unimed de Araras. Atuou na implantação do Hospital Municipal, localizado na Zona Leste. E atualmente está à frente da Secretaria Municipal de Saúde, comandando um dos serviços mais essenciais à coletividade.

Indicação: Erinson Mercatelli.

Francisco Albino Assumpção Castro: Extrovertido, festeiro, firme nos ideais, altruísta. Estas são apenas algumas das muitas qualidades deste homenageado. Uma pessoa que não teve desafios. Que, ao contrário, os abraça e os defende com toda a sua capacidade. Advogado, bem sucedido. E hoje esta à frente de uma das entidades de maior credibilidade e respeito do município: é sócio-fundador e presidente da Associama – Associação dos Amigos da Santa Casa. São mais de 20 anos de dedicação ao Hospital São Luiz. É dono ainda de uma voz que surpreende, além de possuir uma oratória impecável.

Indicação: Irineu Norival Maretto.

Nello José Scarcella: Técnico em Contabilidade, foi inspetor fiscal em 40 municípios. Mas entre seus maiores orgulhos está a contribuição com entidades que tem a finalidade de ajudar o próximo: Fundação Nossa Senhora do Patrocínio, Fundação Educativa e Cultural do Sistema de Radiodifusão “Cidade de Araras”, e Associação Recanto dos Leões, ligada ao Lions Clube de Araras. É ainda um amante do esporte e da literatura, sagrando-se campeão em várias competições com suas poesias e contos. em viteratura, sagrando-se campas. Radiodifuso prrecebe das mdo munic com todos os itens descriminados.ra, defendendo os dese

Indicação: José Roberto Rimério.

Genny Pires Gonçalves Tiritilli: Sinônimo de luta e de talento na arte de ensinar. E desde muito nova mostrava-se determinada a buscar caminhos ainda mais vultuosos. Por 25 anos lecionou na rede pública de ensino, e desde sua aposentadoria, dedicação à luta pelo Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo. Foi uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores em Araras e assumiu por dois meses o cargo de vereadora nesta Casa de Leis. Ao citar seu nome, impossível não lembrar de Educação e condições dignas para o exercício de uma das profissões mais nobres.

Indicação: Léo Gurnhak.

Isabel Aparecida Pavan Castellar: Uma vida dedicada ao voluntariado. Em 1994 ela ingressou na Pastoral da Criança. Adotou uma filha portadora do HIV e então veio a inspiração para fundar uma entidade que desse apoio às pessoas portadoras do HIV, nascia aí a Amcra: Associação Amigos da Criança de Araras, que hoje presta atendimento a 140 famílias com casos de HIV/ Aids e acolhe diariamente de 60 a 70 crianças que convivem com soro positivos e levam, por conseqüência, a carga do preconceito e exclusão.

Indicação: Magda Regina Carbonero Celidório.

Virgilio Buzon: Um homem simples, mas que na simplicidade conquistou o respeito de muitos ararenses, sendo sempre um dos vereadores mais votados da história de Araras, em tempos em que o legislador nada recebia por seu mandato. Por aqui trabalhou como fiscal de saúde, cargo ligado ao Governo do Estado de São Paulo. Era até dele a incumbência de verificar a aplicação de campanhas de vacinação.

Indicação: Marcelo Fachini.

Regina Dalva Michielin: Uma profissional que foi responsável pela formação de diversas gerações. Foram 32 anos lecionando na Escola Dr. Cesário Coimbra e Faculdade de Ciências e Letras, além de ocupar o cargo de diretora geral da Uniararas, convidada pelo próprio Dr. Hermínio Ometto. Com graduação em letras neo-latinas, domina o italiano, o francês e o espanhol, além de ser uma exímia conhecedora da língua portuguesa. Nesta noite ela representa tantos educadores que ajudaram na formação de tantos filhos desta Terra.

Indicação: Nelson Dimas Brambilla

Rafael Faria

Assessor de Imprensa | CMA

(19) 9749-7121

Legendas
Mérito Cívico 66: No primeiro plano: ararenses homenageados com a Medalha Mérito 24 de Março. Ao fundo a mesa diretora.

Mérito Cívico 12: O jornalista Pedro Pessotto Filho e o vereador Breno Cortella

Mérito Cívico 16: Edelson Archangelo recebendo a homenagem da vereadora Magda. A cantora Magui não pode comparecer

Mérito Cívico 17: Andrenilza Canônica foi a indicada do vereador Derci Tófolo

Mérito Cívico 22: Eduardo de Moraes homenageou o professor e historiado Alcyr Mathhiesen

Mérito Cívico 28: Rita Píspico e o vereador Erinso Mercatelli

Mérito Cívico 33: José Roberto Rimério (Miqueira) entregou a medalha ao companheiro leão Nello José Scarcella

Mérito Cívico 37: Fran Castro, homenageado pelo vereador Irineu Maretto

Mérito Cívico 59: Isabel Castellar dividiu a honraria com os colegas de trabalho na Amcra

Mérito Cívico 60: Ex-vereador Virgilio Buzon com o vereador Marcelo Fachini

Mérito Cívico 94: Professor Regina Dalva Michiellin entre o presidente Nelson Brambilla e a esposa dela, Elaine Brambilla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada