quinta-feira, 23 de abril de 2009

Notícias da Câmara de Porto Alegre: Durante o período destinado às comunicações de lideranças, os vereadores trataram dos seguintes temas:


Lideranças

JOGADORES - Lembrando que os jogadores de futebol "são artistas que fazem milhões de pessoas chorarem ou rirem", Tarciso Flecha Negra (PDT) lamentou a situação do ex-jogador do Grêmio, Alcindo Marta de Freitas, que sofre de diabetes e ficou cego de um olho. "Causa tristeza imensa, pois o jogador se esforça para que torcedores tenham alegrias." Tarciso observou que, entre os grandes jogadores de futebol, poucos conseguem viver em boas condições financeiras após a aposentadoria. "A responsabilidade não é dos clubes e sim do governo". Ele se propôs a levar documento ao ministro dos Esportes pedindo providências que permitam dar vida digna aos jogadores após a aposentadoria. (CS)

ATLETAS - Dr. Raul (PMDB) também lamentou a dura realidade vivida pelos ex-jogadores de futebol. Segundo ele, hoje muitos jogadores profissionais são vítimas da diabetes ou da hepatite C, já que, há alguns anos, não se utilizavam seringas descartáveis para o tratamento de lesões dos atletas. "O esporte de competição traz sequelas que precisam ser minimizadas", disse Dr. Raul. Lembrou que os clubes maiores têm infraestrutura, mas os clubes pequenos, não. "O esporte deve fazer parte da vida de todos, mas de forma integrada, praticando exercícios durante toda a vida útil. Atletas que foram exemplos para todos hoje estão sendo penalizados pela falta de preparação para a aposentadoria. (CS)

CRACK - Maria Celeste (PT) destacou que o uso do crack se tornou endemia no Estado. Defendeu a necessidade de se incluir, no Plano Plurianual de Porto alegre, emendas que permitam recursos para o tratamento e a prevenção do problema. Citou pesquisa da UFRGS segundo a qual 39% dos atendimentos, na Capital, são de internações pelo crack, em que a maioria de usuários é de homens. "Entre as 2 mil crianças de rua em Porto Alegre, em 2008, 30% delas tinham contato e uso continuo com a droga. Infelizmente, em 2008, uma emenda ao Orçamento que propunha programa de internação para crianças e adolescentes não foi aprovada pela Câmara." (CS)

CAPANGAS - Pedro Ruas (PSOL) disse que o país ficou perplexo, ontem, assistindo ao debate entre ministros Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes, do STF. Lembrando se normal a divergência entre ministros durante os debates, Ruas disse que causou perplexidade a "declaração séria e importante" de Joaquim Barbosa de que Gilmar Mendes teria capangas em Mato Grosso. Lembrou que não é primeira vez que surge essa denúncia, já veiculada pela revista Carta Capital. "Agora, em rede nacional, a acusação vem de outro ministro do STF. A Nação exige e merece resposta sobre esse escândalo de proporções gigantescas. A denúncia coloca em xeque todo o Poder Judiciário do país." (CS)

JUDICIÁRIO - Reginaldo Pujol (DEM) comentou que enquanto a Câmara encontra-se debruçada sobre os problemas da cidade, como a revisão do Plano Diretor, a sociedade vê pela mídia a fragilidade do Poder Judiciário. “Sabemos que o Legislativo do Brasil está sempre envolvido em denúncias e lambanças, mas não podemos aceitar que a suprema corte do país também esteja”, afirmou referindo-se às declarações do ministro Joaquim Barbosa envolvendo o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. “É deprimente ver que a falta de ética e de moralidade também afeta o Judiciário”. (ES)

EXPLORAÇÃO - Maristela Maffei (PCdoB) condenou a exploração do trabalho infantil em Porto Alegre. Ao comentar sobre uma criança que fazia panfletagens para uma sauna nas ruas da cidade, Maffei pediu que a Câmara enfrente a questão com rigor e atenção. “O comércio informal representa quase 70% da economia e as crianças estão no centro destas atividades ao contrário de frequentarem a escola. É fundamental que os vereadores estejam debruçados para achar soluções”, disse. Para a vereadora, os exploradores representam são uma câncer e devem ser banidos da sociedade. (ES)

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)

Leia mais... www.camarapoa.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada