sábado, 18 de abril de 2009

Jornalistas são homenageados pela Câmara de Vereadores de Palmas

Vereadores destacaram a importância do trabalho dos jornalistas na garantia dos direitos do cidadão, o que contribuí para o fortalecimento da democracia

Terminou em clima de festa a sessão solene em homenagem aos jornalistas, realizada nesta quinta-feira, 16, e que reuniu autoridades, profissionais, estudantes e professores da área de comunicação. Cinco jornalistas pioneiros que contribuíram para o avanço da comunicação no Estado e em Palmas foram homenageados em nome de toda a categoria.

Gilson Cavalcante, do Jornal Opção; Penaforte Diaz, assessor da Assembléia Legislativa; Jocyelma Santana, repórter e apresentadora da TV Anhanguera e professora da UFT; Suzana Barros, subsecretária de Comunicação do Estado e Márcio Di Pietro, repórter fotográfico da secretaria de Comunicação do Estado receberam das mãos dos vereadores uma placa com os seguintes dizeres: “O reconhecimento pelos relevantes trabalhos prestados à sociedade palmense, por meio de sua atuação na imprensa, cuja postura tem sido pautada pela ética e respeito ao cidadão.”

Em seu pronunciamento representando todos os homenageados Gilson Cavalcante reclamou que os políticos costumam confundir interesses das empresas de comunicação com a missão dos jornalistas. Explicou que há enorme distância entre a ideologia da empresa que vê a informação como mercadoria com a qual obtém lucros e o jornalista que concebe a informação como um bem social a que todos têm direito. “Sou cético com o poder público, prefiro me enclausurar e tocar o barco.” Finalizou o jornalista que ainda brindou o público presente com a leitura de poemas de sua autoria.

A subsecretária de Comunicação do Estado Suzana Barros que ao chegar de viagem se deslocou direto do aeroporto para a Câmara a tempo de receber a homenagem destacou que a Câmara Municipal de Palmas tem uma representação especial na sua trajetória profissional. “Foi nesta Casa que primeiramente atuei na assessoria de comunicação, como repórter, vinda de Teresina, Piauí, como tantos outros, cheia de sonhos e projetos de vida. Foram momentos especiais, difíceis, já que tudo era muito novo para todos. Porém, foram momentos ricos em aprendizado.” Disse.

Todos os 11 vereadores presentes, ausência apenas do vereador Ivory de Lira (PT), fizeram pronunciamento ressaltando a importância do trabalho dos jornalistas para a garantia dos direitos do cidadão e fortalecimento da democracia. O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins Élcio Mendes fez um forte apelo pelo cumprimento das prerrogativas da profissão. Formação acadêmica, registro profissional e compromisso ético. “O Sindicato tem travado uma luta árdua em defesa da profissão de jornalista e tem conquistado avanços.” Frisou ao enumerar as conquistas tanto no setor público quanto na iniciativa privada.

Em seu pronunciamento o presidente da Casa Wanderlei Barbosa (PSB) parabenizou os jornalistas e ressaltou que a iniciativa da sessão solene era uma forma do Parlamento reconhecer a importância do profissional no desenvolvimento de Palmas. “Uma homenagem extensiva a todos os profissionais que honram esta profissão.” Finalizou.



Perfil dos homenageados
GILSON CARLOS CAVALCANTE
Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás, Gilson Cavalcante veio para o Tocantins em janeiro de 1989, com a criação do Estado, onde trabalhou na Organização Jaime Câmara (Jornal do Tocantins e Rádio Miracema), foi servidor da Secretaria de Comunicação do Estado naquele ano e correspondente do Correio Braziliense. Ainda em Miracema, ajudou a criar o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Tocantins, entidade da qual foi o primeiro presidente.
Foi Assessor de Comunicação da campanha vitoriosa do então candidato a governador Moisés Avelino, em 1990, e em 1991, mudou-se para Palmas, quando assumiu a Assessoria de Comunicação do Governo Avelino. Gilson Cavalcante já passou por vários periódicos da Capital e hoje é Assessor de Comunicação da Secretaria Estadual de Governo e correspondente do Jornal Opção de Goiânia.

Jornalista e poeta, com quatro livros de poesia publicados, de forma independente: "69 Poemas - Dos Lençóis e da Carne", em parceria com Hélverton Baiano, "Lâmpadas ao Abismo". "Ré/Inventário da Paisagem" e "Poemas da Margem Esquerda do Rio de Dentro", este contemplado com menção especial no concurso literário nacional PRÊMIO CIDADE DE JUIZ DE FORA, em 2001. Já ganhou vários concursos literários em Goiás e em outras regiões, com poemas avulsos. Lança agora em maio seu novo livro de poemas premiado pela Bolsa Dr. Maximiano da Matta Teixeira, no ano passado, cujo título é “O Bordado da Urtiga”.


RAIMUNDO PENAFORTE DIAZ

O jornalista Raimundo Penaforte Diaz é piauiense, formado na primeira turma de bacharéis em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-graduado em Comunicação e Novas Tecnologias pela Universidade do Tocantins (Unitins), e em Política, Estratégia e Desenvolvimento Regional pela da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra e UFT. Penaforte é, também, especialista em Turismo e Marketing Político e roteiro para TV e cinema.

Após um ano trabalhando em rádio no Piauí, veio para o Tocantins em 1992 onde reside até hoje. Desde então, trabalhou como editor, repórter e redator em vários veículos de comunicação (rádio, TV, jornais e revistas), assessorias de imprensa e agências de publicidade. Também trabalhou no primeiro jornal diário do Estado (o Correio Tocantinense) e lançou o primeiro jornal voltado exclusivamente de turismo no Tocantins (o Tins Jornal), sendo um dos jornalistas responsáveis pelo lançamento do Jalapão como atração turística.

Foi diretor de Comunicação da Codetins, Câmara Municipal de Palmas e da Assembléia Legislativa do Tocantins. Hoje exerce, como efetivo, a função de Consultor Legislativo/Jornalista, lotado na Diretoria de Comunicação da Assembléia (DICOM). O que mais caracteriza seu trabalho profissional é seu poder de observação e crítica. Suas colunas nos periódicos “O jornal” e “Voz do Tocantins” sempre renderam muitas polêmicas e admiração dos leitores.


JOCYELMA SANTANA

Jocyelma Santana é jornalista, formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás em 1994 e Direito pela Universidade Católica de Goiás no mesmo ano. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (UFG/2003).

Começou a carreira como repórter de TV, na emissora afiliada ao SBT em Araguaína (TO), em 1995. Desde 1996 faz parte da equipe da TV Anhanguera/Rede Globo no Tocantins, onde já atuou como repórter e agora exerce as funções de editora e apresentadora do Jornal Anhanguera 1ª Edição.

É professora do curso de Jornalismo do Ceulp/Ulbra, desde 2004, e Jornalista concursada da Secretaria Estadual da Comunicação (desde 2002), com exercício funcional na Secretaria Estadual da Juventude. Colabora com reportagens para o Jornal O Estado de São Paulo (Estadão), como freelancer. É também co-autora do livro "Viver de Cara Limpa - uma escolha", com Ricardo Ribeirinha.

Filha de missionários batistas veio para o Tocantins com um ano de idade e já morou nas cidades de Araguatins, Miranorte, Itacajá, Miracema e Araguaína. Ao se casar, em 1998, mudou-se para a capital, Palmas. Casada com Marcos Martins é mãe de Tharcio José (6 anos), Marjorie Beatriz (4 anos) e Luiz Antonio (1 ano).

SUZANA BARROS
Natural de Teresina (PI), Suzana Araújo Barros é formada em Comunicação Social, Habilitação Jornalismo pela UFPI – Universidade Federal do Piauí. Chegou a Palmas em abril de 1992, para trabalhar em agência de publicidade. A primeira Assessoria de Comunicação na qual trabalhou no Estado foi a da Câmara Municipal de Palmas, na gestão do então presidente Rogério Alves, onde desempenhou a função de repórter.

Atuou como repórter no Legislativo Estadual, na prefeitura de Palmas, em assessorias de comunicação de várias pastas do governo do Estado, foi uma das fundadoras do jornal impresso “Tins e Tais” e hoje exerce a função de subsecretária da Comunicação do Estado. Susana Carrega na bagagem o mérito de ter fundado, no Tocantins, a ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, da qual foi presidente por dois mandatos.

Dinâmica e apaixonada pela profissão, sempre defendeu o Jornalismo como um instrumento de desenvolvimento social e vê no exercício da atividade da Assessoria de Imprensa um importante meio estratégico para a defesa da informação.
Artista plástica, Suzana Barros também expressa suas emoções através da pintura, tendo exposto trabalhos no Tocantins e em diversos estados do País, a exemplo de Goiás e Distrito Federal; e no Exterior, em Paris, no Ano do Brasil na França, em 2006.

É casada com Moacir Odria Rodrigues. Sua família no Estado é formada, basicamente, pelas grandes amizades que conquistou ao longo desses 17 anos, quando elegeu o Tocantins sua nova morada, de corpo e de coração.

MÁRCIO DI PIETRO

Final do milênio e a criação cidade de Palmas, capital do recém criado Estado do Tocantins surge como ponte para um futuro que iria mudar definitivamente o perfil da região e do país. Foi uma grande oportunidade que Márcio Di Pietro teve ao participar deste momento histórico e juntamente com a sua experiência profissional como repórter fotográfico, pode registrar os seus primeiros passos.

Depois de atuar na imprensa nacional em Brasília, onde trabalhou no Jornal de Brasília, no Globo, Jornal do Brasil, Estadão, nas revistas Isto É e Afinal, contribuiu para a divulgação dos fatos que aconteciam aqui na região.

De São Paulo, onde nasceu em 1952 até chegar aos dias de hoje, foram quase 35 anos de jornalismo vividos em diferentes regiões Brasil, acompanhando as transformações sociais e políticas que foram incorporadas na sua vida e na dos seus três filhos. Palmas é a cidade onde mais tempo residiu e onde pode colaborar em vários momentos na implantação da estrutura da comunicação e também na valorização do jornalista como categoria profissional

Os momentos iniciais do Jornal do Tocantins e da Secretaria da Comunicação do Estado fazem parte da sua trajetória, onde as primeiras imagens foram captadas e transformadas em informações, para que os leitores pudessem saber que neste lugar, algo muito diferente estava acontecendo do restante do país. Foram milhares de imagens em jornais, revistas, campanhas publicitárias e exposições que mostram ao Brasil e até no exterior a realidade desta região e de seu povo.

(Com informações da Ascom Câmara)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada