sábado, 18 de abril de 2009

Novo Hamburgo RS: Comissão visita canteiro de obras do Trensurb no dia 29, Para Carlinhos, lixão é uma bomba prestes a explodir

Ica parabeniza a agilidade da obra

A Comissão de Obras e Serviços Públicos do Legislativo, presidida pelo vereador Ricardo Ritter (PDT), visitará o canteiro de obras da expansão do trem. A visita ocorre no dia 29 de abril. Ica apontou nesta terça-feira que a obra está a apenas cem metros da entrada de Novo Hamburgo. "Estou muito feliz, porque a obra está a mil. Semana que vem já deve estar aqui. O município está conseguindo, mesmo que no final do governo Lula, obras importantes para cá", comemorou.

Além de Ica, a Comissão de Obras e Serviços Públicos é integrada pelos vereadores Ito Luciano (PMDB) e Gilberto Koch (PT).

A Câmara conta também com uma Comissão Especial para Acompanhamento das Obras de Extensão do Trensurb até Novo Hamburgo - Comissão Pró-Trensurb, composta pelo presidente Antonio Lucas e pelos vereadores Gilberto Koch, Ricardo Ritter, Jesus Martins, Gerson Peteffi, Ito Luciano, Leonardo Hoff e Volnei Campagnoni. A portaria 43/2009, que cria a Comissão, é do dia 10 de fevereiro.

Vereadores debateram o assunto nesta terça

O tratamento de lixo em Novo Hamburgo foi debatido na sessão desta terça-feira, 14. A atual situação dos lixões da Roselândia e do Lima foi considerada pelo vereador Luiz Carlos Schenlrte (PMDB) "uma bomba prestes a explodir". Carlinhos disse estar preocupado principalmente com os moradores das proximidades e sugeriu: "O lixo aqui poderia ser aproveitado como energia elétrica ou gás veicular". A transformação dos resíduos em energia, conforme o vereador, já ocorre em cidades como Salvador e Curitiba.

O vereador Gilberto Koch (PT) informou que são pagos R$ 66 por tonelada de lixo enviada para Minas do Leão. "O Município produz 150 toneladas de lixo por dia. Deste total, nem 3% é aproveitado", declarou. Betinho defendeu a realização de um estudo para ver a viabilidade de um projeto de compostagem, pois biólogos acreditam que a população não possui consciência no que se refere à separação do lixo.

Sergio Hanich (PMDB) destacou também a importância da utilização de áreas licenciadas para depósito de lixo.

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara participa nesta quarta, 15, às 18h30min, de uma reunião com o secretário municipal de Meio Ambiente, Ernani Galvão. Na pauta está a programação da Semana do Meio Ambiente, que acontece em julho. A Comissão é formada pelos vereadores Gilberto Koch, Luiz Carlos Schenlrte e Jesus Maciel Martins.

No dia 22 de abril, das 9h às 17h, ocorre o 2º Seminário da Comissão Intermunicipal Legislativa de Acompanhamento das Ações Pró-Sinos. O evento ocorrerá no plenário do Legislativo. Serão debatidos o panorama nacional da situação do saneamento básico e as políticas de recursos hídricos - alternativas para Bacia Hidrográfica do Rio do Sinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada