quarta-feira, 20 de maio de 2009

LEGISLATIVO DE BOTUCATU SP É NOTÍCIA: PROJETO QUE PROÍBE QUEIMA DA PALHA DA CANA DE AÇÚCAR TRAMITA NA CÂMARA MUNICIPAL

Está tramitando na Câmara Municipal, um projeto de lei de autoria do vereador Carlos Trigo (PT), que dispõe sobre a eliminação da queima da palha da cana-de-açúcar, no Município de Botucatu, e dá providências correlatas.
O objetivo é o evitar o uso do fogo como método despalhador e facilitador do corte da cana-de-açúcar, no município de Botucatu e o emprego do fogo, como método de limpeza, preparo do solo para o plantio e a colheita da cana-de-açúcar eliminando esses procedimentos de forma gradativa.
O vereador explica que a medida é benéfica para o meio ambiente de Botucatu e região. “Botucatu é conhecida como “A Cidade dos Bons Ares”, por isso temos de preservar a qualidade do nosso ar, buscando outras alternativas menos agressivas à nossa natureza local, bem como contribuir com o combate ao preocupante aquecimento global. A pressão mundial que existe sobre as indústrias para que adotem medidas de proteção ao meio ambiente, faz com que as empresas reformulem suas estratégias competitivas incluindo a variável ambiental. A produção sucroalcooleira não está fora desse contexto e deve se adaptar a essa nova realidade, já que é responsável por significativa degradação ambiental fazendo com que os recursos naturais, cada vez mais escassos, caminhem a passos largos para uma possível exaustão. A apresentação deste Projeto de Lei pretende garantir a saúde da população, a preservação de áreas de interesse ambiental, a proteção, preservação e a recuperação das nossas bacias hidrográficas. Se é verdade que as queimadas estão com os seus dias contados não há nenhuma razão para questionamentos já que o Projeto de Lei visa restringir gradativamente a prática de queima da palha da cana, prevendo a extinção total da ação no ano de 2012, daqui a três anos. Sem medo de errar, afirmo que a cana não dá emprego, dá trabalho... escravo, e, se houver queima de palha da cana, há ainda o prejuízo ao meio ambiente que tem um valor inestimável. Justamente para preservar a natureza e a vida de todos nós é que elaborei esse presente projeto de lei”, informa Trigo.
O Projeto ainda não tem previsão para ser analisado pelos vereadores da Casa de Leis Botucatuense, mas está tramitando nas comissões permanentes da Câmara Municipal.

Leia mais sobre este e outros temas... http://www.camarabotucatu.sp.gov.br/

Assessoria de Imprensa
Érika Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada