terça-feira, 19 de maio de 2009

NOTÍCIAS DO LEGISLATIVO MUNICÍPAL DE SANTA ROSA RS: Educação foi tema de Sessão Especial



A Câmara de Vereadores recebeu na última segunda-feira, a presença da equipe da Secretaria Municipal de Educação coordenada pela professora Neli Cadaval, que apresentou aos vereadores um relatório das atividades desenvolvidas nos primeiros quatro meses de administração.

Segundo o relato da secretária, a rede municipal de ensino atende hoje uma demanda de 5.315 alunos, divididos em 4.211 alunos das Escolas de Ensino Fundamental e 1.104 das Escolas de Educação Infantil. Para o atendimento desta demanda, a secretaria de educação possui uma equipe formada por 505 professores e 76 funcionários, entre agentes administrativos e serventes.

A secretária fez um relato individual das escolas municipais, destacando que a Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima atende a maior demanda, são 703 alunos matriculados em 2009.

Uma das maiores preocupações da Secretaria Municipal é com a qualificação, tanto com os espaços pedagógicos como a qualificação dos profissionais que atuam nas escolas de educação infantil. Segundo a diretora pedagógica, professora Neuzete, “cuidar e educar” tem sido a filosofia da secretaria para orientar os profissionais que atuam nas Escolas de Educação Infantil.

Com relação a plano de carreira do magistério municipal, a Secretária informou que na segunda quinzena de maio estará sendo formada uma comissão que tratará do assunto com a categoria, sendo a efetivação do plano uma meta da administração municipal.

Sobre o programa “Bolsa Família” a secretária informou que atualmente são atendidas em Santa Rosa 6.200 famílias, e um grupo gestor está encarregado de realizar, constantemente, um acompanhamento dos beneficiados e a avaliação periódica dos critérios do programa.

Neli Cadaval informou que o município atende hoje uma demanda de 2.480 alunos no transporte escolar, os quais são atendidos por uma frota de 42 veículos, na sua grande maioria, terceirizada. Atualmente está sendo realizado pelos técnicos da secretaria, um novo mapeamento dos roteiros, através do sistema GPS, que possibilitará, de forma mais precisa, dimensionar os roteiros e a quilometragem percorrida.

Para melhorar o serviço do transporte escolar, o município encaminhou a aquisição de 3 novos ônibus junto ao governo federal, através do programa “Caminho da Escola”. Os novos veículos serão usados para atender uma parcela da demanda do transporte escolar.

Questionada pelos vereadores sobre a falta de vagas na rede municipal, a secretária informou que as metas da secretaria é atender toda a demanda existente, dependendo da implementação do cronograma de investimento. Nesta linha, informou que o município já adquiriu um terreno junto a vila Julio de Oliveira e aguarda a documentação que foi encaminhada à Brasília para dar inicio as obras que atenderá toda a demanda das vilas Julio de Oliveira, Valdemar Pisoni e Pedro Speroni.

Outras localidades também serão beneficiados como a Vila Glória, através da construção de uma Escola de Educação Infantil e o Bairro Sulina, com a ampliação da já existente.

Leia sobre outros temas... www.camarasantarosa.rs.gov.br


Atenciosamente

Câmara de Vereadores de Santa Rosa.

www.camarasantarosa.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada