quarta-feira, 20 de maio de 2009

NOTÍCIAS DO LEGISLATIVO MUNICÍPAL DE FLORIANÓPOLIS: Câmara discute provável demissão de 2.500 empregados da Brasil Telecom



O encaminhamento de nota de repúdio, subscrita pelos 16 vereadores, ao ministro do Trabalho, Carlos Lupi; à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), à Assembléia Legislativa e governo do Estado, para que tomem alguma atitude, foi o encaminhamento dado pelo Legislativo de Florianópolis, hoje (19), em audiência pública, em seu plenarinho, resultante de requerimento apresentado pelos vereadores Gean Loureiro (PMDB) e Márcio de Sousa (PT), para discutir alternativas à provável demissão de quase todos os funcionários da empresa telefônica Brasil Telecom em Santa Catarina, recentemente assumida pela Oi Telecomunicações. A audiência foi no âmbito das Comissões de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Pública e de Trabalho, Legislação Social e Serviço Público. Outro encaminhamento deliberado foi o de convidar a direção da Oi Telecomunicações a prestar esclarecimentos à Assembléia Legislativa, que foi sugerida a agendar uma audiência pública para discutir o assunto.
O diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações de Santa Catarina (Sintel), José de Sousa, esclareceu que, diante de números divergentes, é de 2.500 o número de empregados da Brasil Telecom ameaçados de demissão, no Estado, com a venda da empresa à Oi Telecomunicações. Dos 2.500, cerca de 1.500 estão lotados no serviço de call center da empresa, em Florianópolis. Nem todos vão perder o emprego, segundo depoimento de funcionários. Ficarão os que se aceitarem várias exigências patronais, inclusive com redução salarial, e se transferirem para outros Estados e cidades onde há operações da empresa.
Representando o Ministério Público do Trabalho, Alexandre Freitas reclamou a falta de informações e a ausência de representante da empresa no debate. “Me preocupa saber que funcionários do setor administrativo estariam sendo coagidos a se transferir para o Rio de Janeiro como forma de manter seu emprego”, observou.

Leia mais sobre este e outros temas... www.cmf.sc.gov.br

Câmara de Vereadores de Florianópolis
Diretoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada