quinta-feira, 4 de junho de 2009

PORTO ALEGRE É NOTÍCIA: 5ª Comissão temática debate áreas de preservação indígena

Integrantes do Núcleo de Antropologia das Sociedades Indígenas e Tradicionais da Universidade Federal do Rs abordaram sobre a importância da relação dos povos indígenas com a terra e da manutenção do patrimônio cultural deste povo milenar. O tema foi tratado na reunião da Comissão Temática 5 do Plano Diretor da Câmara Municipal, na manhã desta quinta-feira (4/6). A relatora desta temática, vereadora Maria Celeste, afirmou que os dados apresentados servirão para subsidiar os vereadores desta comissão, quanto à importância das áreas indígenas para o município.

O coordenador do núcleo, antropólogo Sérgio Baptista da Silva, esclareceu sobre a necessidade de se manter como conservação ambiental de áreas como Morro do Osso, Lomba do Pinheiro e Canta Galo, na proposta de revisão do Plano Diretor do município, para a manutenção do patrimônio cultural destes povos indígenas. Atualmente, vivem no município de Porto Alegre nove aldeias dos povos Guarani, quatro dos Kaingang e uma dos Charrua, totalizando em torno de 600 indígenas vivendo em terras demarcadas pelo Plano Diretor vigente na cidade.

Para o antropólogo, a proteção do patrimônio cultural e a continuidade da diversidade sócio-cultural deste povo somente serão possíveis com a permanência do livre acesso nos territórios florestais onde habitam. Complementou dizendo que a sustentabilidade destes grupos étnicos é extraída da própria natureza, como sementes e cipós para a confecção de objetos artesanais, bem como o uso de plantas medicinais para a cura de doenças.

Visita ao Moinhos de Vento nesta sexta-feira

Os vereadores da 5º Comissão Temática da Câmara Municipal, que trata da preservação patrimonial e conservação ambiental, visitarão, na manhã desta sexta-feira (5/6), o Bairro Moinhos de Vento para verificar alguns aspectos históricos e culturais daquela região.

Alessandra Obem
Assessora de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada