quinta-feira, 18 de junho de 2009

LEGISLATIVO DE INDAIATUBA SP - É NOTÍCIA GAB. DO VEREADOR LINHO: Propostas da Comissão “Cidadania Participativa” de Indaiatuba


Propostas da Comissão “Cidadania Participativa” de Indaiatuba para solucionar os problemas gerados pelas Praça de Pedágio da SP-75 e dois Pedágios de Bloqueio no bairro Helvétia e Jardim Brasil

O Grupo Técnico de Trabalho da Comissão “Cidadania Participativa”, formado para elaborar estudo técnico em torno da relação do Município de Indaiatuba com a Concessionária de Pedágio Rodovia das Colinas, reuniu-se na Sala de Reuniões Dr. Caio da C. Sampaio, na Câmara Municipal de Indaiatuba, no dia 07 de fevereiro de 2009, e concluiu o seguinte:
O movimento passa a focar sua linha estratégica de trabalho e discussão com a sociedade, a concessionária Rodovia das Colinas e o Poder Público na seguinte bandeira: “Passagem Livre ou Pedágio Justo!” Isso significa que a campanha contra o pedágio se sustenta em duas propostas distintas:

Proposta nº 01: Passagem Livre
Como contrapartida à manutenção do Pedágio de Bloqueio nas alças de acesso ao bairro Helvétia, a Comissão “Cidadania Paticipativa” propõe a isenção de Pedágio na Praça Principal da Rodovia das Colinas, no KM 60,1 da SP-075. Também, a transferência do Pedágio de Bloqueio da alça de acesso do Jardim Brasil para o Jardim Imperial na SP-073, nas proximidades do Hotel Quatro Estações. Ainda, o asfaltamento do trecho entre o viaduto da Plastek e o Jardim Brasil. Também, a abertura da Estrada do Sapezal, com a retirada do Guard Rail, liberando o acesso para a SP-075 aos moradores das Chácaras Alvorada, Jardim Carlos Androvandi e adjacências.
Proposta nº 2: Pedágio Justo
Caso a proposta nº 1 seja recusada, a Comissão “Cidadania Participativa” propõe o rompimento do Contrato assinado em 01/11/2006 pela Prefeitura Municipal de Indaiatuba e a Rodovia das Colinas, com o conseqüente fim dos Pedágios de Bloqueio nas alças de acesso ao bairro Helvetia e Jardim Brasil. Também, a cobrança do pedágio justo aos motoristas de Indaiatuba na Praça Principal, que se dará pela seguinte equação: a distância em quilômetros de Indaiatuba, pela Rodovia SP-075 em direção a Campinas, até o ponto final da do trecho de concessão X R$ 0,12. Estima-se que esse valor seja próximo a R$ 2,40 – equivalente a 20 quilômetros de rodovia percorridos pelos indaiatubanos. Também, a abertura da Estrada do Sapezal, com a retirada do Guard Rail, liberando o acesso para a SP-075 aos moradores das Chácaras Alvorada, Jardim Carlos Androvandi e adjacências, e a todos os motoristas que decidirem desviar do Pedágio, evitando o esse fluxo de veículos às margens dos bairros com maior passagem de pedestres.

Justificativa
Passagem Livre:
A proposta nº 01, Passagem Livre, não acaba com os Pedágios de Bloqueio, mas busca uma contrapartida aos motoristas de Indaiatuba, que deveria constar no Contrato “leonino" assinado entre a Prefeitura Municipal de Indaiatuba e a Rodovia das Colinas em 01/11/2006, tais como: a isenção na cobrança de Pedágio para todos os veículos com placas de Indaiatuba na Praça Principal explorada pela empresa, no KM 60,1 da Rodovia SP-75. O contrato foi assinado pelo ex-prefeito José Onério da Silva sem qualquer discussão com a Câmara Municipal de Indaiatuba e a população.
De acordo com a justificativa do Contrato, entre outros: a instalação de Pedágio de Bloqueio trata-se medida aplicada em “casos de rotas de fuga, que cause dano à malha urbana.” O texto diz que os motoristas, para se eximirem do pagamento da tarifa correspondente, “causa transtornos aos munícipes, como a lentidão no trânsito, ruídos, riscos de acidentes, além da deterioração acelerada das condições da malha urbana, incapaz de acomodar o intenso tráfego existente, além desses usuários se utilizarem dos serviços disponibilizados pela Concessionária sem a devida Contrapartida”.
Os problemas elencados no Contrato no trecho usado por motoristas a partir do bairro Helvétia acabaram? Conforme números da concessionária, diariamente passavam pela rota de fuga do Pedágio cerca de 11 mil veículos: 4,5 mil emplacados em Indaiatuba e 6,5 mil em outras cidades. Já na Praça Principal, o fluxo era de 18 mil veículos diários. Com o bloqueio, os veículos com placas de outras cidades passaram a pagar pedágio, viabilizando financeiramente o negócio explorado pela Rodovia das Colinas na Praça Principal e os moradores das citadas rotas continuam convivendo com um fluxo de mais de 4 mil veículos diariamente.
Em uma negociação comercial – que é o que se deu verdadeiramente no acordo entre a concessionária da SP-075 e a Prefeitura de Indaiatuba –, o que representaria o uso de mais alguns quilômetros de rodovia pelos veículos de Indaiatuba até a entrada da cidade, passando pela Praça Principal com isenção, sendo que os mesmos já não pagam no Pedágio de Bloqueio? Dizer que isso representaria problemas à malha viária e gastos exorbitantes à Rodovia das Colinas, a mesma afirmação é válida no trecho dos bloqueios; é confirmar que o acordo celebrado foi bom apenas a concessionária de Pedágio e que os problemas elencados como justificativa para o bloqueio ainda permanecem; seria apenas concordar com fato verdadeiro, que é de conhecimento de qualquer motorista que usa o referido trecho.
Também, é necessário que transfira urgentemente o Pedágio de Bloqueio na entrada do bairro Jardim Brasil para algum trecho na SP-073. A situação gerada neste ponto da cidade é degradante, considerando que seus moradores estão privados do contato com seus parentes de outras cidades porque tem um pedágio na porta de casa. Mais humilhante ainda é esse parente ter que pagar mais dois pedágios se quiser conhecer alguma atratividade do Município como, por exemplo, a Tradicional Festa da Colônia Suíça em Helvetia, a cerca de 2 mil metros.
Outro ponto a ser seriamente discutido e refletido, é a abertura da Estrada do Sapezal para a SP-075. O fechamento desta via foi parte de um acordo feito no passado, ainda quando não existia o Pedágio de Bloqueio em Helvetia e Jardim Brasil e o objetivo era não facilitar o acesso à Rodovia por aqueles que desviam da cobrança do Pedágio. Atualmente, porém, o fechamento deste trecho perdeu a “razão de ser” com objeto do referido acordo passado, uma vez que não há mais que se falar em rota de fuga em trecho de via que é usado somente por veículos de Indaiatuba. A medida facilitaria a vida dos moradores das Chácaras Alvoradas, Jd. Carlos Androvandi e adjacências, no acesso às regiões centrais de Indaiatuba e Distrito Industrial.
Tarifa Justa na Praça Principal:
A proposta nº 02, Tarifa Justa, é medida a ser buscada caso a Rodovia das Colinas recuse a Proposta nº 01, de Passagem Livre, que trata da isenção a todos os motoristas de Indaiatuba da cobrança na Praça Principal. Para se chegar ao valor justo do Pedágio a ser cobrado dos motoristas de Indaiatuba, deve ser percorrido o trajeto percorrido pelos municípios na SP-075, na área de concessão, entre a entrada da cidade até as proximidades do Bairro Osiel em Campinas. Avalia-se que distância entre estes pontos seja cerca de 20 quilômetros e o Pedágio Justo gire em torno de 20 x R$ 0,12, o equivalente a R$ 2,40 em cada um dos sentidos na Praça Principal.
Com isso o contrato celebrado entre a Prefeitura Municipal de Indaiatuba e a concessionária deve ser rompido e liberado os Bloqueios instalados no Jd. Brasil e bairro Helvétia. Também, liberado o acesso para a Rodovia SP-075 pela Estrada do Sapezal, considerando que essa medida vai criar novamente uma rota de fuga ao Pedágio da Praça Principal e será necessário preservar a malha viária municipal e garantir a segurança dos pedestres nos bairros de Indaiatuba. Com a retirada dos Guard Rails nesta via municipal, o trafego de veículos que usarem a rota de fuga se limitarão um trecho de 4,5 quilômetros com pouco tráfego de pedestres, pela Alameda Antônio Ambiel e Avenida Windsor Park.

Leia mais... http://www.camaraindaiatuba.sp.gov.br/noticias/listmat.asp?id=66

4 comentários:

  1. A melhor solução é liberar ou cobrar um preço justo nas cabines de pedagio da Santos Dumont,ninguem precisaria desviar por ruas inadequadas para esse volume de trafego e nem deteriorar os bairros residenciais existentes nesse percurso,t....

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  2. É um absurdo aquele pedágio da SP-075...para moradores de Indaiatuba, o mesmo deveria ser livre...pois quem disse que todo mundo fica em Indaiatuba e não precisa ir trabalhar em Campinas?

    Precisamos retirar esse pedágio de lá urgente.

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  3. acho que esse pedagio nao deveria existir pois para entrar na minha casa preciso pagar pedagio espero que o sr prefeito de uma soluçao aos moradores grata

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  4. meu e-mail é: marcotasa@gmail.com e gostaria de entrar em contato com um membro da Comissão Cidadania Participativa de Indaiatuba que luta contra o pedágio. Agradeço

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