quinta-feira, 9 de julho de 2009
CÂMARA DE LAGES SC - É NOTÍCIA: Lançado livro sobre o cotidiano na Coxilha Rica, Projeto de Lei institui o Dia Municipal das Associações de Moradores
O livro Saberes e Fazeres, Cores e Sabores da Coxilha Rica, foi lançado na noite de ontem, 08, no museu Tiago de Castro. O objetivo do projeto foi retratar a rotina simples dos moradores da região.
As pesquisadoras do Iphan, Zilma Isabel Peixer, Iáscara Varela, Elusa Machado, Eliana Zimmermman e Elizabete Tamarini acompanharam de perto o dia a dia das mulheres, os costumes e a culinária local. No livro, acompanha-se desde o café da manhã até o jantar na Coxilha, as histórias são permeadas pelas receitas do revirado de feijão, do café com mistura e do carreteiro.
As vereadoras do Legislativo Lageano, Aida Hoffer e Neusa Zangellini marcaram presença no evento e elogiaram a iniciativa das pesquisadoras em resgatar a cultura da Coxilha Rica e, em especial, homenagear as mulheres da região.
O livro é gratuito, pode ser encontrado na sede do Iphan e será distribuído em diversas entidades e escolas em todo o Brasil.
Foi aprovado pelo plenário da Casa na noite de ontem, 07, projeto de lei de autoria do vereador Luiz Amorim, que institui o dia municipal das associações de moradores, a ser comemorado no dia 05 de maio. Segundo o vereador, “a comemoração é importante, pois vai contemplar o presidente e sua diretoria e é uma maneira de homenagear essas pessoas que trabalham voluntariamente pela sua comunidade”.
Ex-presidente de associação, o vereador Adilson Appolinário comentou sobre a dificuldade do trabalho voluntário, “às vezes obtemos êxito, às vezes, não. É preciso bater de porta em porta em busca de benefícios”, e completou que o presidente de associação “é a primeira pessoa que o morador vai procurar quando tem alguma dificuldade”.
“É importante reconhecer o trabalho dos presidentes e suas diretorias”, disse a vereadora Neusa Zangellini, citando o trabalho de Nadir Ribeiro, ex- Presidente da Associação do Bairro Triângulo que faleceu recentemente.
O vereador Marcius Machado comentou que “a comunidade se sente prestigiada com esses líderes. Gostaria de sugerir ao executivo que essa lei homenageasse o Seu Nadir Ribeiro, uma pessoa importante que sempre esteve presente aqui na Casa”. Sobre os presidentes em geral, disse sobre o papel deles perante suas comunidades,“é como se fosse um vereador em uma região micro”.
Leia mais...
Com informações da assessoria de imprensa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pesquisa
Pesquisa personalizada
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica: