domingo, 5 de julho de 2009

ENCRUZILHADA DO SUL RS - É NOTÍCIA: Festa dos 160 anos abre com exposição sobre João Cândido


A abertura da exposição itinerante do Projeto Memória, da Fundação Banco do Brasil, com o tema João Cândido e a Luta pelos Direitos Humanos abre hoje as comemorações dos 160 anos de emancipação política de Encruzilhada do Sul. A solenidade acontecerá às 16 horas no Centro Municipal de Cultura, com a participação de artistas locais e de familiares do Almirante Negro, gaúcho de Encruzilhada do Sul que defendeu, no início do século passado, melhores condições de trabalho para os marujos e a abolição de castigos corporais na Marinha. A luta teve como palco os encouraçados Minas Gerais, São Paulo e Deodoro e o cruzador Bahia, ancorados na Baía de Guanabara (RJ) para a posse do Marechal Hermes da Fonseca na Presidência da República, em 1910, alguns dias antes.

A exposição permanecerá no município durante 30 dias. O público e as escolas poderão fazer a visitação no horário de expediente da Prefeitura. O coordenador do Departamento de Cultura, Volny Carvalho Silva, afirma que haverá uma campanha com os professores para que tragam os alunos para conhecer a história de João Cândido Felisberto, um dos principais líderes do movimento nas águas da Guanabara conhecido como Revolta da Chibata. O lançamento da 11ª edição do Projeto Memória, com o tema João Cândido e a luta pelos direitos humanos, ocorreu em dezembro do ano passado em Rio Pardo e em Porto Alegre.

A exposição reúne um conjunto de painéis que mostram a trajetória do bravo feiticeiro ou navegante negro, como foi cantado por Elis Regina na música O Mestre-Sala dos Mares, de João Bosco e Aldir Blanc. O Projeto Memória resgata a história de personalidades que defenderam a inclusão social no Brasil, de forma a preservar a vida, o pensamento, a obra e os fatos marcantes que contribuíram para a transformação social e a construção da cultura brasileira.

SELO

O Almirante Negro também será homenageado com o lançamento dos selos comemorativos aos 160 anos de Encruzilhada do Sul, no dia 19, data de aniversário do município, na Câmara de Vereadores. Os 3 mil selos apresentam cinco características diferentes ligadas à cidade: a figura de João Cândido, a Fazenda Santa Bárbara, a Igreja de Santa Bárbara, a Praça Dr. Ozy Teixeira e o Centro Municipal de Cultura. As cartelas com 12 unidades serão comercializadas ao preço de custo de R$ 18,96, na Prefeitura.

As comemorações dos 160 anos de emancipação política de Encruzilhada do Sul se desenvolverão até o final do mês. O evento mais expressivo do mês de aniversário será a realização da etapa regional do Encontro de Artes e Tradição (Enart), dias 18 e 19, no Parque de Eventos. Também estão previstos um seminário de turismo rural, palestra sobre empreendedorismo, jornada pedagógica e outros projetos na área de educação; entrega de obras em pontes, Dia da Cidadania, além de atividades nos setores de saúde e agricultura. No esporte, estão previstas competições de futsal, futebol de campo, veloterra e outros. Na área cultural também haverá a apresentação de peças teatrais, de coral, exposição de quadros de artistas locais e o terceiro concurso fotográfico Perceba Encruzilhada através de um click.

Fonte: Gazeta do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada