quarta-feira, 27 de maio de 2009

CÂMARA DE FLORIANÓPOLIS É NOTÍCIAS AQUI NA COOVER: Norte da Ilha terá um festival de inverno ainda neste ano



Ainda neste ano o norte da Ilha sediará um festival de inverno, com múltiplos atrativos, especialmente culturais, esportivos, gastronômicos e folclóricos, envolvendo todas as comunidades da região. Esta foi a principal deliberação de audiência pública na tarde de hoje (27) na Câmara de Vereadores, solicitada por requerimento do seu presidente, Gean Loureiro (PMDB) e realizada no âmbito da Comissão de Turismo e Assuntos Internacionais.
O Instituto de Geração de Oportunidades (Igeof) é quem vai coordenar e mobilizar as entidades e comunidades para o evento. O grupo de trabalho, formado hoje, vai se reunir no dia 6 de junho, às 10 horas, na Câmara, para as primeiras deliberações práticas, como as dimensões do festival e data de realização. A idéia é que o festival aconteça em diferentes localidades do norte da Ilha, completamente aberto ao público e com atrativos diversos, especialmente musicais, folclóricos, esportivos e gastronômicos. O bem sucedido Festival da Primavera do Continente, que foi realizado por três vezes por iniciativa do então secretário do Continente, Gean Loureiro, no Parque de Coqueiros e outros logradouros públicos, é o modelo a ser adotado para o Festival de Inverno do Norte da Ilha, que pode ser reproduzido em outras regiões do município.
Gean Loureiro justificou, no que foi corroborado por diversos representantes da sociedade organizada presentes na audiência, que o festival, nessa época do ano, preenche o vazio deixado pela sazonalidade turística e pode provocar um aumento no fluxo do comércio, além de melhorar a auto-estima da população residente naquela parte da Ilha. Outra objetivo é promover a integração das comunidades, que no festival podem organizar encontros de músicos, artesãos, chefes de cozinha, rendeiras e outros. “O propósito é promover um grande intercambio, em todas as áreas possíveis, de forma que o norte da Ilha se conheça melhor”, observou Gean Loureiro.
O diretor da regional de Canasvieiras da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, Silvio Roque Sousa, disse que o inverno representa um problema para o norte da Ilha, devido a sazonalidade. “Um festival desse tipo, com ampla participação, seguramente servirá não só para melhorar a auto-estima nessa época do ano no aspecto turístico, como também para resgatar nossa cultura”.
Dentre outros representantes da sociedade organizada estiveram presentes na audiência dirigentes da Acif, CDL, associações de bairros, entidades culturais, Fundação Franklin Cascaes, Policia Militar e Secretaria da Cidadania. Participaram da audiência os vereadores Gean Loureiro (PMDB), Marcos Aurélio Espindola/Badeko (PPS), João Amin (PP) e Aurélio Valente (PP).

Leia mais sobre este e outros temas... www.cmf.sc.gov.br

Câmara de Vereadores de Florianópolis
Diretoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada