terça-feira, 26 de maio de 2009

CÂMARA DE LAGES SC - É NOTÍCIA: Comissão da Câmara visita Presídio Regional de Lages


A complexa situação carcerária, que envolve questões como os entraves nos julgamentos, ressocialização dos detentos e superlotação carcerária, problemas comuns a maioria dos presídios brasileiros, se reflete também na realidade do Presídio Regional de Lages.

Preocupados e dispostos a buscar encaminhamentos para esta situação, o Legislativo Lageano, através dos vereadores Toni Duarte, Lore e Elói Bassin, criou uma Comissão Parlamentar Externa para tratar e analisar as questões referentes ao presídio.

Nesta sexta-feira, 22, por volta das 7h da manhã, a Comissão esteve reunida com o Diretor da unidade, Edson Alves Pereira que mostrou aos vereadores as condições dos 326 detentos, homens e mulheres, que dividem espaços projetados para 80 pessoas.

Para se ter uma ideia, celas com capacidade para quatro pessoas chegam a abrigar 12. Pela falta de espaços, desde o ano de 2000, os detentos ficam no pátio das 8h até o horário do almoço, que é servido nas celas e, depois retornam das 13h30 até as 18h.

Outras cerca de 150 condenados que estão cumprindo pena em liberdade e deveriam estar em regime de albergue, tem a execução da pena substituída por uma assinatura no presídio, eis que Lages não possui Casa do Albergado.

“Entendemos que mesmo estas pessoas estando cumprindo pena por delito a Constituição reserva a todos o principio da dignidade da pessoa humana”, justifica Toni Duarte, autor da proposta de criação da Comissão da Câmara.

Ao final do encontro, na avaliação da Comissão a preocupação com encaminhamentos que serão dados para amenizar a situação, ainda que diante da possibilidade de construção de uma nova unidade, permanece.

Leia mais sobre este e outros temas... www.camaralages.sc.gov.br


Com informações da Assessoria,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada