quarta-feira, 27 de maio de 2009

LEGISLATIVO DE ARARAS SP - É NOTÍCIA: Léo e Jacovetti visitam obras do aterro sanitário



Os vereadores Léo Gurnhak (PT) e Carlos Jacovetti (PSDC), membros da Comissão Temporária de Assunto Relevante, visitaram na manhã desta quarta-feira (27) as obras do aterro sanitário do município, foco de acompanhamento desta comissão temporária.
Na última semana o Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Araras) iniciou a impermeabilização do tanque emergencial de contenção de chorume, que vai impedir o contato do líquido com o solo do Aterro Sanitário. No tanque, foi colocada uma manta de Pead (polietileno de alta densidade) com solda, para impermeabilizar o solo. Essa manta vai colher o chorume e levá-lo para a caixa de contenção. Depois ele será retirado desta e levado para a Estação de Tratamento de Esgoto.
O chorume é um dos resíduos líquidos mais tóxicos dos aterros sanitários. Um líquido preto que pode contaminar por centenas de anos um lençol freático, caso não seja tratado. Ele é formado pela mistura de água, com outros inúmeros resíduos que vão para o lixo. Esse líquido pode entrar na cadeia alimentar, caso ele consiga chegar aos lagos e rios.
Durante a visita os vereadores puderam constatar que o chorume corre a céu aberto. “Infelizmente não houve uma preocupação no passado com esse resíduo. Nossa missão é evitar que o problema de hoje transforme-se num caos para as futuras gerações”, disse o vereador Léo.
Os vereadores ainda visitaram o local onde será construído o tanque efetivo de contenção de chorume, maior e com mais capacidade de absorção, e o espaço que atualmente está tomado por lixo orgânico, com previsão desse conteúdo ser remanejado em até 180 dias.

“Pretendemos visitar o local toda semana. Iremos fotografar e mostrar para a população o que está sendo feito. É uma obra cara, mas necessária. Merece nossa total atenção”, enfatizou Jacovetti.
Segundo Jacovetti e Léo, a cada dois dias, os assessores parlamentares que atuam no gabinete dos vereadores, respectivamente, Carlos Bombonatto e Leandro Cerbi, deverão comparecer no lixão para fotografar o andamento das obras.

Documentos

Esta Comissão de Assuntos Relevantes foi aprovada durante a sessão ordinária de 4 de maio com o propósito de acompanhar e fiscalizar os trabalhos do aterro, procedendo vistorias e levantamentos nas repartições públicas municipais e entidades descentralizadas, onde terão livre acesso e permanência.
Ela tem duração de 90 dias, prorrogáveis, e foi proposta pelo vereador Irineu Norival Maretto (PMBD), que, por força regimental, deve presidi-la. Léo e Jacovetti são os dois membros designados pela presidência, sendo Jacovetti escolhido relator dos trabalhos.
No começo desta semana os membros da Comissão reuniram-se pela primeira vez e decidiram solicitar, ao Saema, o envio de algumas documentações: indicação das dotações orçamentárias referentes a todas as despesas decorrentes das obras no aterro sanitário e respectivas notas de empenho; justificativa da dispensa de licitação e cópia do Termo de Ajustamento de Conduta assinado pela Prefeitura de Araras e pela Promotoria Pública; cópia do contrato assinado pelo Saema e pela empresa responsável pelas obras, com as referidas planilhas orçamentárias e de execução; e cópia do registro da caução oferecida pela empresa contratada.
Além disso, a Comissão também deliberou solicitar ao Saema a realização de audiência pública, por parte da empresa contratada e da autarquia, para a apresentação dos serviços em execução no aterro sanitário.

Leia mais sobre este e outros temas... www.camara-araras.sp.gov.br

Rafael Faria
Assessor de Imprensa CMA
(19) 9749-7121

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada