terça-feira, 12 de maio de 2009

Notícias da Câmara de Porto Alegre RS: Instalada Frente Parlamentar em Defesa da Infância



Marcando o início da Semana Municipal de Enfrentamento à Violência de Crianças e Adolescentes, a Câmara Municipal de Porto Alegre instalou na noite desta terça-feira (12/5), a Frente Parlamentar em Defesa da Infância. A cerimônia, coordenada pela presidente da Frente, vereadora Maria Celeste (PT), contou com a presença da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU), da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), da Coodernação dos Conselhos Tutelares de Porto Alegre, da Promotoria da Infância e da Juventude, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Infantil.

Conforme os presentes, para que o poder público desenvolva políticas públicas de combate à exploração sexual infantil, são necessárias execuções orçamentárias específicas e prioridade de projetos no Plano Plurianual do Município. “Esta Frente Parlamentar vem para somar o desafio de se combater qualquer forma de exploração sexual infantil. Queremos com ela unir forças e ajudar a transformar Porto Alegre em uma cidade que priorize a infância e preserve o futuro das crianças com dignidade”, afirmou Celeste.

Palestra

Após a solenidade de instalação, os presentes acompanharam a explanação da psicóloga e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Martha Giudice Narvaz, sobre situações de abuso em que crianças estão expostas e formas de combate a casos em que haja exploração. “É fundamental que todas as instituições envolvidas com o tema, dentro de suas especificidades, estejam sensibilizadas para desmontar esta prática nefasta. A Câmara Municipal está de parabéns por se envolver e promover ferramentas que ajudem nesta luta”, elogiou.

Narvaz coordena hoje uma equipe acadêmica e interdisciplinar - composta por 14 universidades gaúchas -, cujo objetivo é diagnosticar situações de abuso e elaborar formas de enfrentamento à questão. Com a parceria do Núcleo de Psicologia da Ufrgs, a equipe desenvolve palestras, cursos e oficinas em diversas cidades do Estado.

Compõem a Frente Parlamentar os vereadores Maria Celeste (PT) - presidente, Marcelo Chiodo (PTB) - secretário, Adeli Sell (PT), DJ Cassiá (PTB), Dr. Raul (PMDB), Fernanda Melchionna (Psol), João Pancinha (PMDB), Mauro Pinheiro (PT), Paulinho Rubem Berta (PPS), Pedro Ruas (Psol), Tarcizo Flecha Negra (PDT) e Toni Proença (PPS).

Leia mais sobre estes e outros temas... http://www2.camarapoa.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada