segunda-feira, 11 de maio de 2009

Notícias da Câmara de Uberlândia - do Gabinete da Vereadora Liza Prado: LIZA PRADO É HOMENAGEADA COM A MEDALHA DO MÉRITO LEGISLATIVO. OUTRAS NOTÍCIAS

A Homenagem

LIZA PRADO É HOMENAGEADA COM A MEDALHA DO MÉRITO LEGISLATIVO.

A Assembléia Legislativa de Minas Gerais vai homenagear a vereadora eleita de Uberlândia, Liza Prado (PSB), com a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo. A solenidade será realizada nesta segunda-feira, 24/11, às 20 horas, no Palácio das Artes.
A condecoração foi criada em 1982 e tem o objetivo de agraciar anualmente as personalidades que tenham se tornado merecedoras de reconhecimento por seus serviços ou méritos excepcionais. Este ano, 231 pessoas vão receber a medalha que é concedida mediante análise do Conselho da Ordem, formado pelos membros da Mesa, pelas lideranças parlamentares e pelos ex-presidentes da Assembléia, no efetivo exercício do mandato de deputado estadual.

Vereadora mais votada da história de Uberlândia

Com o objetivo de contribuir para a promoção do desenvolvimento social de Uberlândia e região, Liza Prado tem se destacado no município centenário do Triângulo Mineiro. Liza Prado é a vereadora mais votada, e por duas vezes, da história da cidade. Ela já teve o reconhecimento da população nas urnas com a maior votação, doze mil votos, para vereadora de Uberlândia. Esse ano não foi diferente. Liza Prado recebeu quase dez mil votos, uma resposta da população à sua atuação junto aos sindicatos e movimentos populares, como os estudantis, de mulheres e de defesa do consumidor. Em janeiro, portanto, assume seu quarto mandato de vereadora.

Formada em Direito, com especialização em Direito Público e Direitos Difusos e Coletivos, Liza Prado esteve à frente da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia quase quatro anos e tinha como prioridade promover a humanização do atendimento ao consumidor. Para isso, implementou o projeto "Educação para o Consumo", para que todas as pessoas pudessem ter acesso aos serviços do órgão e conhecessem seus direitos e deveres para um consumo consciente. Uma das ações de destaque foi a tradução e edição do Código de Defesa do Consumidor (CDC) no sistema braile, bem como a gravação dos audiobooks. Os volumes foram distribuídos às associações e bibliotecas do município.

O projeto era financiado por meio de outra inciativa educativa. Em alguns casos, explica Liza Prado, a superintendência realizou termos de acordo junto às empresas reclamadas e adotou as multas alternativas, que não tinham caráter punitivo, mas sócio-pedagógico e cultural. Dessa forma, crianças carentes, por exemplo, puderam ir ao cinema de graça. Também promoveu a informatização do órgão e implementou os indicadores econômicos para analisar a efetividade da cobrança da multa diante da constatação do desrespeito ao Código do Consumidor.

Também foi uma das coordenadoras estaduais da campanha pela redução da tarifa de energia elétrica praticada pela Cemig. Atualmente, Liza Prado dedica-se à reativação da Associação de Defesa do Consumidor de Uberlândia (ADEC) e à criação da Associação das Donas de Casa.

LIZA PRADO – PSB
Vereadora de Uberlândia - MG

PROJETO PREVÊ TRANSPARÊNCIA DOS GASTOS PÚBLICOS DA PREFEITURA DE UBERLÂNDIA

A vereadora Liza Prado (PSB) defende transparência dos atos da administração municipal de Uberlândia, principalmente em relação às informações sobre os gastos públicos da Prefeitura. Com esse objetivo, apresentou projeto de lei na Câmara Municipal que estabelece a criação do Portal Transparência do Município.

Liza Prado explica que a intenção é facilitar o acesso da população, através da internet, às informações sobre a execução orçamentária, bem como sobre a estrutura da Administração Pública Direta e Indireta. O projeto prevê que os dados sejam disponibilizados de forma simples e de fácil leitura e consulta, para que a população possa acompanhar, fiscalizar e cobrar providências.

“A transparência é um dever da administração municipal e um direito do cidadão. Atualmente, o acesso às informações não é facilitado e de fácil compreensão. Por isso, estamos propondo a criação do Portal da Transparência, um mecanismo legal para assegurar esse direito. Não defendemos apenas a disponibilização dos números. Queremos a apresentação dos dados de forma acessível e compreensível para que a população possa exercer o controle sobre gastos realizados pelo governo e fortalecer as ações de fiscalização”, destacou.

Vereadora Liza Prado (PSB)
Uberlândia – MG
Tel: (34) 3239-1148
e-mail: lizaprado.imprensa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada