quarta-feira, 13 de maio de 2009

Notícias da Câmara de Teresina PI - Do Gabinete da Vereadora Rosangela: Vereadora Rosangela fala sobre o Negro em palestra na cidade de Riachuelo


Amanhã, dia 14, a partir das 16h30, a vereadora Rosangela Santana (PT) será uma das palestrantes do projeto Terreirarte, a ser realizado no Colégio Albano Franco, localizado no município de Riachuelo. Além de abordar o tema “A Inclusão da História da África e da Cultura Afro-brasileira no currículo escolar – Uma Conquista”, a vereadora por Aracaju irá falar a professores dos municípios de Malhador, Divina Pastora e de Riachuelo, assim como a estudantes, também sobre as cotas nas universidades e sobre a atual situação das comunidades quilombolas.

De acordo com os organizadores do projeto, a escolha da vereadora Rosangela para trabalhar o tema perante os professores se deu pelo fato de que ela, além de ser militante do movimento negro, une os conhecimentos da esfera do poder público e da Educação em uma única pessoa. Desde o ano de 2008, quando a Secretaria da Educação do Município de Riachuelo criou a disciplina “Estudos Afro-brasileiros”, com base na lei 10.639, os professores vivem a dúvida de como abordar o assunto em sala de aula. Muitos, inclusive, desconhecem o teor da disciplina, chegando a considerar que ensinar sobre os afro-brasileiros seria o mesmo que ensinar crenças e práticas de religiões afro, como candomblé, umbanda, entre outros. Alguns professores evangélicos, que não respeitam a laicidade do Estado, estão até se recusando a abordar mesmo esse tema.

Outra grande dúvida de professores e coordenadores da escola é quanto à inserção do tema na grande curricular. Deve ser criada a disciplina “Estudos Afro-Brasileiros” ou devem-se inserir os conteúdos com esta temática na grade das disciplinas do currículo escolar já existentes, principalmente de Literatura, História e Cultura Artística? Como ex-secretária da Educação do município de Aracaju, Rosangela poderá expor o caso atual na capital do Estado para elucidar os problemas dos professores.

Sobre as cotas, boa parte dos professores, inclusive textualmente, expressou discordância com relação ao tema, acusando o governo Lula de racista. No entanto, de forma geral, muitas posições se modificaram com as pesquisas sobre o tema afro-descendência, visando o combate à intolerância, ao preconceito racial e à exclusão dos cidadãos afro-descendentes do contexto histórico-social. Diante de todo esse cenário, a vereadora Rosangela, que entende as motivações do governo Lula para não só aprovar as cotas nas universidades como os estudos afro-brasileiros, irá transformar a palestra em uma grande sala de aulas para o esclarecimento de dúvidas.

Vereadora Rosangela - Avenida Gonçalo Prado Rollemberg, 901, Aracaju - Sergipe
Telefone: 79 3211-6036 contato@vereadorarosangela.com imprensa@vereadorarosangela.com

Marivone Vieira
Assessora de Comunicação
Vereadora Rosangela Santana
www.vereadorarosangela.com
----------------------------------------------------------
Assessora de Comunicação
Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região -Sergipe (CRESS/SE)
http://www.cress-se.org.br
DRT-SE 1143

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada