segunda-feira, 8 de junho de 2009

LEGISLATIVO DE ARARAS SP - É NOTÍCIA: Brambilla ressalta importância da Educação


Araras, 08 de junho de 2009
Ref: 130/09

Diante de professores e diretores de escolas das redes municipal e estadual de ensino de Araras, o presidente da Câmara, Nelson Dimas Brambilla (PT), ressaltou a importância da Educação para a formação de um cidadão participativo. O discurso aconteceu no último sábado (8), durante a abertura do Encontro Municipal de Educação, realizado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Apeoesp – Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo.

Este encontro deve ser compreendido como uma etapa preparatória para a Conae 2010 – Conferência Nacional de Educação. No evento foram abordados diversos temas como a Qualidade da Educação; Gestão Democrática e Avaliação, Formação e Valorização dos Profissionais da Educação. Foram ainda nomeados 100 delegados municipais para representar Araras na Conferência Estadual, em novembro, que por sua vez definirá outros 500 delegados estaduais para a Conferência Nacional.

Brambilla foi o último a discursar na mesa de abertura dos trabalhos, conforme a hierarquia das autoridades presentes. Ele lembrou que, apesar dos problemas, Araras tem motivos para se orgulhar de suas unidades de ensino. “As escolas Alberto Feres, Vicente Ferreira, Graziano, Carlota Rodini e Cesário Coimbra obtiveram avaliações positivas no Enem. Mas isso, graças ao envolvimento, dedicação e seriedade de seus professores, diretores e demais funcionários. Não é mérito do Governo do Estado”.

E emendou relembrando a infeliz aquisição feita pela Secretaria de Estado da Educação de livros inadequados, onde a impressão das cartilhas aponta a existência de dois países com o nome de Paraguai na América do Sul.

Brambilla defendeu a formação de professores num processo continuado, aliando a isso investimentos em tecnologia e infraestrutura para a realização do trabalho docente. “Precisamos modernizar a rede de ensino para torná-lo mais atrativo. Nossas crianças saem de casa deixando para trás programas televisivos e um aparato tecnológico que não encontram na sala de aula”, emendou.

Em suas palavras também não faltaram críticas ao Estado pela carência no oferecimento destes mecanismos transformadores. “Creio que o principal papel do Estado é a garantia do direito à Educação de qualidade. Isso significa uma gestão democrática e permanente avaliação, acesso total ao conhecimento. Inclusive, envolvendo a permanência e o sucesso escolar, ou seja, uma escola em período integral. Tal melhoria passa, fundamentalmente, por investimentos na formação e valorização dos profissionais da Educação”, declarou Brambilla.

O presidente da Câmara concluiu evidenciando o papel do Poder Legislativo local na luta por esses direitos. “Nossa Casa de Leis é um hoje um instrumento e importante aliado em todos os debates sobre as necessidades educacionais da sociedade ararense”.

Os vereadores Breno Cortella (PT) e Léo Gurnhak (PT) também participaram do encontro.

Leia mais sobre este e outros temas... http://www.camara-araras.sp.gov.br/

Rafael Faria
Assessor de Imprensa CMA
(19) 9749-7121

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada