segunda-feira, 8 de junho de 2009

LEGISLATIVO DE PORTO ALEGRE É NOTÍCIA GAB.DA VEREADORA MARIA CELESTE: PDDUA prevê verticalização do Moinhos de Vento




Moradores do Bairro Moinhos de Ventos reclamaram do projeto do Executivo Municipal de revisão ao Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA)do município, que libera a construção de edifícios no bairro, colocando em risco o patrimônio cultural da região. A problemática foi verificada durante visita, na última sexta-feira (5/6), da 5ª Comissão Temática do Plano Diretor da Câmara Municipal.

O engenheiro Paulo Vincato e Alda Py Velloso, membros da Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Moinhos, fizeram um roteiro de visita aos pontos históricos culturais do bairro. Conforme Alda, o Moinhos de Ventos, com mais de cem anos de existência, possui uma extensão de 96 hectares, três áreas especiais de interesse cultural e alamedas, como a Fernando Gomes, Luciana de Abreu, Dinarte Ribeiro e Barão Santo Ângelo - que foram tombadas pelo patrimônio histórico cultural, e residências com arquitetura clássica e eclética. Em algumas dessas ruas arborizadas está prevista a construção de espigões, o que causará a descaracterização do local e poderá atingira a vegetação presente na região.

Áreas especiais
A comissão temática iniciou o roteiro de visita pelo Clube Juvenil Leopoldina, local com 150 anos de existência, depois pela Praça Maurício Cardoso – uma das áreas especiais de Interesse Cultural, que no em torno deste espaço público está previsto na revisão do PDDUA a verticalização do local.
As outra áreas especiais do Moinhos são o Morro Ricaldone e a Hidráulica Moinhos de Vento, estes espaços também serão afetados conforme previsto no texto de revisão do PDDUA do município.

Os integrantes da associação disseram que casas históricas construídas nas décadas de 20, 40, 50 e 60, deixarão de existir por causa da especulação imobiliária.
Vincato reiterou dizendo que a comunidade não quer, em hipótese alguma, perder os valores históricos, culturais e a fisionomia paisagística do bairro e que será uma irresponsabilidade do poder público se esse projeto de revisão for aprovado da forma como está. “ Se Porto Alegre votar esse projeto, irá apagar a sua história”, finalizou.

Além da relatora da Comissão Temática, vereadora Maria Celeste, acompanharam a visita professores da UFRG e da PUC, e assessoria de gabinetes da Câmara.

Alessandra Obem - reg. prof. 6784
Gabinete vereadora Maria Celeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada