quarta-feira, 6 de maio de 2009

Câmara de Porto Alegre: Vereadores pretendem revisar eleições do Conselho Tutelar


Atendendo convite da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal, os vereadores Bernardino Vendruscolo (PMDB) e Maria Celeste (PT) expuseram nesta terça-feira (5/5) à tarde, durante reunião na Casa, suas preocupações em relação ao projeto que trata da eleição dos conselheiros tutelares. De acordo com Celeste, ela já encaminhou um pedido para instalação de uma comissão especial na Casa para tratar do assunto.

Durante a reunião Vendruscolo comunicou que retirou da pauta de votação projeto de sua autoria que pretende fazer algumas mudanças nas eleições dos Conselhos Tutelares, por entender que é preciso ampliar a discussão com a sociedade. “Pretendo propor que o eleitor vote em apenas um candidato e não em cinco, como é hoje, e que não exista a possibilidade de envolvimento político-partidário ou religioso no processo”. Disse que, conforme dados publicados na imprensa, oito dos dez candidatos eleitos admitiram ter recebido apoio político ou religioso. “Não podemos desconsiderar essa informação”, enfatizou o vereador.

Celeste defendeu também a necessidade de ampliação das discussões com a população. Outro fator ressaltado pela parlamentar foi a revisão do nível de escolaridade dos candidatos. “Temos que ter muita responsabilidade e saber ainda as reais intenções do Executivo em relação a essa proposta de mudança.” Na opinião da vereadora, o processo é extremamente complexo. “Já avançamos muito, mas há muito o que fazer”, disse Celeste.

O representante da coordenação dos conselheiros tutelares, Rodrigo Farias dos Reis, discordou da proposta de Vendrsucolo. Disse lamentar que essas propostas de mudanças cheguem sempre às vésperas das eleições. “Não precisamos de mudanças, mas de estrutura para trabalhar”, enfatizou Reis, considerando que o processo individual de votação vai encarecer as eleições. “Mas estamos à disposição e queremos participar dessa discussão”.

Para o presidente da Cece, vereador DJ Cassiá (PTB), esse tema é de interesse de toda a sociedade. “É papel do parlamento fiscalizar com a sociedade.” Defendeu que a discussão seja feita de forma responsável e coerente, pois, segundo ele, quando se trata de criança é precisa ter cautela. Também sugeriu que a questão que trata da prestação de contas desse processo eleitoral seja revista. “Não há fiscalização sobre a origem do dinheiro”. Também se manifestaram a favor da revisão do projeto os vereadores Tarciso Flecha Negra (PDT) e Sofia Cavedon (PT).

Regina Andrade (reg. Prof. 8423)

Leia mais sobre este e outros temas... http://www2.camarapoa.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada