terça-feira, 5 de maio de 2009

Notícias da Câmara de Porto Alegre: Febre Amarela é tema de exposição, filme, folder e palestra


Diante do avanço da Febre Amarela, o Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre lança, às 14 horas desta quarta-feira (6/5), no Teatro Glênio Peres, uma campanha de conscientização sobre a doença. A programação inclui exibição da mostra e do filme Oswaldo Cruz, o médico do Brasil (produzidos pelo Projeto Memória da Fundação Banco do Brasil, em 2003), palestra sobre transmissão e combate da Febre Amarela com a equipe do Ambulatório Médico e distribuição de folder informativo. As atividades têm entrada franca.

EXPOSIÇÃO - A mostra Oswaldo Cruz, O médico do Brasil estará montada no saguão térreo da Câmara até 29 de maio. Reúne 18 painéis sobre a vida e o trabalho do sanitarista que venceu a Febre Amarela no início do século XX, quando a cidade do Rio de Janeiro havia se transformado em "porto maldito". Oswaldo Cruz (1872-1917) ficou famoso também por combater a Varíola e a Peste Bubônica. Criada em 2003, a exposição destaca a descoberta e as características das doenças, as medidas sanitárias da época e a Revolta da Vacina (1904). Graças à obstinação de Oswaldo Cruz, as campanhas de vacinação tornaram-se práticas corriqueiras e bem aceitas no Brasil.

FILME - Com direção de Silvio Tendler e duração de 27 minutos, o filme Oswaldo Cruz, O médico do Brasil tem no elenco Marcos Palmeira, Beth Goulart, Beth Goffman e Bruno Garcia, entre outros. Apresenta, de forma documental e teatral, o Rio de Janeiro do início do século XX, com imagens de época, recursos ficcionais e de computação gráfica, para contar a vida do sanitarista que enfrentou a Febre Amarela, a Varíola e a Peste Bubônica. Produzido em parceria entre Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Casa de Oswaldo Cruz, Odebrecht e Banco do Brasil. Apresentação no Teatro Glênio Peres da Câmara.

O coordenador do Memorial, Jorge Barcellos, destaca o vídeo, a exposição, o folder e a palestra com os médicos da Câmara como importantes recursos educativos em um momento em que a Febre Amarela assusta Porto Alegre. "Trata-se de uma pequena, mas significativa contribuição da Casa", afirma. A Câmara fica na Avenida Loureiro da Silva, 255. Escolas podem agendar visitas orientadas à exposição e participação nas demais atividades pelo telefone (51) 3220-4187.

Programação

Quarta-feira (6/5), a partir das 14 horas

1. Abertura da exposição Oswaldo Cruz, o médico do Brasil, com visitação até 29 de maio no saguão térreo da Câmara Municipal (Avenida Loureiro da Silva, 255).

2. Palestra sobre a Febre Amarela com médicos do Ambulatório, no Teatro Glênio Peres da Câmara (2º piso).

3. Distribuição de folder com informações sobre a Febre Amarela, no Teatro Glênio Peres e no local da exposição.

4. Exibição do filme Oswaldo Cruz, o médico do Brasil, no Teatro Glênio Peres.
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Leia mais sobre este e outros temas... http://www2.camarapoa.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada