terça-feira, 17 de março de 2009

Utilidade Pública: As empresas mais reclamadas de 2008

[16/3/2009 - 00:00] - Telefônica, Itaú, Tim, Unibanco e Brasil Telecom lideram o ranking do Procon-SP
O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Marrey, e o diretor-executivo da Fundação Procon-SP, Roberto Pfeiffer, apresentaram na última sexta-feira, 13 de março, o ranking das empresas mais reclamadas em 2008. O levantamento abrange o período de 1/01/2008 a 31/12/2008 e listou 2.939 fornecedores que atuam no Estado de São Paulo. As cinco empresas que lideraram o ranking foram: 1º) Telefônica; 2º) Itaú; 3º) Tim, 4º) Unibanco e 5º) Brasil Telecom. A lista contém apenas reclama­ções fundamentadas, ou seja, demandas de consumidores que não foram solucionadas com a primeira intervenção do Procon-SP e necessitaram da abertura de processo administrativo para serem trabalhadas pelo órgão junto aos fornecedores.

A área de produtos (móveis, eletrônicos, vestuário, etc.) foi a que registrou o maior número de reclamações, 31%, seguida pela de assuntos financeiros (bancos, cartões de crédito, finan­ceiras etc.), 28% e de serviços essenciais (água, telefonia, luz etc.), 26%. As áreas de serviços privados (escola, clubes, oficina mecânica etc.), saúde (planos de saúde, cosméticos medica­mentos etc.), habitação e alimentos concentraram, respectivamente, 11%, 3%, 1% e menos de 1% das reclamações fundamentadas.

Reclamações:
1º - Telefônica
2º - Banco Itaú
3º - Tim Celular
4º - Unibanco
5º - Brasil Telecom
6º - Embratel
7º - Gradiente/Philco
8º - Bradesco
9º - Eletropaulo Metropolitana
10º - Sony Ericsson
11º - C&A Modas
12º - LG Eletronics
13º - Vivo
14º - Santander
15º - Nokia
16º - Credicard Citi
17º - Casas Bahia
18º - Banco Panamericano
19º - Claro
20º - Beng/Siemens

Fonte: Procon-SP

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