sexta-feira, 15 de maio de 2009

Câmara de Botucatu SP: AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO

Na noite desta quinta-feira, dia 14, ocorreu na Câmara Municipal uma audiência pública com o intuito de discutir o sistema de transporte coletivo urbano de Botucatu.
O evento foi agendado a pedido dos vereadores Fontão, Xê, Abelardo e Curumim, que julgaram ser importante abordar a questão com especialistas e usuários do sistema na cidade.
A mesa principal de debates foi formada pelos vereadores Fontão, Xê, pelo Secretário de Habitação, Vicente Ferraudo, e pelo representante da Empresa Auto Ônibus Botucatu, Henri Paulo Bento.
Vicente iniciou a audiência fazendo uma apresentação do “Projeto de reorganização do Transporte Coletivo” elaborado em conjunto pelo DET, estagiários da Fatec e EAOB, que demonstra um estudo completo do sistema vigente em Botucatu e ressalta questões relativas a vale-transporte, distâncias de pontos, tempo de espera, limpeza e conservação dos veículos, itinerários longos e valor de tarifa.
O Secretário Municipal afirmou que o Poder Público irá lutar por um sistema de transporte coletivo que seja satisfatório para a população. “As políticas públicas direcionadas ao transporte coletivo têm que ser sérias, com propostas sólidas e apoiadas em análises detalhadas, sempre respeitando o usuário. Pode ser que não agrade a todos, mas vamos tentar minimizar os problemas existentes e buscar um sistema de transporte o mais eficiente possível”, informa Ferraudo.
Com relação à questão da licitação, Vicente informou que atualmente foi feito um cadastramento das linhas de transporte em funcionamento no município, sendo o próximo passo a elaboração de um projeto de integração para, a partir de então, realizar o processo de licitação.
“Primeiro temos que entender o sistema vigente em Botucatu. Se hoje realizássemos a licitação, somente a EAOB conhece o sistema operacional de Botucatu e isso seria, de certa forma, uma vantagem. A idéia é uniformizar o sistema primeiramente, melhorando diversos pontos, para assim abrir um processo de licitação onde todas as empresas interessadas participem de forma igual”, explica o Secretário.
O vereador Fontão leu um ofício de autoria de membros da ADEFIB relatando algumas reclamações e solicitando ao representante da Empresa Auto Ônibus Botucatu a troca do ônibus que atualmente atende à associação e apresenta diversos problemas estruturais.
Logo após, a palavra foi aberta ao público presente à Câmara Municipal. Vereadores, representantes de entidades, autoridades municipais e membros da sociedade civil expressaram suas sugestões e reclamações sobre o sistema de transporte coletivo, tendo os assuntos mais discutidos girado em torno de itinerários, integração de linhas e valores de tarifas.
Para os parlamentares, a reunião foi positiva. “O objetivo principal era oferecer uma oportunidade para a população expor suas ideias e necessidades com relação ao sistema de transporte coletivo. O secretário Vicente nos entregou uma cópia do amplo projeto de reorganização dessa área, que estará disponível para conhecimento de todos os vereadores. O importante é que estaremos sempre buscando formas de elaborar políticas para o desenvolvimento de Botucatu e o benefício de seus munícipes. Uma de nossas ações, com certeza, será lutar por um sistema de transporte que seja satisfatório para a população”, informa Fontão, que presidiu a audiência pública.
Participaram, ainda, do evento o Vice-Prefeito Prof. Caldas e os vereadores Bombeiro Tavares, Abelardo, Prof. Nenê, Dr. Bittar, Curumim, Carlos Trigo e Lelo Pagani.

Leia mais sobre este e outros temas... www.camarabotucatu.so.gob.vr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada