quarta-feira, 13 de maio de 2009

Notícias da Câmara de Florianópolis: Municípios da Grande Florianópolis discutem desenvolvimento sustentável e lançam a “Carta de Biguaçu




Foi realizada hoje (13), em Biguaçu, a terceira reunião deste ano do Fórum de Parlamentares Municipais da Grande Florianópolis. As premissas de sustentabilidade ambiental foram apresentadas aos presentes pela Associação FloripaAmanhã e pela Fundação Cepa (Centro de Estudos e Projetos do Ambiente), que compreendem o Plano 2030, uma agenda estratégica de desenvolvimento sustentável de Florianópolis na Região.
O trabalho foi apresentado pelo diretor da Cepa, o arquiteto argentino Jorge Pérez, relatando as principais necessidades para que haja um crescimento sustentável, “pactuado com o futuro”. Segundo Pérez, o principal alicerce para esse projeto é a integração dos municípios da Grande Florianópolis. O coordenador do Fórum, vereador Gean Loureiro, apresentou como principais pontos de necessidade de discussão coletiva a busca de uma solução comum, envolvendo os municípios da região, para o lixo, saneamento básico, transporte coletivo e gerenciamento costeiro.
O Floripa 2030 é um processo que tem como objetivo envolver o maior número possível de segmentos da sociedade para construir estratégias de desenvolvimento sustentável econômico, sócio-cultural e urbano-territorial. Reúne projetos, estudos e pesquisas já produzidos sobre Florianópolis e região com o objetivo de provocar um debate constante que resulte na definição do planejamento do futuro da cidade e de seu entorno metropolitano.
O vereador de Florianópolis, Celso Sandrini, ressaltou o papel do Fórum e lembrou da necessidade de discutir o saneamento, pois vários municípios da região metropolitana são banhadas pelas águas do Oceano Atlântico, que além do turismo, trazem incentivo econômico, principalmente na atividade da maricultura. Jorge Pérez contrapôs argumentando que o problema de saneamento só poderá ser resolvido de forma imediata “com muito dinheiro” ou “mudando as moradias para regiões mais apropriadas”. Quanto mais baixa a densidade urbana, maior o custo do saneamento, acrescentou.
As propostas apresentadas foram as seguintes:
Saneamento e Urbanização – Necessidade de estudo das causas da falta de saneamento. Necessidade de reunir os diversos órgãos que cuidam do saneamento e do abastecimento de água que atendem aos municípios da Grande Florianópolis; condicionar o alvará de liberação de construção ao projeto de saneamento básico de cada empreendimento às de saneamento; adoção de um plano diretor regional, que poderá ter apoio da Caixa Econômica Federal e do Ministério das Cidades; e implantação de órgãos federais ou estaduais em municípios limítrofes da Capital, prestigiando e facilitando o acesso aos mesmos.
Transporte – Foi apresentada pela entidade Conjardim (Conselho Comunitário Jardim Cidade Universitária), Hélio Carvalho Filho, uma proposta para melhorar a integração do transporte coletivo cobrindo Biguaçu, São José, Palhoça e Ilha de Santa Catarina através de um sistema de metrô leve, que poderia margear a BR-101 e a BR 282 (Via Expressa). A proposta também contempla uma via exclusiva para os motociclista interligando os municípios da Grande Florianópolis. Incentivo de transportes alternativos, como bilicleta. Outra sugestão apresentada foi a de mudar o centro administrativo do Governo Estadual para o Continente.
O coordenador do Forum, Gean Loureiro, sugeriu a integração de linhas e tarifas do transporte coletivo, buscando a articulação com as diversas secretarias e órgãos municipais e estaduais, para que sejam levadas em consideração as propostas acima.
Educação – Estimular as diversas secretarias municipais a participarem e trazer para o nível educacional o debate do desenvolvimento sustentável e com o cuidado do meio ambiente e na construção do sentido de cidadania.
Além do prefeito de Biguaçu, José Castelo Deschamps (PP), estiveram presentes Zena Becker, presidente da Associação FloripaAmanhã; Anita Pires, atual superintendente da Fundação Catarinense de Cultura; o arquiteto Jorge Perez, diretor do departamento de território e urbanismo da Fundação Cepa; representantes de órgãos como Casan, Ipuf, Sinduscon e Cooperativa Aquícola da Ilha de Santa Catarina, além dos presidentes das Câmaras de Vereadores de Florianópolis, São José, Biguaçu, Garopaba, São Pedro de Alcântara, Governador Celso Ramos e Leoberto Leal. Os vereadores de Florianópolis, João Itamar da Silveira, Celso Sandrini e Asael Pereira também estiveram no encontro.
Câmara de Vereadores de Florianópolis
Diretoria de Comunicação Social

Leia mais sobre este e outros temas... www.cmf.sc.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada