terça-feira, 12 de maio de 2009

Notícias da Câmara de Canela RS: Bancada do PDT apresenta propostas no Fórum “Que Canela Queremos”, Noeli indica sistema de reuso da água da chuva




Durante cerimônia para apresentação das idéias sugeridas pelas entidades de canela no Fórum “Que Canela queremos”, o Vereador Ademar Santana apresentou as principais propostas sugeridas pela Bancada do PDT, retiradas do plano de governo do partido, utilizado no último pleito eleitoral.

Dentre as propostas estão questões como planejamento e desenvolvimento urbano como ampliação da malha viária, incluindo o asfaltamento nas principais vias do centro da cidade, ruas como a Rodolfo Schlieper, em frente à UCS, no entorno da Catedral de Pedra, bem como a continuidade no asfaltamento das estradas de acesso aos pontos turísticos.

Nas áreas de Educação e Cultura, uma das idéias foi a de implantar uma Escola Técnica Regional profissionalizante através de programas do Governo Federal. Uma das preocupações na área da Saúde refere-se a promoção junto à comunidade para reestruturação e ampliação do Hospital.

No setor de Desenvolvimento Econômico foi sugestão estimular todas as iniciativas que possam manter e gerar novas oportunidades de emprego, e, por fim, no Turismo foi reafirmada como obra prioritária a Construção do Aeroporto Regional das Hortênsias em Canela.

De acordo com o vereador Ademar Santana “nós do PDT, que iniciamos essa discussão sobre o Aerorporto junto ao Governo Estadual, na época do Governo Pedro Simom, colocamos-nos a disposição para concretizarmos desta obra de fundamental importância para a infra-estrutura turística de toda a nossa Região”.


Noeli indica sistema de reuso da água da chuva

A Câmara Municipal de Vereadores de Canela aprovou por unanimidade, na sessão de ontem, 11, a Indicação 54/2009, de autoria da presidente do Legislativo, Noeli Stopassola Soares, que sugere que o Município de Canela crie o sistema de reuso de água da chuva para utilização não potável.

A indicação de Noeli contém todo o projeto de lei que pode ser adotado pelo Executivo, especificando os benefícios deste sistema e as suas aplicações, como a descarga em vasos sanitários, lavagem de veículos, limpeza e abastecimento de piscinas, entre outras utilizações para as quais não seja necessária água potável.

Noeli defende sua indicação afirmando que “devido a preciosidade e escassez deste recurso hídrico, nada melhor que passar a usá-lo com mais racionalidade e eficiência”.

Segundo a vereadora, a água da chuva é capaz de substituir com vantagens até 50% da água oriunda do sistema de abastecimento e, ainda, sua retenção, principalmente nos centros urbanos, onde há uma maior área de superfície impermeabilizada, contribui para a diminuição das enchentes.

O projeto de lei sugestão prevê também o incentivo do uso do sistema, como desconto no Imposto Territorial e Predial Urbano, bem como suas aplicações e regulamentações.

A indicação segue para o Executivo Municipal que pode transformá-lo em projeto de lei e reenviá-lo ao Legislativo.

Leia mais sobre estes temas... www.camaracanela.rs.gov.br

Foto: Francisco Rocha

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Câmara Municipal de Vereadores de Canela

Francisco Rocha
DRT/RS 10.253

Contato:
(54) 3282-1179
(54) 9948-9433
E-mail: cvcanelaimprensa@pdh.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada