quinta-feira, 14 de maio de 2009

Notícias da Câmara de Botucatu SP: EVENTO COMEMORA 121 ANOS DE ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA



Na noite desta quarta-feira, dia 13, um evento realizado, em conjunto, pela Câmara Municipal de Botucatu e União Cultural Negra, comemorou 121 anos de abolição da escravatura no Brasil.
Logo no início do evento, o público foi recepcionado pelo Grupo de Capoeira “Cordão de Ouro” e a mesa de autoridades foi composta pelo Presidente do Poder Legislativo, Vereador Reinaldinho, pela Presidente da União Cultural Negra, Conceição Vercesi, pelo Vice-Prefeito Antônio Luiz Caldas Jr, pelo Superintendente da Sabesp, José Aurélio Boranga e pelo Jornalista e Consultor em Políticas de Valorização da Diversidade, Dojival Vieira.
Vieira foi especialmente convidado para proferir, aos presentes, uma palestra abordando o tema “A importância da Conferência Municipal da Igualdade Racial”.
O Jornalista fez um breve relato do processo de abolição da escravatura, defendeu que a igualdade racial foi alcançada no âmbito formal, porém há a necessidade de também existir igualdade no nível material e ressaltou a luta por igualdade de oportunidades onde a comunidade negra possa mostrar seus trabalhos, seu potencial, sua cidadania.
Vereadores e público presente manifestaram sua posição e comentários sobre a data comemorativa e demais questões relacionadas ao tema e os assuntos tratados na ocasião também deverão também ser abordados na “I Conferência Municipal da Igualdade Racial” que será realizada, em Botucatu, no dia 23 de maio.
O evento realizado na noite desta quarta-feira fez parte da Semana do Abolicionista, que foi instituída em Botucatu através da Lei no. 3.982/99, de autoria do vereador Prof. Gamito.
Estiveram presentes na solenidade, autoridades municipais como a Primeira – Dama, Raquel Cury, Presidente do Fundo Social de Solidariedade, João Carlos Figueiroa, Secretário de Participação e Descentralização, além dos vereadores Prof. Nenê, Prof. Gamito, Abelardo, Dr. Bittar e Fontão.

Leia mais sobre este e outros temas... www.camarabotucatu.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada