terça-feira, 28 de abril de 2009

Câmara de Porto Alegre - Gabinete da Vereadora Maria Celeste:Comunidade quer manter identidade do Bairro Tristeza



A grande preocupação apresentada por representantes da comunidade aos vereadores da 5ª Temática da Comissão Especial do Plano Diretor da Câmara Municipal de Porto Alegre, durante visita ao Bairro Tristeza (Zona Sul) da capital gaúcha, na última sexta-feira (27/4), para conhecerem os pontos históricos, culturais e ambientais da região. Entre os locais visitados, destacam-se o antigo prédio do Foro Regional do Bairro Tristeza, a Praia da Pedra Redonda e a Ponte da Rua Picasso. O bairro , que existe desde de 1732, engloba as vilas Conceição, Pedra Redonda, Assunção e Pellin.

A presidenta do Centro Comunitário de Desenvolvimento do Bairro Tristeza, Maria Ângela Pellin, disse que existe um projeto para construção de um centro cultural no prédio da antiga sede do Foro Regional. A construção do prédio foi na década de 70, e tem por modelo arquitetônico Brasil-colônia, com origem espanhola , italiana, e alemã. Sede uma antiga fábrica de artesanato, o local tornou-se propriedade do Governo do Estado, onde funcionou por 20 anos o Foro Regional. Atualmente, funciona como sede do centro comunitária, a mantenedora do local. “Estamos lutando para que este prédio histórico seja tombado”, disse Maria Ângela.

Na Praia da Pedra Redonda os integrantes da comissão constaram total abandono do local, com muita sujeira em toda sua extensão. Outro problema, Maria Ângela informou que esta parte da orla foi privatizada, mesmo que a lei diga ser uma área pública, de livre acesso ao público, limitou-se apenas aos proprietários e sócios de clubes náuticos e moradores que residem na beira da orla. O último local visitado, foi a Ponte da Rua Picasso. Ali, verificou-se a questão do foco de lixo, causando assoreamento no local.

Para vereadora Maria Celeste, esta visita irá ajudar a Relatoria na construção de emendas ao projeto de revisão do Plano Diretor mais direcionadas e contundentes, que realmente atendam as necessidade de uma determinada região”, ressaltou. Coordenada por Celeste, a comissão temática discute a Proteção e Preservação do Patrimônio Cultural e Natural da Cidade.

Alessandra Obem
Assesora de Imprensa da vereadora Maria Celeste (PT) - Câmara Municipal de Porto Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada