quinta-feira, 30 de abril de 2009

Câmara de Porto Alegre: Sistema inovador de recolhimento de lixo é apresentado na Câmara


A Câmara Municipal de Porto Alegre recebeu na tarde desta quarta-feira (29/4) o gerente comercial da Themac, Juan Pablo Bettini. O representes da empresa, com matriz no Chile, fez uma apresentação sobre uma nova tecnologia para a coleta e transporte de resíduos sólidos urbanos mediante Sistema Lateral Automatizado (contêineres). A inovação vem da Europa com adaptação à América do Sul. Os caminhões utilizados pelo sistema são automatizados e utilizam câmeras para recolher o lixo depositado em contêineres fixos, disponíveis 24 horas para a população.

Bettini destacou que trata-se de uma forma ambientalmente correta de acondicionar o lixo. Escalreceu que a tampa dos contêineres impede que os resíduos se espalhem com a chuva ou exalem mau cheiro, reduzindo o problema originado pelo depósito de lixo ou sujeira nas calçadas. Bettini garantiu, ainda, que a nova tecnologia não tem provocado demissões. O sistema já vem sendo utilizado em diversas cidades como Montevidéu, Punta Del Este e em Caxias do Sul.

O presidente da Câmara, Sebastião Melo (PMDB) sugeriu que a proposta seja apresentada à Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam). O vice-presidente, Adeli Sell (PT) observou que o sistema é ecológico e que vai reduzir a utilização de sacolas plásticas. Também participaram da apresentação os vereadores Carlos Todeschini (PT), Valter Nagelstein (PMDB) e Ervino Besson (PDT.

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)

Leia Mais... http://www2.camarapoa.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada