quinta-feira, 30 de abril de 2009

Câmara de Porto Alegre: Nesta quarta-feira (29/4), no período de Lideranças, vereadores e vereadoras de Porto Alegre trataram dos seguintes assuntos:

AMADINEJAH - Valter Nagelstein (PMDB) leu nota emitida ontem pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos do RS. A nota repudia a decisão do governo Lula de receber, em maio, o presidente do Irã, Mahmud Amadinejah. No documento, o MJDH considera a vinda do presidente iraniano uma agressão à conviência pacífica entre os povos. "É infamante para os brasileiros a decisão do governo Lula de manter o convite a Amadinejah. É uma decisão grave e injustificável que parece complacência com o anti-semitismo" pregado pelo presidente do Irã, afirmou Nagelstein, ao ler o documento. (MAM)

REPÚDIO - Aldacir Oliboni (PT) apresentou proposta de Moção de Repúdio à empresa Sollus, que administra o Programa de Saúde da Família em Porto Alegre. O vereador disse que a comunidade do Beco dos Coqueiros procurou a Casa hoje pela manhã para manifestar sua contrariedade com a demissão do médico Alexandre José Melo, que atendia no PSF daquela região. "Não se pode demitir um médico de um dia para o outro de forma irresponsável, deixando dezenas de pessoas sem atendimento", reclamou Oliboni, que espera pela votação da Moção ainda na sessão desta quarta-feira (29/4). (MAM)

CICLOVIAS - João Dib (PP) definiu como absurdo projeto do Executivo municipal garantindo a construção de ciclovias em locais de trânsito pesado como as Avenidas Ipiranga e Sertório. "Na Ipiranga, só se a ciclovia for aérea", disse. Dib também manifestou-se contrário ao projeto Portais da Cidade em vias como a Avenida Loureiro da Silva. "São inviáveis", reiterou. "Pelo amor que tenho por esta cidade, onde nasceram meus filhos, é preciso discutir mais esses projetos", afirmou. (CB)

MICROEMPRESAS - Alceu Brasinha (PTB) garantiu que uma de suas principais bandeiras na Câmara é defender as microempresas, que, na sua opinião, têm a sobrevivência cada dia mais ameaçada. "Se fosse fácil, todos seriam microempresários ou seriam jogadores de futebol", afirmou. Conforme Brasinha, os microempresários são assolados pelos pesados impostos e pelos constantes assaltos, além da concorrência considerada desleal de hipermercados como o Carrefour. (CB)

FEBRE - Ervino Besson (PDT) lamentou o avanço da febre amarela, que já chegou ao município de Guaíba, onde foram encontrados mortos dois bugios com o vírus da doença. Besson cumprimentou a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre pelos esforços para ampliar a imunização da população e dar tranquilidade às pessoas. (CB)

CAPEAMENTO - Paulinho Rubem Berta (PPS) comunicou que a comunidade do Conjunto Residencial Rubem Berta pretende fazer manifestações, inclusive fechando ruas, para exigir o cumprimento de demandas definidas no Orçamento Participativo. Entre as obras inconclusas, citou a Rua 4 do Núcleo 34, que aguarda por capeamento. Segundo ele, era para pavimentar 620 metros da via, mas a obra parou quando faltavam 140 metros. Paulinho disse que a comunidade precisa saber se a empresa contratada pela prefeitura já recebeu todo o pagamento pelo serviço. (CB)

TRANSPORTE - Maria Celeste (PT) disse que a Câmara deve assumir suas responsabilidades em relação ao transporte de Porto Alegre e informou que recebeu oficio do Conselho Municipal de Transportes sugerindo o término do passe livre na cidade. “No documento, dizia que teria sido aprovado por unanimidade das entidades que fazem parte do conselho, o que não é verdade, pois sabemos de várias que não concordam”, disse. Na sua opinião, o passe livre é um direito conquistado pela população da Capital e não deve ser mexido. “Não podemos dizer que há aumento das tarifas em função do passe livre”. (RA)

DOENÇAS - Dr. Raul (PMDB) manifestou preocupação em relação ao momento epidemiológico vivido pelo mundo. “Temos um recrudescimento das doenças virais que muito tem a ver com a manipulação do meio ambiente pelo homem”, considerou. Na sua opinião, é preciso estar atento à prevenção, pois, segundo disse, doenças que nunca vimos, estão batendo em nossas portas. “Hoje já temos febre amarela e a dengue tem se avizinhado”. Disse que vai sugerir ao presidente da Casa para que instale um posto de vacinação no prédio. “Para os funcionários e seus familiares”. (RA)

MÉDICO - Fernanda Melchionna (PSOL) disse ter ficado chocada com atitude que considera arbitrária e autoritária por parte do Instituto Sollus. Segundo a vereadora, os seis mil moradores do Beco dos Coqueiros foram surpreendidos com a informação de que o médico do Posto de Saúde, responsável pelo PSF estava sendo demitido. Segundo a vereadora foi justificado de que o motivo da demissão seria técnico e operacional, além de que seus trabalhos não serviam mais. “Tanto não é verdade, que a comunidade logo que soube, se mobilizou através de abaixo assinado pedindo a reintegração do médico”. (RA)

APROVAÇÃO - Ainto Ferronato (PSB) elogiou o programa Conversas Cruzadas, do Canal 36. Segundo o vereador, na oportunidade foram debatidos o Centro de Porto Alegre e o Cais do Porto. “Durante o programa foi feita uma pesquisa de opinião que apontou que 75% da população aprova minha emenda que sugere a preservação do espaço da orla para uma área verde, construção de uma avenida, um passeio público e uma ciclovia”, disse o vereador considerando que, portanto, a sua visão sobre a orla está certa. (RA)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Regina Andrade (8.423)

Leia mais sobre estes temas... http://www2.camarapoa.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada