quinta-feira, 2 de abril de 2009

Notícias da Câmara de Porto Alegre: Crise elevou para 38 milhões o número de desempregados no mundo


Número foi apresentado por economista do Ipea durante debate na Câmara

Durante o Período de Comunicações Temático desta quinta-feira (2/4), na Câmara Municipal de Porto Alegre, os vereadores debateram a crise econômica internacional e as conseqüências para a economia brasileira. Para falar sobre os temas, a Escola do Legislativo Julieta Battistioli convidou o economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Wohlers de Almeida.

O especialista do Ipea disse que com o clima de incerteza as ofertas de crédito bancários sumiram, assim como as ofertas de emprego. “Uma das principais consequências é que temos no mundo hoje 38 milhões de desempregados”. Ressaltou que no final da década de 1990 os Estados Unidos já apresentavam sinais de uma crise estrutural latente. “O maior indício veio depois do ataque de 11 de setembro de 2001”. Segundo ele, o governo americano teve de fazer uma injeção de crédito na economia e baixar as taxas de juros.

Almeida disse que os mais afetados foram as famílias de baixa renda que vinham se endividando com as facilidades em adquirir crédito. “Os Estados Unidos viviam um boom imobiliário e vinham construindo um verdadeiro castelo de cartas”. Wohlers falou ainda que com crise a demanda do crédito imobiliário começou a cair e, conseqüentemente, o castelo de cartas. “Os que estavam apoiados nessa estrutura não conseguiram mais honrar suas dívidas e criaram um verdadeiro clima de incertezas”.

Emergentes

Em sua palestra, Almeida ressaltou ainda que o impacto também atingiu as economias emergentes e retraiu o comércio internacional. “Atingiu também a China, que tinha forte abertura para o comércio exterior. Fez com que os chineses saíssem dos grandes centros e retornassem para o campo, reduzindo o motor de crescimento do país”. Falou que nesse momento a crise também impactou o Brasil e a Índia. “No Brasil, os sinais recessivos na economia vinham aparecendo desde 2006”. Na opinião do palestrante, a crise mundial vivida em 1929 foi igualmente severa. “Mas naquela época não tínhamos mecanismos que pudessem, de forma ágil, tentar uma solução”.

O economista do Ipea também comentou o encontro do G-20 (grupo dos 20 países mais ricos) em Londres, no qual é discutida a situação atual. “Nesse encontro, podemos ver uma briga muito grande onde alguns países ameaçam não assinar um acordo que pretende amenizar o momento de incertezas que vivemos”.

Sobre as expectativas para o Brasil, Wohlers disse que as previsões para a área econômica, feitas pelo Ipea, são de um crescimento de 1,5 a 2,5% ao ano. Para a agricultura, falou que, em 2009, a tendência é de queda de 9% no valor bruto da produção. “Desde fevereiro temos uma pequena recuperação na confiança dos brasileiros”. Wolhers ressaltou ainda que as reservas internacionais brasileiras são grandes. “As crises também nos geram oportunidades para reflexão. Que lições podemos tirar dessa turbulência que vivemos?” questionou no final de sua manifestação.

Palestrante

Doutor em economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marcio Wohlers de Almeida foi assessor especial do Ministério das Comunicações, pesquisador da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal – Nações Unidas), é autor de várias publicações, professor da Unicamp e membro do Comitê Científico da European Communications Policy Research (EuroCPR), rede européia de reguladores e pesquisadores na área de telecomunicações. Atualmente, Wohlers é o titular da Diretoria de Estudos Setoriais do Ipea, uma das cinco diretorias do Instituto, responsável pelas pesquisas nas áreas de Indústria e Inovação, Agricultura e Infraestrutura.

Temático

A Câmara Municipal de Porto Alegre está experimentando uma nova dinâmica nas sessões ordinárias. Após a aprovação pelo plenário de algumas mudanças regimentais, foi eliminada das quintas-feiras a Ordem do Dia, aumentou-se o período de Comunicações de cinco para dez minutos por vereador, e o número de vereadores que utilizarão este período foi elevado de seis para 15 – dez vereadores seguindo a ordem alfabética e outros cinco mediante inscrições.

Desta forma, o período de Comunicações das quintas poderá, por deliberação da Mesa Diretora e das lideranças partidárias, ser utilizado para tratar de assuntos específicos, intitulando-se Período de Comunicações Temático. Neste caso, os 15 vereadores falarão mediante inscrições. Técnicos, autoridades ou representantes de entidades poderão comparecer para prestar esclarecimentos sobre o tema a ser abordado.

Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Carla Kunze (reg. prof. 13515)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada