sexta-feira, 27 de março de 2009

De Botucatu SP: REUNIÃO DISCUTE EVENTO PARA TRATAR DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS


Na tarde desta sexta-feira, dia 27, aconteceu na Câmara Municipal de Botucatu uma reunião entre o vereador Dr. Bittar (PcdoB) e representantes de instituições ligadas ao meio ambiente para organizar a realização do 2o Encontro sobre Pagamento por Serviços Ambientais no âmbito dos municípios pertencentes à APA ( perímetro Botucatu ) e aos Comitês das Bacias Hidrográficas do Sorocaba/Médio Tietê, Alto Paranapanema e Médio Paranapanema.
A inspiração para tal ação veio do evento intitulado “I Encontro”, realizado no dia 5 de março, na cidade de Sorocaba, que contou com a participação de diversos representantes de Botucatu, cujo enfoque foi “Produtores de Água”.
Em Sorocaba foram apresentado exemplos de projetos que abrangem o pagamento por serviços ambientais com resultados positivos como em Extrema (MG), onde a Prefeitura Municipal realiza o projeto "Conservador das Águas", que visa a proteção dos recursos hídricos que fornecem água para o sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de 50% da população de São Paulo, em parceria com o Programa de Conservação da Floresta Atlântica da The Nature Conservancy (TNC) e a Agência Nacional de Águas (ANA). Nesse projeto a Prefeitura de Extrema compensa financeiramente proprietários rurais que aderem ao projeto, enquanto que os parceiros e também a Prefeitura se encarregam de financiar os custos de recuperação e proteção destas áreas, fundamentais para a conservação das águas em qualidade e quantidade.
A idéia do grupo que se reuniu na Casa de Leis é organizar um encontro em Botucatu que discuta o assunto de forma a atender as necessidades do meio ambiente de Botucatu e região. “Em Sorocaba o foco foi especificamente a questão da água. Em Botucatu, o objetivo é realizar um evento tratando de especificidades regionais e isso pode envolver tanto questões relativas a preservação de mananciais como também a preservação biodiversidade”, coloca Elisa Amaral, representante da Fundação Florestal de Botucatu.
Além da realização de um evento com palestras e debates sobre pagamentos por serviços ambientais, o objetivo do grupo de especialistas e ambientalistas que se reuniu na Câmara Municipal, também é buscar a formulação de políticas públicas que possibilitem fazer com que os produtores rurais de nossa região se tornem parceiros na luta pela preservação do meio ambiente. “Nós temos que colocar em prática programas e projetos que preservem nossas matas e mananciais e não conseguiremos isso prejudicando os produtores rurais de nossa região. A idéia é oferecer uma parceria em que o produtor rural receba um incentivo financeiro para preservar o meio ambiente, a mata ciliar e as reservas florestais suas áreas. É importante ver, nesta reunião, que as instituições de nossa cidade ligadas ao meio ambiente estão a disposição e interessadas em discutir a questão”, informa Dr. Bittar.
Participaram da reunião o SubSecretário Municipal de Meio Ambiente, Mário Sérgio Rodrigues, o Diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas, Prof. Dr. Edvaldo Velini, Rosângela César e Maurício Garcia, da CETESB e CBHSMT – Comitê das bacias Hidrográficas do Sorocaba e Médio Tietê, Márcio Campos, da Secretaria Municipal de Agricultura, Nelita Côrrea, representando a ONG SOS Cuesta e APA – Área de Proteção Ambiental, Ricardo Chiarelli, da Casa da Agricultura de Botucatu, Elisa Amaral e Oswaldo Bruno, ambos da Fundação Florestal de Botucatu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada