quinta-feira, 26 de março de 2009

Notícias da Câmara de Bebedouro SP: Líderes cobram engajamento popular e intervenção do governador para reabertura da Citrosuco

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (20), o presidente da Câmara de Bebedouro, vereador José Baptista de Carvalho Neto (PDT), o Chanel, e o presidente da Associtrus, Flávio Viegas, cobraram uma intervenção do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), para cessar o processo de fechamento da fábrica da Citrosuco, em Bebedouro, e viabilizar o retorno de suas atividades.

Chanel lembrou que desde que foi anunciado o fechamento da fábrica em Bebedouro, o governador José Serra sequer se pronunciou a respeito, a exemplo da direção da Citrosuco, que nem deu uma satisfação aos mais de 200 trabalhadores demitidos por ela no mês passado. O presidente da Câmara quer, com a intervenção do Estado, repetir fato ocorrido na cidade de Limeira há cerca de uma década quando a empresa tentou encerrar suas atividades, mas foi contida por movimentos populares e pela atuação firme do então governador Mário Covas.

Também participaram da entrevista coletiva, nesta sexta-feira, no plenário Arnaldo de Rosis Garrido, o presidente do Sindicato da Alimentação de Bebedouro e Região, José Antonio Janotta, o prefeito João Batista Bianchini (PV), e o vice-presidente do Sistema Coopercitrus/Credicitrus, João Pedro Matta.

Eles foram unânimes em reafirmar ainda a necessidade do engajamento popular para que a citricultura possa se recuperar da crise pela qual vem passando e permitir que a Citrosuco retome suas atividades em Bebedouro. Nesta semana, eles estiveram em Brasília participando de audiências no Ministério do Trabalho e na Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação em busca de apoio. Também acompanharam reunião no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), onde foram informados sobre as investigações em torno das denúncias de cartelização no setor citrícola.

“Precisamos mobilizar todo mundo: representantes do comércio, trabalhadores rurais, representantes das indústrias, citricultores”, disse o presidente da Associtrus, Flávio Viegas. O presidente da Câmara, Chanel, agradeceu ao deputado federal Paulinho Pereira (PDT) e presidente da Força Sindical, que tem apoiado o movimento pela reabertura da Citrosuco em Bebedouro, viabilizando contatos diretos com autoridades públicas e se manifestando publicamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada