segunda-feira, 23 de março de 2009

Notícias da Câmara de Araras SP:Câmara Jovem 2009 terá uma mulher na presidência



CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAS
ASSESSORIA DE IMPRENSA & CERIMONIAL


Araras, 23 de março de 2009
Ref: 054/09

A 8ª Legislatura da Câmara Jovem de Araras será diplomada no próximo dia 27 de março. Os 11 novos jovens legisladores, e seus suplentes, assinaram o termo de compromisso na última semana, acompanhados pelos responsáveis pelo projeto em cada uma das unidades de ensino participantes.
Pela primeira vez uma estudante irá ocupar a presidência. Noele de Cássia Brandino, da Escola Estadual “Judith Ferrão Legaspe” foi escolhida para o cargo na última sexta-feira. Ela concorreu à função com outras duas garotas: Dhafne Jessey Tomaz Santos, do Colégio ETCA, e Thais Fernanda Souza Moreira, da Escola Estadual “Dr. Cesário Câimbra”.
A vice-presidência da nova Legislatura ficou com Marcelo Arcerito, do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora. Michael Emerson dos Santos, da Escola Estadual “Prof. Vicente Ferreira dos Santos”, assumirá a secretaria, enquanto Dhafne Jessey Tomaz Santos, do Colégio ETCA, ocupará a suplência de secretaria.
Com voto secreto, puderam participar do processo de eleição da nova mesa todos os jovens vereadores. A candidatura foi livre e começou com o cargo de presidente. Os candidatos derrotados para uma função ainda puderam se inscrever para uma outra ocupação.

Diplomação
A posse desta nova turma acontece na sexta-feira, 27 de março, às 9h30, no plenário da Câmara Municipal. A cerimônia integra as comemorações da Semana do Município. A cidade de Araras completa, nesta terça-feira, 138 anos de emancipação político-administrativa.
Os novos vereadores, antes de serem diplomados, farão o juramento assumindo o compromisso de cumprir o regimento próprio da Câmara Jovem e promover o município de Araras.
“Queremos que a Câmara Jovem seja o elo entre o Poder Legislativo e as comunidades que representam. Que eles ainda sejam propagadores da cidadania levando bons exemplos a outros jovens que não têm a mesma oportunidade de convivência com a política”, declara Nelson Dimas Brambilla, presidente da Câmara Municipal de Araras.

O projeto
O projeto Câmara Jovem foi criado pelo vereador Irineu Norival Maretto (PMDB) quando ele exercia a presidência na 13ª Legislatura. Destina-se aos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.
Na prática, a Câmara Jovem segue os mesmos moldes da Câmara oficial, com vereadores eleitos, sessões ordinárias e possibilidade de elaboração de indicações e moções. Os jovens vereadores só não podem interferir na legislação municipal através de votações, mas podem indicar ao Executivo, e à própria Câmara, a criação de leis que possam vir a beneficiar o município. O mandato é pelo prazo de um ano, com dois recessos que devem coincidir com as férias escolares.
A inspiração veio do Parlamento Jovem Paulista e no caso de Araras as escolas estaduais ou de ensino privado, indicam dois jovens, sendo um titular e um suplente. A forma de escolha dentro da unidade de ensino fica a critério de cada escola e o número de vereadores deve ser sempre igual ao número de Vereadores da Câmara Municipal de Araras.

Critérios para participar da Câmara Jovem
• Ter idade entre 16 e 18 anos e estudar em uma das unidades de ensino que participam do projeto;
• Escolher um dos cinco partidos que deverão ser representados na Câmara Jovem: Educação, Saúde, Ecologia, Economia e Direitos Humanos;
• Ter disponibilidade para participar de uma sessão mensal (atualmente às terças-feiras, a primeira do mês, às 15 horas);
• Ser participativo, comunicativo e preocupado com as questões que envolvem os interesses da coletividade.

Nova composição da Câmara Jovem – 8ª Legislatura
E.E. Prof. Vicente Ferreira dos Santos:
Vereador Jovem: Michael Emerson dos Santos
Suplente: Richard Correa Campos

Escola Técnica Prefeito Alberto Feres:
Vereador Jovem: Caio César Pedron
Suplente: Francisco José da Silva Neto

E.E. Carlota F.S. Rodini:
Vereador Jovem: Verena Rebeca Constante
Suplente: Bianca Kenny Cavalcante

Colégio ETCA:
Vereador Jovem: Dhafne Jessey Tomaz Santos
Suplente: Victor Hugo Lopes

E. E. Profª Yolanda Salles Cabianca
Vereador Jovem: Paulo César Queiroz
Suplente: Roberta Backita Burgui

E.E. Dr. Cesário Coimbra:
Vereador Jovem: Thais Fernanda Souza Moreira
Suplente: Caroline Renata Viola

Sesi - 303:
Vereadora Jovem: Alexandre Aparecido Gouvêa Junior
1º Suplente: Wellington Fernando de Lima

Colégio Anglo:
Vereador Jovem: Rodolfo Bergamin
Suplente: Luiz Paulo Franzini

E.E. Maria Rosa N. P. Homem:
Vereadora Jovem: Fernanda de Araújo Casita
1º Suplente: Ilza Carla Santos Rodrigues

INSA – Instituto Nossa Senhora Auxiliadora:
Vereadora Jovem: Marcelo Arcerito
Suplente: Mayara Kiiler

E.E. Profª. Judith Ferrão Legaspe:
Vereador Jovem: Noele de Cássia Brandino
Suplente: Jéssica Elias


Rafael Faria
Assessor de Imprensa | CMA
(19) 9749-7121

Foto: Nova mesa diretora da Câmara Jovem: Marcelo (vice), Noele (presidente), Michael (secretário) e Dhafne (suplente) – Rafael Faria | CMA

 Antes de imprimir, lembre-se de seu compromisso
com o Meio Ambiente e do custo que você pode evitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada