quarta-feira, 20 de maio de 2009

LEGISLATIVO DE SÃO PAULO É NOTÍCIA - GABINETE DO VEREADOR PENNA: Projeto Óleo Amigo do Meio Ambiente quer pres ervar a natureza e gerar renda


Cerca de 200 pessoas, representantes de diversas instituições, prestigiaram o lançamento do projeto Óleo Amigo do Meio Ambiente, na noite de terça-feira (19/05) no salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo. A iniciativa é da Federação Moriá, presidida pelo pastor Edson Gomes da Silva, com apoio do vereador Penna (PV), da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, da Sabesp, da Ecóleo e da fábrica de alimentos McCain.

O projeto tem dois objetivos principais: a preservação do meio ambiente, pois o óleo não será mais despejado nos ralos das pias, o que contribui para a poluição das águas, e nem no lixo comum, que pode contaminar o solo; e a geração de renda para a Casa de Apoio à Criança com Câncer Moriá, que pretende atender 70 crianças do Brasil e da América Latina.

"Este projeto é muito interessante, porque além de não poluir mais o meio ambiente, o óleo pode ser transformado em uma fonte de energia, o biodiesel. É com a esperança de mudar que apoiamos iniciativas como esta do pastor Edson. Com este exemplo vemos que é possível mudar a nossa relação com a natureza, com os outros seres humanos e sairmos de uma comunidade consumidora para uma comunidade cidadã", disse o vereador Penna, que abriu o evento realizado na Câmara.

Segundo o pastor Edson, a idéia da criação do projeto surgiu há dois anos, em reuniões sobre a Agenda 21. "Queremos ensinar para as pessoas que o óleo faz mal para o meio ambiente e também para a saúde. Juntamos um pequeno exército para viabilizar este projeto e também temos a ajuda da Universidade de Guarulhos, que colocou 500 alunos à disposição para fazer palestra de conscientização", contou o presidente da Federação Moriá.

A organização não-governamental Ecóleo é a responsável por orientar e conscientizar as entidades que se interessam em fazer a coleta do óleo. "Este trabalho começou com a coleta de óleo de porta em porta no bairro onde moro e ganhou uma dimensão inesperada. Hoje coletamos cerca de um milhão de litros de óleo de cozinha usado, o que representa apenas 5% do total descartado na cidade, e este óleo é transformado em biodisel, sabão e outros produtos", explicou Célia Marcondes presidente da Ecóleo.

Também fizeram parte da mesa do evento a psicóloga Suzy Camacho, o fitoterapeuta André Resende, o biólogo Henrique Douglas, a representante da Ação Social Claretiana, Rose Andrade, o paisagista José Manoel Gobbi de Oliveira e a representante do padre Juarez, dona Elvira.

Leia mais sobre este e outros temas... http://www.vereadorpenna.com.br/

Para mais informações sobre as ONGs, acesse: http://www.federacaomoria.org/
http://www.ecoleo.org.br/

Fábia Renata (Mtb. 29.472)

Assessora de Imprensa do Vereador Penna (PV)

E-mail: fabiarenata@camara.sp.gov.br

Telefone: 3396-4286 / 4947

Celular: 7152-4858

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada