quarta-feira, 20 de maio de 2009

NOTÍCIAS DO LEGISLATIVO MUNICÍPAL DE AMERICANA SP: Leal propõe lei que vincula novos loteamentos a tratamento integral do esgoto em Americana


O vereador Adelino Leal (PT) protocolou projeto de lei em que estabelece normas para a autorização de novos parcelamentos e desmembramentos de solo, novos loteamentos e novas divisões de glebas no território do município.

De acordo com a proposta, a autorização para tais práticas fica vedada enquanto 100% do esgoto gerado na área urbana não for tratado pelo Departamento de Água e Esgoto de Americana.

O objetivo, segundo Leal, é acelerar os investimentos em saneamento básico no município, “especificamente na coleta e tratamento dos esgotos gerados na área urbana, para que o meio-ambiente seja respeitado, cuidado e preservado assim como determinado na Constituição Federal”, afirma na justificativa.

“A idéia secundária é obrigar a Administração Municipal a redefinir o planejamento para a ocupação do solo do território do município, priorizando políticas públicas em favor da qualidade de vida dos munícipes e dos habitantes dos municípios situados a jusante dos leitos d’água que cortam terras americanenses”, acrescenta.

Segundo o texto do projeto, a norma não se aplica a loteamentos populares declarados em lei como de interesse social, destinados à instalação de distritos industriais, empreendimentos habitacionais de interesse social, voltados ao atendimento da população de baixa renda e às áreas reservadas para implantação de hospitais ou de instituições de ensino públicas ou privadas.

“A limitação imposta neste Projeto de Lei, enquanto não tratado 100% (cem por cento) do esgoto gerado na área urbana do Município de Americana, não é arbitrária, mas se ampara na defesa do interesse público, o qual se encontra balizado nas normas retro citadas”, conclui.

O projeto será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante sessão ordinária.

Assessoria de Comunicação


19/05/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada