terça-feira, 14 de julho de 2009

ARACAJU SE - É NOTÍCIA: SEED p romove capacitação para o combate às drogas nas escolas



A Secretaria de Estado da Educação (SEED) realizou nesta terça-feira, 14, uma capacitação para discutir, com profissionais da educação, estratégias de prevenção e combate ao uso de drogas. Os trabalhos aconteceram no auditório da Codise, das 9h às 17h, com as presenças de secretários de estado, diretores e coordenadores de instituições de ensino. O secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes Lima, esteve presente à abertura do evento.

"A questão do uso de drogas é um mal que tem crescido entre os jovens e não podemos ficar de braços cruzados. Por isso, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação (SEED), está promovendo este debate com o objetivo de qualificar educadores e levar esta discussão para a sala de aula, com o intuito de envolver a sociedade como um todo no combate ao uso e ao tráfico de drogas no ambiente escolar", declarou o professor Lima.

No turno da manhã a professora paulista Helena Maria Becker Albertini, especialista em adolescente e prevenção de uso de drogas, proferiu a palestra intitulada "O uso de drogas: O quê? E como prevenir?" Durante sua fala ela ressaltou a importância da prevenção. "O trabalho de prevenção é fundamental e deve ser debatido incessantemente nas escolas. Todo professor deve ser capaz de criar alternativas que ajudem o aluno a fazer escolhas saudáveis e que proporcionem prazer sem causar prejuízos a sua integridade física e mental", declarou a professora.

Os trabalhos prosseguiram no turno da tarde com a oficina "Como construir um plano de prevenção na escola".

Parcerias

A diretora do Departamento de Educação da SEED, professora Izabel Ladeira, frisou a importância de eventos como este. "Queremos, com essa oficina, formar multiplicadores que possam discutir soluções e saídas para combater o consumo de drogas. A informação e o diálogo já são um grande passo para isso", comentou a diretora.

A secretária de Estado da Inclusão e Desenvolvimento Social, Conceição Vieira, esteve presente ao evento e comentou a importância de se criar uma força-tarefa para combater as drogas. "Essa iniciativa da SEED é louvável, pois não podemos ficar alheios a esta epidemia que tem afetado nossa juventude, que é o uso das drogas. Precisamos de profissionais que, de forma solidária, saibam abordar com equilíbrio o usuário e possam mostrar a ele novas perspectivas de vida", disse a secretária.

Ações

A Seed já vem executando em algumas unidades de ensino ações de combate às drogas. Um exemplo é o Colégio Estadual Barão de Mauá, que está inserido no programa Cidadania e Paz nas Escolas. Segundo a coordenadora do Barão de Mauá, professora Ângela Pinto, os efeitos do programa são notórios através do comprometimento dos alunos nas atividades escolares. "Já colocamos em prática ações como essas discutidas hoje neste evento. Garanto que tem dado bons resultados, pois nossos alunos são nossos parceiros no combate ao uso e tráfico de drogas na comunidade escolar", declarou a professora.

O professor Josué Cândido Junior, da Escola Estadual Antônio Fontes Freitas, achou que a SEED deu um pontapé inicial na criação de um movimento no ambiente escolar de conscientização e prevenção ao uso de drogas. "Esse é um momento inicial de conversa para que possamos levar os conhecimentos adquiridos aqui para os outros professores e, sobretudo, para os alunos, e evitar a banalização do consumo de substâncias tóxicas pelos jovens", disse o professor.

Presenças

Estiveram presentes à abertura da capacitação o secretário de Estado do Meio Ambiente, Márcio Macedo; a secretária executiva do Conselho Estadual de Entorpecentes, Regina Souza Grillo; o diretor do Departamento de Recursos Humanos Estratégico da SEED, Jorge Costa Junior; Sony Petris, representante da Secretaria de Estado da Saúde, e Kátia Araújo, membro do Conselho Estadual de Entorpecentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada