terça-feira, 14 de julho de 2009

CÂMARA DE FLORIANÓPOLIS É NOTÍCIA: Câmara homenageia Jornalismo da UFSC e aprova requerimento contra desregulamentação da profissão




Em sessão solene, na noite de hoje (14/07), a Câmara de Vereadores, por proposta do seu presidente, Gean Loureiro (DEM), prestou homenagem ao curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, pela passagem dos seus 30 anos de criação. Além de quatro dos seus fundadores – Moacir Pereira, Paulo Brito, Celestino Sachet estarem presentes, e dois outros, Cesar Valente e Aurora Goulart, representados, compareceu também o ex-reitor Caspar Erich Stemmer, que há 31 anos, no dia 27 de março de 1978, assinou a portaria que deu o primeiro passo ao que é considerado e avaliado como o melhor curso de jornalismo do Brasil. Todos receberam um troféu do Legislativo.

A sessão foi aberta com discurso de saudação, em nome da Câmara, do vereador Márcio de Souza (PT) que fez um histórico do curso, destacando várias de suas passagens. O jornalista Moacir Pereira discursou em nome dos homenageados, enfatizando que o curso surgiu num momento extremamente difícil da política brasileira. Também fez menção à trajetória do curso nas últimas décadas, lembrando alguns personagens chaves nesse processo, como os professores Celestino Sachet, Silvio Coelho dos Santos e Caspar Erich Stemmer, além do pequeno grupo de mestres que esteve à sua frente no início.

Na sessão de hoje a Câmara aprovou por unanimidade requerimento do vereador Ricardo Vieira (PCdoB) no qual o Legislativo manifesta ao Supremo Tribunal Federal sua contrariedade com decisão que liberou o diploma de jornalista para o exercício da profissão.

Pouco antes, em seus discursos na sessão em homenagem aos 30 anos do curso de Jornalismo da UFSC, os oradores criticaram a decisão do STF. O vereador Márcio de Souza (PT) qualificou-a como “um golpe, quase letal”. O jornalista Moacir Pereira disse que a desregulamentação, “foi um lamentável gesto de retrocesso” da mais alta corte de justiça do país.

O reitor em exercício da UFSC, Carlos Alberto Justo da Silva, também criticou a desregulamentação, “que não vai parar a nossa universidade; pelo contrário, cada vez mais ele vai querer que seus alunos de jornalismo façam a diferença”.

Foto: Presidente da Câmara, Gean Loureiro; professor Áureo Moraes, coordenador do curso de Jornalismo da UFSC; e reitor em exercicio da UFSC, Carlos Alberto Justo da Silva, na sessão solene pelos 30 anos do curso de Jornalismo da UFSC. Foto de Édio Élio Ramos



Câmara de Vereadores de Florianópolis

Diretoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada