terça-feira, 7 de julho de 2009

SERGIPE TAMBÉM É NOTÍCIA NA COOVER: Educação reúne mais de 1.500 pessoas na aula inaugural do Sergipe Alfabetizado


O auditório do Hotel Parque dos Coqueiros foi pequeno para abrigar os alunos do Sergipe Alfabetizado que foram participar da aula inaugural da segunda edição do programa, realizada na manhã desta terça-feira, 7, às 9h. Mais de 1.500 pessoas entre alfabetizadores, jovens e adultos matriculados, além de autoridades estaduais e municipais, compareceram e assistiram à aula comandada pelo secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima.

"Quero chamar a atenção do grande esforço que o Governo de Sergipe tem feito para reduzir o índice de analfabetismo em nosso estado, e o programa Sergipe Alfabetizado é a prova disso. Estamos mobilizando a sociedade com o objetivo de promover a inclusão por meio da educação, valorizando assim a cidadania e devolvendo a autoestima do indivíduo", declarou o professor Lima.

O secretário apresentou em um datashow o trabalho que o Governo de Sergipe vem desenvolvendo para combater o analfabetismo no estado. Ele lembrou que em dezembro do ano passado mais de 25 mil alunos foram alfabetizados pelo programa. Outro ponto destacado pelo professor Lima é que os alunos egressos do Sergipe Alfabetizado que queiram continuar os estudos terão acesso ao Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) promovido pela Secretaria de Estado da Educação.

Cidadania

"Estamos trabalhando para, além de alfabetizar, estimular as pessoas a prosseguirem os estudos. Com este programa queremos resgatar a cidadania dessa parcela da população que, por algum motivo, não conseguiu estudar", afirmou.

Durante a aula inaugural, o secretário informou que o governo de Sergipe assinou em abril passado o Pacto Mais Nordeste pela Cidadania e, por este pacto, a alfabetização de jovens e adultos faz parte das prioridades. Por força desse compromisso do governo, o número de pessoas acima de 15 anos que serão alfabetizadas até 2010 passou de 120 mil para 196 mil.

Para conseguir atingir esses números, ele disse que o Programa Sergipe Alfabetizado estabeleceu parcerias com 74 municípios sergipanos. O programa também já cadastrou 2.733 alfabetizadores e 310 coordenadores, e 40.161 alunos estão matriculados para esta edição de 2008/2009. Professor Lima revelou que as aulas desse grupo já começaram no dia 1º de junho, mas as matrículas continuam abertas.

É meta do governo formar mais uma edição do programa com 70 mil alunos matriculados até setembro deste ano. Para fevereiro de 2010, se prevê o cadastramento de mais 60 mil alunos. Concretizando esses números, o Governo de Sergipe, no final de 2010, totalizará 195 mil novos alfabetizados.

Parceria de Sucesso

"Um fator que faz da parceria com os municípios um sucesso é porque nós atendemos públicos diferenciados com metodologias diferenciadas, respeitando a diversidade cultural", disse, ao falar para a plateia, o professor Genivaldo Mártires, coordenador do Sergipe Alfabetizado.

Por isso é que o lavrador Joselito Silva, do povoado Muculanduba, em Estância, se sente à vontade na sala de aula e com bastante interesse em aprender a ler e escrever. "Não tinha noção de nada; dependia sempre dos outros para qualquer informação. Hoje já sei escrever meu nome, conheço as letras e os numerais, e vou dar continuidade aos meus estudos", disse o lavrador.

Já para a dona de casa Rosilda Silva, 70 anos, aprender a ler era uma meta que ela queria alcançar e nunca tinha tido a oportunidade. "Já tinha perdido a esperança de aprender a ler e frequentar uma escola. Agora posso dizer que estou realizada graças ao Governo de Sergipe", disse a dona de casa.

Dona Ivanete Silva, 61 anos, residente em Nossa Senhora da Glória, fez questão de vir assistir à aula inaugural. "Sou outra pessoa agora que estou estudando. Estou conhecendo outras pessoas, trocando ideias, não me sinto mais só. Esse curso foi uma bênção em minha vida", afirmou dona Ivanete.

Orgulho

São casos como esses que deixam orgulhosa a alfabetizadora do município de Itaporanga d´Ajuda, Cristiane Góes. "Estou crescendo muito tanto no lado profissional quanto no pessoal, pois estou ajudando a construir uma nova realidade em Sergipe, que é a erradicação do analfabetismo", declarou a professora.

Os exemplos de determinação não param, como é o caso da dona de casa Josefa Viana Silva que, aos 50 anos de idade, resolveu aprender a ler. "Senti necessidade de estudar, oportunidade que nunca tinha tido na vida, pois sempre trabalhei desde muito cedo. Esse programa do Governo de Sergipe foi uma bênção para mim", disse dona Josefa.

Já para José Fernando de Jesus, 39 anos, aprender a ler é uma forma de arrumar um emprego melhor e melhorar de vida. "Quero aprender a ler, continuar estudando e arrumar um emprego melhor para dar mais segurança e conforto a minha família". Pensamento semelhante é o de Rosângela dos Santos, que se orgulha de agora saber assinar o nome. "Graças ao empenho dos professores já estou conseguindo soletrar as palavras e ler. Estou muito feliz como isso", concluiu a estudante.

Presenças

Compareceram à aula inaugural do Sergipe Alfabetizado o secretário de Estado do Meio Ambiente, Márcio Macedo; o secretário adjunto de Estado da Comunicação, Chiquinho Ferreira; a prefeita de Cumbe, Maria Terezinha de Moura; a prefeita de Arauá, Ana Helena Costa; o prefeito de Nossa Senhora das Dores, Aldon do Santos; o deputado estadual pastor Mardoqueu Bodano e secretários municipais de educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada