segunda-feira, 29 de junho de 2009

CÂMARA DE FLORIANÓPOLIS É NOTÍCIA: Segmento pesqueiro da Capital pede criação de secretaria na administração municipal





Foto:

Da direita para a esquerda: Gerson Basso (Floram), Renato Geske (vereador) e Osvani Gonçalves, presidente do Sindicato dos Pescadores de Sana Catarina. Foto de Édio Hélio Ramos.

Câmara de Vereadores de Florianópolis

Diretoria de Comunicação Social

Todo o segmento da pesca em Florianópolis vai formar uma comissão, nos próximos dias, e pedir ao prefeito Dário Berger, em audiência que está sendo agendada, a criação da Secretaria Municipal de Pesca, Aquicultura e Agricultura, a exemplo do que acontece na maioria dos municípios do litoral catarinense. A deliberação foi tomada em audiência pública, hoje (29) na Câmara de Vereadores, por iniciativa do vereador Renato Geske (PR). O representante da prefeitura presente à audiência, Gerson Basso, diretor superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) disse que embora não tenha maiores elementos do Executivo, acredita que o prefeito é favorável à idéia.

O presidente do Sindicato dos Pescadores de Santa Catarina, Osvani Cantalício Gonçalves, disse que os pescadores e suas lideranças apóiam integralmente a iniciativa capitaneada no Legislativo municipal pelo vereador Renato Geske. “É uma contradição total constatar que Florianópolis, maior produtor e exportador de ostras, além de ter milhares de pessoas direta ou indiretamente envolvidas com a pesca, não ter uma secretaria na área; dezenas de pequenos municípios litorâneos a tem, menos aqui. Vejo isso como uma espécie de discriminação contra o pescador florianopolitano”, afirmou o sindicalista.

A mesma opinião compartilha o vereador Renato Geske. “Florianópolis, que possui grande potencial na pesca e maricultura artesanal e industrial, promovendo emprego e renda, necessita de políticas públicas de incentivo mais concretas; assim, a iniciativa é relevante, pois acontece justamente no momento em que o Governo Lula cria o Ministério da Pesca e Aquicultura e anuncia as novas regras para o setor”, observou.

A nova legislação vai reconhecer o pescador como produtor rural. As mulheres dos pescadores que auxiliam no serviço de limpar o peixe e descascar o camarão e as pessoas que concertam redes, por exemplo, receberão a carteira de pescador e poderão obter o benefício previdenciário. O Governo Federal aumentará consideravelmente os recursos e investimentos, com projeto de duplicar a captura do pescado no Brasil e criação de cursos superiores nos centros tecnológicos.

Leia mais... http://www.cmf.sc.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada