quinta-feira, 2 de julho de 2009

LEGISLATIVO DE ARACAJU GAB. DA VEREADORA ROSANGELA: Aracaju sedia I Fórum: Jovens Afro-descendentes e Indígenas de Sergipe


Durante todo o dia da próxima sexta-feira, 3 de julho, Aracaju sedia o “I Fórum Consulta: Jovens Afro-descendentes e Indígenas de Sergipe – Para uma experiência do empoderamento”, coordenado pelo Instituto de Desenvolvimento e Paz da Universidade Federal de Sergipe (IIDENPAZ-BRASIL), em parceria com o mandato popular da vereadora professora Rosangela Santana (PT). O evento, que acontece à rua Gonçalo Prado Rollemberg, nº 999, bairro São José, no Curso Prime, contará com a participação de 35 jovens líderes de comunidades indígenas e afro-descendentes, que irão aprender estratégias e formas de diminuir a exclusão social e econômica de seus grupos de origem.

Idealizado pelo cientista político espanhol Francisco Espinoza, que está no Brasil realizando pesquisas para o seu Doutorado na Universidade de Deusto (Espanha), o Fórum consultivo, além de divulgar ferramentas e experiências de empoderamento, algo que já é realizado em países desenvolvidos, também é destinado a conhecer a situação socioeconômica, política e cultural dos povos afros-descendentes e Indígenas de Sergipe, mediante os relatos dos próprios atores envolvidos”, detalha o pesquisador. Essas duas frentes de atuação irão tornar possível a definição de ações coletivas e concretas nessas comunidades diretamente atingidas pela escravidão e pela colonização portuguesa e espanhola, principalmente.

“Num primeiro momento, queremos identificá-los, saber o que eles desejam e tentar ensiná-los a alcançar esses objetivos. Depois, num segundo momento, iremos nos focar em capacitá-los para o empreendedorismo”, detalhou Francisco Espinoza. Dessa forma, os jovens conhecerão sistemas como o do Comércio Justo, um dos pilares da sustentabilidade econômica e ecológica no mundo. Esse tipo de comércio surgiu nos anos 60 e tem como principal característica erradicar a figura do intermediador. Nele, produtores e consumidores se relacionam diretamente, fixando preços justos, que condizem com os esforços e instrumentos empregados pelos primeiros. “Vamos abrir uma janela de oportunidades para eles”, definiu.

Leia mais... http://www.vereadorarosangela.com/noticias/exibir.php?noticia=597

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou critica:

Pesquisa

Pesquisa personalizada